terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MUGE ESTÁ DE PARABÉNS


No dia 6 de Dezembro de 1304, o Rei D. Dinis outorgou à vila de Muge Carta de Foral. Este documento régio, legista e regulamenta aspectos jurídicos e sociais desta nova povoação.
O foral de Muge revela também os privilégios, regalias e obrigações destes povoadores. Destaca-se a abertura das águas do Paul, é um processo de arroteamento para aproveitamento agrícola destas terras, a nomeação de um alcaide para regimentar a justiça e finalmente as barcas de passagem no Porto de Muge.
Parabéns pois a Muge - aos seus autarcas e população - pela recente celebração do 709º aniversário da sua fundação que este ano teve mais cor e participação popular.


A família da Casa Cadaval e a Junta de Freguesia de Muge reuniram num almoço realizado no passado domingo, dia 8 de Dezembro, autarcas, associações e instituições da freguesia de Muge, do concelho de Salvaterra de Magos e outros convidados, convívio que precedeu a cerimónia de homenagem à condessa D. Graziela Álvares Pereira de Melo de Schonborn Wiesen'theid.


Depois da atribuição do nome daquela condessa a uma rua da vila de Muge, junto ao Rossio, a homenagem prosseguiu até a uma estátua que a autarquia e a família colocaram junto à sede da Junta de Freguesia de Muge.


Muge continua assim a preservar a sua história e a memória daqueles que lhe quiseram bem. Parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário