domingo, 13 de outubro de 2013

UMA GRUTA COM NEVOEIRO


O que mais me surpreende nestas imagens é a dimensão do “achado”. Custa a crer que, até hoje, este sistema de cavernas se tivesse mantido em grande medida oculto, por explorar. As fotos tornadas públicas são, julgo, suficientemente elucidativas.


Na  província de Chongqing, na China, foi descoberta uma gruta tão grande que tem o seu próprio sistema meteorológico, composto por finas nuvens e um nevoeiro persistente. O achado foi feito por uma equipa de especialistas e fotógrafos que tem vindo a explorar o vasto sistema de cavernas desta região.


O fotógrafo Robbie Shone, natural de Manchester, faz parte de uma equipa de 15 exploradores que, durante um mês, pesquisaram e encontraram, com sucesso, este sistema oculto. “Algumas das cavernas já haviam sido usadas por mineiros de nitrato, nas áreas próximas à entrada, mas nunca tinham sido devidamente exploradas”, disse Shone. “É sempre muito especial saber que és o primeiro a pisar uma caverna ou algum lugar que ninguém tinha antes visto, sem saberes o que podes encontrar ou descobrir.”


Shone revelou-se particularmente entusiasmado com o sistema de clima interior das grutas. Nuvens e nevoeiro existem estagnados na metade superior da caverna, incapazes de escapar através da pequena passagem no tecto, 250 metros acima do solo. “Nunca tinha visto nada parecido com uma escada de nuvens interior antes”, expressou o fotógrafo.


Este fenómeno é resultado da humidade que aumenta no interior das grutas para criar ar frio e, por sua vez, nuvens que ficam enclausuradas nos enormes espaços fechados. Em algumas das cavernas há mesmo cursos de água e vegetação

Sem comentários:

Enviar um comentário