domingo, 6 de outubro de 2013

LIXO NOS CÉUS


A quantidade de lixo que está em torno da órbita da Terra é já hoje um problema grave quando se lança um novo veículo espacial. É assumido pela NASA que se perdeu “o controlo do meio ambiente”.

Quando já há mais de 300.000 objectos (lixo) a circular no espaço percebe-se a preocupação das entidades que custeiam a exploração e a evolução do conhecimento que vamos tendo sobre o espaço.


Cientistas suíços vão lançar no espaço um satélite com tentáculos flexíveis capazes de varrer o lixo espacial dentro de cinco anos. O CleanSpace One será enviado para remover milhares de pedaços de foguetes e componentes de satélites que cercam a órbita do planeta Terra a velocidades de mais de 28 mil km/hora.
Os detritos na órbita do nosso planeta estão a tornar-se num problema cada vez mais grave. No ano passado, um relatório da NASA afirmou que a quantidade de lixo espacial chegou a um “ponto de viragem”. Em termos práticos, isto significa que a quantidade de lixo que flutua em torno da Terra vai começar a dificultar a deslocação de naves espaciais. “Perdemos o controlo do meio ambiente”, disse o cientista sénior Donald Kessler, autor do relatório.
No ano passado, a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, anunciou então a sua intenção de projectar e lançar o CleanSpace One. O grupo deu agora mais um passo em frente, rumo ao seu objectivo, dando início a uma parceria com a Swiss Space Systems (S3).
A S3 está a desenvolver um novo método para lançar satélites com até 250 kg para o espaço – o CleanSpace One será um pouco maior do que o previsto inicialmente e pesará cerca de 30 kg. O seu lançamento está previsto para 2018 e envolverá um investimento de €12 milhões (R$ 35 milhões).
Existem cerca de 22 mil objectos em órbita que são grandes o suficiente para poderem ser localizados a partir da Terra e muitos outros mais pequenos capazes de causar danos nas naves espaciais e nos valiosos satélites humanos. No total, estima-se que haja 370 mil pedaços de lixo espacial a flutuar na órbita do nosso planeta.
O satélite irá recolher os detritos espaciais e empurrá-los de novo para a atmosfera da Terra, onde serão queimados na sua reentrada.

“Não podemos democratizar o acesso ao espaço sem ter uma atitude responsável”, disse Pascal Jaussi, director executivo da S3. “Se não lidarmos com o problema do lixo espacial em órbita e a sua acumulação, o acesso ao espaço pelas gerações futuras estará comprometido.”

Sem comentários:

Enviar um comentário