sábado, 10 de agosto de 2013

AS ÁRVORES MORREM DE PÉ, OS BARCOS NÃO!...



O pequeno vídeo que aqui deixo ajudará a compreender melhor a notícia que se publica de seguida e algumas das imagens que aqui deixamos e que replicaremos nas redes sociais. O naufrágio do Costa Concórdia é notícia não só pela perda de algumas dezenas de vidas humanas, pela responsabilização criminal que está a decorrer, mas também pelos trabalhos necessários para retirar daquele local um navio de tão grandes dimensões.


Imagens impressionantes do Costa Concordia, captadas por um drone, revelam o andamento dos trabalhos em torno da remoção do navio. Filmado durante o pôr-do-sol, o novo vídeo divulgado no YouTube [disponível em http://youtu.be/ESYr2y-WOeE] revela detalhes do veículo encalhado junto à ilha de Giglio, na costa oeste de Itália, desde Janeiro de 2012.


O grande objectivo das operações é endireitar o navio de 114 mil toneladas para o rebocar depois para fora de água. O vídeo foi produzido por uma empresa chamada Team Black Sheep – os seus elementos foram presos devido à gravação, proibida no local. A equipa afirma que “não aprova a censura e, portanto, ignorará sempre tais regras”.


Cinco pessoas foram recentemente condenadas pelo naufrágio que matou 32 pessoas – mesmo assim, ainda podem conseguir evitar a prisão. Os quatro elementos da tripulação e um funcionário da empresa foram condenados a penas de prisão que vão desde 18 a 34 meses. As fontes judiciais afirmam, contudo, que nenhum dos cinco poderá vir a ser preso, já que as sentenças com menos de dois anos foram suspensas e as mais longas podem ser substituídas por serviço comunitário.
O comandante do navio, Francesco Schettino, de 52 anos, permanece em julgamento por homicídio culposo e causador do naufrágio. Ele é acusado de ter abandonado o navio antes de qualquer tripulante ou passageiro ter sido resgatado.


Do ponto de vista ambiental, esta tragédia está a preocupar as autoridades italianas há quase dois anos. O turismo da região foi também severamente afectado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário