quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FALTA DE BOM SENSO OU ABUSO DE PODER


Na última reunião de Câmara os vereadores foram surpreendidos pelo facto das antigas escolas primárias da freguesia de Salvaterra de Magos já terem destino definido e algumas até já estarem entregues a associações, precisamente em cima do período de campanha eleitoral.

O vereador (PS) Hélder Esménio insurgiu-se com esta forma de governar e de gerir o património que é municipal, pois o assunto não foi discutido em nenhuma reunião de Câmara, não foi aprovado no órgão autárquico com competência para o efeito, não foram definidos critérios de selecção das associações, não foi feito concurso, não foi celebrado qualquer protocolo de cedência do espaço público e já há pelo menos uma associação que assumiu publicamente ter-lhe o espaço sido entregue.


Em face destes factos, aquele vereador socialista pediu a identificação das associações que já estavam com espaços atribuídos, solicitou a indicação de qual o critério seguido para as escolher e perguntou onde estão os projectos das obras a realizar para adaptar aqueles edifícios camarários às novas funções?! Não obteve qualquer resposta.
Este triste episódio indicia favorecimento e não garante equidade, é uma prática reprovável que contraria o interesse público municipal.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=&id=63886&idSeccao=479&Action=noticia#.Uh6WNdLBMl8

O executivo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos decidiu transferir a universidade sénior para a Escola do Parque que se encontrava desactivada desde a inauguração do centro escolar em Setembro de 2012. Instalar várias associações na antiga Escola Pinhal da Vila e criar um centro educativo para a promoção da cultura avieira na Escola do Escaroupim são outras propostas do executivo a um mês das próximas eleições autárquicas. A vereadora com o pelouro da educação, Margarida Pombeiro (BE), apresentou estes projectos na última reunião de câmara.
Para além de instalar a universidade sénior na escola do parque, a autarquia vai lá criar também um espaço de lazer para os idosos jogarem às cartas, bem como um espaço para os artesãos do concelho. O anúncio destes projectos geraram alguma polémica, com o vereador do PS Hélder Esménio a criticar os “projectos eleitoralistas”.
“Trazem apenas nomes, mas nenhum projecto em concreto. Não ouviram o órgão câmara municipal e é muito triste não poder debater o que quer que seja. Não apresentaram qualquer protocolo que defina como é que vão ser seleccionadas as associações. Tratam-se de espaços públicos municipais”, assumiu.
O vice-presidente Manuel das Neves (BE) respondeu que algumas associações do concelho já se estão a servir desses espaços, embora não tenha vindo à reunião de câmara qualquer protocolo de cedência ou regulamento a explicitar que critérios se usaram para a escolha das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário