sábado, 1 de junho de 2013

UM JANTAR IMPROVÁVEL


A notícia que seguidamente se reproduz é apenas um episódio “engraçado”, que acabou bem, mas que ilustra um pouco as difíceis condições que a vida humana enfrenta num país como a Islândia. Nesse particular vivemos quase num local perfeito!... Vamos ter de o valorizar ainda mais.


Quatro turistas norte-americanos foram salvos pelas autoridades islandesas depois de um glaciar onde faziam um piquenique se ter tornado em iceberg – como milhares, todos os anos.
O invulgar piquenique ocorreu no lago glacial de Fjallsárlón, na parte leste da Islândia, sendo que um dos turistas conseguiu saltar do iceberg momentos antes de ele se deslocar e, assim, pedir ajuda.
Segundo o Iceland Review, o glaciar dividiu-se devido a uma forte rajada de vento, durante o jantar de domingo. Quando as autoridades chegaram, o iceberg encontrava-se a dez metros da costa.
“Quando chegámos, a cena era cómica. Eles estavam sentados em cadeiras, com uma mesa no meio do iceberg”, explicou Páll Sigurour Vignisson, da equipa de resgate. “E o jantar tinha já acabado”.
“Isto poderia ter sido perigoso. Nunca sabemos como o gelo se vai comportar, se vai separar-se ou quando isso vai acontecer – não sabemos”, concluiu Páll num tom mais sério.
O lago glacial Fjallsárlón é um dos locais mais visitados da Islândia e é conhecido pelas suas vistas espectaculares, glaciares gigantescos e vários icebergs.

Sem comentários:

Enviar um comentário