segunda-feira, 19 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO SOBRE A RARET


A Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo, no decurso das Festas locais em Honra de Nossa Senhora da Glória, vai inaugurar no próximo sábado, dia 24 de Agosto, pelas 17 horas, no Museu Etnográfico daquela vila (foto acima), a Exposição "A RARET e a Glória do Ribatejo", cujo cartaz publicamos de seguida.


Da brochura de divulgação deste evento retiramos as fotos que de seguida publicamos, pois elas são um testemunho importante para a compreensão da história desta povoação desde meados do século passado.

 Complexo Emissor da RARET
 Antenas de retransmissão
Grupo de alunos da escola da RARET

Podemos ainda ler naquela brochura: 
"No final da 2.ª Guerra Mundial surgiu na Europa uma «cortina de ferro» que se estendeu a vários países de Leste, que ficaram sob o domínio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). É neste período de pós-guerra que nos Estados Unidos da América surge a «Rádio Free Europe» (Rádio Europa Livre), cujo objectivo era transmitir através de ondas de rádio para os países de Leste que estavam sob o jugo soviético.
Em 1951 é instalado na Glória do Ribatejo, o maior complexo emissor europeu da «Rádio Europa Livre» - A RARET: RAdio RETransmission. As primeiras emissões foram feitas a partir de um transmissor instalado num camião designado «Bárbara». Os conteúdos das emissões estavam associados a notícias censuradas, leitura de obras proibidas, vários tipos de música e outro tipo de propaganda ideológica contrária à dos soviéticos.
A Glória do Ribatejo era à época uma pequena aldeia rural, possuía uma posição geográfica privilegiada, estava situada apenas a cerca de 70km de Lisboa, era uma zona de baixo-relevo, óptima para a transmissão de ondas de rádio e acima de tudo devido ao seu isolamento provocado pela falta de uma eficaz rede viária, era um local discreto que não chamava a atenção, e por isso reunia as condições para a instalação deste posto de retransmissão.
A chegada dos americanos à Glória do Ribatejo, contribuiu para alteração de costumes e práticas sociais de uma comunidade predominante rural. A RARET foi uma instituição que muito contribuiu para o progresso social, cultural e económico da Glória. Empregou mão-de-obra local, desenvolveu esforços para a instalação da rede eléctrica e de água, asfaltou a estrada de ligação à Glória, cooperou para a criação da Junta de Freguesia, doou terrenos onde se edificaram por exemplo a Casa do Povo ou a Junta de Freguesia, auxiliou pobres e os mais carenciados com a distribuição de um bodo pelo Natal, construiu um posto médico onde gerações e gerações de glorianos nasceram (inclusive o signatário deste artigo), edificou a escola industrial, que permitiu que muitos glorianos prosseguissem o estudos, foi certamente devido ao rigor e seriedade do ensino na RARET que muito alunos ingressaram na Universidade. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário