terça-feira, 21 de maio de 2013

UNIVERSIDADES PORTUGUESAS VOLTAM A ESTAR EM DESTAQUE


As universidades portuguesas têm feito um esforço para diversificar programas, concretizar parcerias e captar alunos oriundos provenientes de outros países. Esse trabalho continua a dar frutos pois continuam a ser referenciadas como das melhores no mundo, sendo já três - a Universidade Católica, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto - entre as 70 melhores escolas do mundo na formação de executivos, designadamente na categoria de “programas abertos”, no ranking do jornal norte-americano Financial Times.


 No ranking geral da formação de executivos a Católica está em 43º lugar e nas vinte primeiras da União Europeia. A Universidade Nova está classificada a seguir em 58º lugar, sendo a melhor portuguesa (16º lugar) no item específico da “internacionalização”. A Universidade do Porto junta-se a estas no 68º lugar.
“As escolas portuguesas figuram assim numa lista que abre, tal como no ano passado, com a suíça IMD, logo seguida pela espanhola IESE e americana Thunderbird. Este ano, Harvard aparece unicamente em quarto lugar, tendo deixado o pódio que já era habitual.”


Portugal consegue colocar, pelo terceiro ano consecutivo, três escolas de gestão e negócios no ‘top' das melhores do mundo. Mais que países com economias mais fortes como a Alemanha, que tem apenas duas escolas, uma delas em formação conjunta. Para trás ficam ainda países como Suécia, Holanda, Finlândia, Irlanda ou Noruega. Ou a Dinamarca que não coloca qualquer escola nesta lista. O ‘ranking' anual de 2013 da formação de executivos do Financial Times, que é publicado hoje [na passada 2ª feira], coloca a Católica-Lisbon School of Business and Economics (SBE), a Porto Business School e a Nova School of Business and Economics (SBE) entre as melhores do mundo. Esta forte presença no FT revela que a área da formação é um sector estratégico que deveria ser "prioritário na internacionalização da economia portuguesa, defende Nadim Habib, CEO da Nova Executivos. A mesma ideia é reforçada por Nuno Sousa Pereira, director da Porto Business School:"É um sector onde podemos e devemos ser competitivos".

Já Francisco Veloso, director da Católica-Lisbon SBE, que consegue ser a escola portuguesa melhor colocada nos ‘rankings' da formação de executivos do FT, afirma que "temos uma presença internacional cada vez maior, por isso não estamos tão sujeitos à crise nacional. E somos aliados importantes das empresas no seu processo de internacionalização". Esta é a única escola portuguesa que está no ‘ranking' geral das 50 melhores do mundo, no 43º lugar, subindo três lugares em relação a 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário