sábado, 3 de agosto de 2013

VIAJAR AO CENTRO DA TERRA VALERIA OURO?!...


Apesar da lufa-lufa de todos os tempos estima-se que o homem ainda só recolheu, extraiu cerca de 170 toneladas de ouro. Diz-se, na notícia que abaixo se publica, que isso é apenas uma pequena parte do ouro que existe no planeta.
Talvez um dia cientista portugueses descubram, antes dos outros, como alcançar mais e aí provavelmente teríamos grande parte dos nossos problemas financeiros resolvidos!...


Todo o ouro existente no Planeta Terra foi criado pela colisão de estrelas mortas, de acordo com cientistas do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (cFA). O precioso metal terá resultado de uma explosão de raios gama, que atirou para a Terra quantidades substanciais de elementos pesados​​.
O ouro é raro na Terra, em parte, porque também o é no universo. Ao contrário de elementos como o carbono ou ferro, ele não pode ser criado dentro de uma estrela. Assim, ele deverá ter “nascido” num evento mais violento, como uma breve explosão de raios-gama.
De resto, a observação destes raios-gama dão-nos provas, segundo os investigadores, de que este metal resulta da colisão de duas estrelas neutrão – os núcleos mortos das estrelas que já explodiram como supernovas.
Berger e os seus colegas estudaram uma explosão do raio-gama 130603B em Junho, a uma distância de quase quatro mil milhões de anos-luz da Terra. Esta foi uma das explosões deste género mais perto do Planeta Terra.
Um brilho único persistiu durante dias num local onde se deu esta explosão, significando, potencialmente, a criação de quantidades substanciais de elementos pesados, como o ouro.
“Estimamos que a quantidade de ouro produzido e ejectado durante a junção das duas estrelas neutrão pode ser do tamanho de dez massas lunares”, estimou Edo Berger, que trabalhou na investigação
Segundo uma pesquisa da Thomson Reuters, o Homem apenas retirou da Terra uma pequena parte do ouro existente – cerca de 172 toneladas. A maioria do ouro está no centro da Terra e, por agora, fora do alcance humano

Sem comentários:

Enviar um comentário