sábado, 29 de junho de 2013

ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL


Os temas da ecologia, do ambiente, da sustentabilidade do planeta e até das fontes alternativas de energia não são uma “moda”, pois o que está em causa é demasiado sério, é a nossa sobrevivência, é a sobrevivência da espécie humana.


"Estamos numa corrida contra o tempo. Sabemos que, se continuarmos a depender dos combustíveis fósseis enfrentaremos um futuro de agravado pela poluição do ar e um clima cada vez mais inóspito. Está na altura de assumirmos a nossa responsabilidade coletiva e de nos comprometermos com o futuro que queremos apelando a quem toma as decisões políticas e financeiras e aproveitando esse tipo de poder (energia) para fazer a troca de energia limpa, renovável e sustentável acabando com a inércia do carvão, petróleo e gás ", afirmou Jim Leape, diretor-geral da WWF Internacional.
O lançamento da campanha da WWF aproveitou a data de 5 de junho que celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente como forma de iniciar a campanha e ao mesmo tempo chegar ao maior número de pessoas a nível local e global especialmente numa aposta online. A ação principal será a assinatura de um pedido de compromisso que os decisores políticos e financeiros devem assumir no sentido de aumentar os investimentos em energia renovável e à eliminação progressiva dos investimentos em carvão, petróleo e gás.
A petição, que pode ser encontrado na www.panda.org/seizeyourpower ou no site da wwf.pt e convida as instituições financeiras e governos em todo o mundo a agirem imediatamente, assumindo compromissos mais fortes para aumentar o financiamento às tecnologias e políticas renováveis e investindo diretamente mais dinheiro em energia sustentável alimentada por vento, água e sol.
Ontem, a campanha da WWF iniciou uma busca a grandes compromissos públicos de governos e instituições financeiras internacionais para que façam novos investimentos de pelo menos 40 mil milhões de dólares além de business-as-usual no setor de energia renovável. A campanha contará com a ação de mais de 20 países, onde a WWF tem como alvo as finanças públicas, fundos de pensão e fundos soberanos. Ao estabelecer um plano de negócios que movimente dinheiro novo em energia renovável, a campanha vai focar os riscos ambientais, sociais e económicos da dependência de energia poluente, como o carvão, o petróleo e o gás.
"Os mercados de energia incluem a força da especulação, que juntamente com a inércia institucional e a falta de informações precisas, incentivam a perversos interesses económicos e políticos. Está na hora de reformular o debate e expor os custos reais dos combustíveis fósseis e de dar oportunidade real ao setor de energia renovável.
A chamada para a ação que a WWF acaba de lançar hoje é um convite a cada gestor de investir no futuro que queremos - que é alimentado por energia limpa, renovável e sustentável ", disse Samantha Smith, líder da Iniciativa Global do Clima e Energia da WWF-International.
40.000 milhões de dólares americanos são apenas o começo do montante adicional do investimento que é necessário, a WWF acredita que estes novos investimentos são um ponto de viragem fundamental na mudança de dinheiro gasto de forma arriscada em combustíveis fósseis para uma segura energia limpa e renovável.
Se o aumento dos níveis de CO2, ano após ano, continuar enquanto nós ignoramos a ciência, isto só vai significa que em breve as consequências serão drásticas e isto já nos próximos anos. "É preciso agir e investir o dinheiro agora em energia limpa e renovável para travar as alterações climáticas perigosas, para reduzir os riscos para a saúde humana trazidos pelos combustíveis fósseis sujos, acelerando a entrada da nova energia, e para salvaguardar o nosso futuro coletivo", concluiu Smith.

Sem comentários:

Enviar um comentário