quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

UM MÊS E MEIO DEPOIS...

Os autarcas socialistas, no dia da tomada de posse, ofereceram-me uma lupa e uma sineta... 
creio que o fizeram para eu não perder a visão e estar atento

Temos vindo a trabalhar arduamente desde o dia em que tomamos posse, 6ª feira à noite, dia 18 de Outubro.
Embora os momentos de transição nem sempre sejam fáceis para quem os protagoniza e para quem deles depende, tudo fizemos para que as coisas se processassem com a maior normalidade possível, envolvendo e motivando os funcionários e, acima de tudo, com respeito pelas pessoas e pelas diferenças, tratando cada individuo como tal.
Julgo que o fizemos bem – perdoe-se-me a imodéstia – e vamos procurar continuar assim.
Outra das preocupações que desde o início nos acompanha é de procurar começar a  cumprir o Programa Eleitoral que apresentámos a sufrágio pois, como repetidamente dissemos, estamos nisto para tentar FAZER.
Desse modo não é de estranhar que as primeiras medidas assumidas tenham sido a criação de um Gabinete de Apoio e de Atendimento aos cidadãos, aos dirigentes associativos e aos empresários, a par do estabelecimento de um dia de atendimento semanal aos munícipes (4ª feira de manhã) a cumprir pelo Presidente da Câmara e pelos Vereadores. 
Os vereadores, hoje, na oposição têm, se assim o desejarem, no site da Câmara Municipal uma página onde podem expressar livremente a sua opinião, o que no mandato anterior não nos foi permitido.
Enquanto isso, quase todos os dias são efectuadas reuniões de trabalho com várias entidades e em particular com os dirigentes das associações, IPSS e comissões de festas do concelho.
Outro dos compromissos que já estamos a cumprir é o de dignificar o órgão Câmara Municipal e fazê-mo-lo  pelo agendamento de assuntos que realmente interessam ao concelho, pela partilha  de informação e pela aprovação e disponibilização das actas das reuniões de Câmara na Sessão seguinte a que dizem respeito. Os munícipes e os  demais autarcas podem assim, ter acesso às deliberações e intervenções camarárias em tempo útil.
Conseguimos ainda ir a tempo de dar este ano os primeiros passos em prol do desenvolvimento económico do concelho,  a favor da economia local e das famílias. Foi por essa razão que propusemos (e foi aceite  na Câmara e na Assembleia Municipal) a redução relativamente aos máximos legais e/ou ao que se vinha praticando dos impostos municipais como a derrama , o IMI e a participação no IRS.
Paralelamente a este esforço estamos a desenvolver um conjunto de iniciativas promocionais da economia local, quer nas rádios, como  na imprensa regional e que até já mereceu a atenção da RTP 1. Falo da Exposição de presépios de Natal que envolve os alunos da Universidade Sénior e os artesãos, falo  também da iluminação de Natal, do concurso das montras de Natal a que mais de uma centena de comerciantes já aderiu, falo da construção de árvores de Natal com materiais reciclados que envolve escolas e IPSS, e falo também da parceria com a associação de comerciantes para incentivar a comprar no comércio local e que pode habilitar os que o façam a ser premiados e a ganhar vales de compras.
Estamos também já a construir o portal do investidor, do empreendedor, primeiro passo para criarmos o centro incubador de empresas.

Impasse no B. S. José, Salvaterra de Magos

Tudo isto enquanto procuramos cuidar um pouco melhor do dia-a-dia das pessoas e vamos prosseguindo com limpezas, tratamento de espaços verdes, reabertura de valas, desassoreamento de aquedutos, conservação de estradas em terra batida, repavimentação da estrada das Malhadinhas e da estrada da Barragem de Magos, e conseguimos até que as Águas do Ribatejo repavimentassem a vala que nove meses antes abrira na estrada do Mercado Novo, em Marinhais. 

Estrada do Mercado Novo, Marinhais

O Centro Escolar de Marinhais continua em construção embora todo o atraso que as obras sofreram não permita afirmar que estará pronto a tempo do arranque do próximo ano lectivo. Concluir-se-ão, previsivelmente, nos primeiros dois meses do ano as repavimentações de estradas em Salvaterra de Magos que mereceram na véspera das eleições a colocação de placas, um pouco por toda a vila, a anunciar o arranque da obra… facto que prefiro não comentar.
Lançámos logo que chegámos o concurso para a repavimentação da Estrada do Forno de Tijolo em Foros de Salvaterra e já pusemos a concurso o projecto para a pavimentação da Estrada da Serra, em Marinhais. Está longe a sua pavimentação pois pelo que nos é dado saber os fundos comunitários 2014-2020, não apoiarão financeiramente a pavimentação de estradas e caminhos municipais.

Ainda que as limitações financeiras não possibilitem resolver todas as situações que se nos colocam, não será pela falta de projectos e de empenho dos autarcas eleitos que não chegaremos lá!...

Sem comentários:

Enviar um comentário