domingo, 4 de agosto de 2013

DOENÇAS QUE MATAM QUE SE FARTAM


As doenças cardiovasculares (enfartes e AVC) continuam a ser a primeira causa de morte no mundo, seguindo-se-lhe o cancro, a diabetes, as doenças pulmonares crónicas e, entre outras, a Sida e os acidentes rodoviários. Para muitas destas situações a prevenção continua a ser a melhor cura,


As doenças cardiovasculares, como enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVC), continuam a ser a primeira causa de morte no mundo, tendo provocado  17 milhões de mortos em 2011, segundo a lista das dez principais causas de mortalidade publicada na segunda pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em 2000, as doenças cardiovasculares já lideravam a classificação, de acordo com o quadro comparativo da OMS.
A tuberculose, que ocupava a oitava posição, saiu do quadro, ao cair para 13º lugar. Ainda assim, a tuberculose matou um milhão de pessoas em 2011. 
A tuberculose é a única causa de morte a sair da lista das dez doenças mais letais da OMS entre 2000 e 2011.
Os acidentes rodoviários passam a aparecer no ranking, em nono lugar, sendo responsáveis pela morte de 1,3 milhão de pessoas em 2011, ou seja 3.500 mortes por dia (700 a mais em relação a 2000), acrescentou a OMS.
De maneira geral, as doenças não transmissíveis foram responsáveis por dois terços das mortes em 2011 (contra 60% há 11 anos). As quatro principais doenças não transmissíveis são as doenças cardiovasculares, o cancro, a diabetes e as doenças pulmonares crónicas.
A Sida continua na sexta posição, tendo feito 1,6 milhão de vítimas mortais em 2011 (2,9% dos mortos) e em 2000 (3% dos mortos).

SAPO Saúde com AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário