sexta-feira, 31 de maio de 2013

UM OLHAR DA IMPRENSA REGIONAL


O tema da política desportiva do concelho de Salvaterra de Magos já foi por mais de uma vez debatido neste espaço, ele é apenas um dos vários exemplos que reflectem a falta de pensamento estratégico, a subalternização das associações desportivas e dos jovens praticantes a uma estratégia partidária, o jogo de interesses políticos em vez da primazia aos interesses das crianças e jovens do concelho.
A maioria que nos governa há 16 anos entendeu que na sua estratégia de manutenção do Poder era vantajoso construir um Complexo Desportivo Municipal em vez de, com o mesmo dinheiro, apoiar as colectividades desportivas que captavam jovens para a prática desportiva nas diferentes freguesias do concelho.
O resultado é avassalador. Construiu-se um estádio municipal, mas este projecto megalómano prejudicou o Grupo Desportivo de Marinhais, o Clube Desportivo Salvaterrense e o Grupo Desportivo Forense. O dispêndio daquelas verbas teria permitido colocar um sintético em cada freguesia, beneficiando ainda, se fosse esse o entendimento na altura, o Grupo Desportivo do Granho e a Casa do Povo de Muge, o que teria permitido captar mais jovens para a prática desportiva.
Duas das notícias que de seguida se publicam são ainda o resultado da falta de planeamento e de uma estratégia do BE que lidera a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, cujo principal interesse é perpetuar-se no Poder, daí estes erros de cálculo que a TODOS afecta. 
Uma das preocupações dos autarcas deve ser garantir que existe uma certa coesão entre freguesias, não devemos deixar ninguém para trás, mesmo quando falamos em equipamentos desportivos. Não pode haver populações de 1ª e outras de 2ª. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, agora é desejável ir estendendo o desenvolvimento a todo o território do Município. 

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Um outro tema que tem sido notícia e que parece solucionado é a divergência entre dirigentes  do Rancho da Várzea Fresca, matéria que terá chegado ao fim depois de decidida pelo Tribunal. O que se deseja, até porque é bem difícil encontrar pessoas disponíveis para gerir as associações, é que este tipo de disputas não tenham lugar, pois elas só afastam os cidadãos que deixam de se envolver em causas de interesse público, como é o caso.

 NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

1 comentário:

  1. Sim tem razão o treinador da salvaterrense, culpados: BE, PSD; CDU e também o PS que aprovaram a obra e emprestimo do complexo desportivo de Marinhais.
    Mas ha mais, o quartel dos bombeiros, devia ser mais pequeno e mais barato e ter-se construido uma secção dos bombeiros na Gloria do Ribatejo; qundo se construir o Pavilhão desportivo de Salvaterra muitos centenas de milhares de euros, podia-se ter poupado imenso construindo um do tipo do pavilhão da Gloria e construido outro nos Foros de Salvaterra etc...etc Mas enfim todos os eleitos da esquerda a direita são centralistas Marinhais e depois e principalmente Salvaterra e o resto, desculpe o termo, que se lixe

    ResponderEliminar