sábado, 5 de outubro de 2013

DIA 5 DE OUTUBRO


A República Portuguesa foi proclamada na cidade de Lisboa no dia 5 de Outubro de 1910. Nessa data foi constituído um governo provisório chefiado por Teófilo Braga, um dos que teorizou sobre o movimento republicano nacional que afastou a monarquia.


Este governo através dos decretos de 14 de Março, de 5, 20 e 28 de Abril de 1911 definiu as novas regras da eleição dos deputados para a Assembleia Constituinte que teve a sua primeira sessão em 19 de Junho de 1911. Aí foi sancionada a revolução republicana e decretado que Portugal seria uma república democrática que ainda nesse ano teve uma nova Constituição. (fonte: http://www.infopedia.pt/$implantacao-da-republica)


No momento de dificuldade que o País atravessa e que atinge as famílias portuguesas, talvez seja pertinente lembrar-mo-nos que os valores da liberdade e da democracia são um património valioso e que as coisas, nesse particular, nem sempre foram como hoje estão, nem assim continuarão eternamente. Vamos ter de ajudar a cuidar do País, sem esquecer de valorizar aqueles que, antes de nós, lutaram para chegarmos onde estamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário