quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

UM QUARTEL QUE CONTINUA A SER NOTÍCIA


Na última reunião (ordinária) da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos ficou mais uma vez expressa a posição do actual executivo camarário, em face da incapacidade revelada pela anterior gestão municipal para vincular o Ministério da Administração Interna (MAI) na resolução do problema com que se deparam as actuais instalações do quartel da GNR de Salvaterra de Magos.
Como já tivemos oportunidade de aqui explicitar a anterior gestão municipal assumiu em Janeiro deste ano que ofereceria a antiga escola da Avenida para ali alojar aquele quartel. No entanto desde essa data nunca o protocolo que regularia essa transferência de instalações foi subscrito pelo MAI por mais que fossem as insistências nesse sentido dos autarcas.
Já em Setembro deste ano o actual secretário de estado do Ministério assumia que a obra só se poderia vir a fazer no âmbito das verbas do orçamento de Estado e já não com o apoio das verbas do QREN como inicialmente se apontara.
Lamentavelmente no dia em que tomaríamos posse a antiga presidente de Câmara resolveu assinar um contrato para fazer um projecto de adaptação daquela escola a quartel da GNR (25.000 € + IVA), sem que para isso tivesse sequer o compromisso do MAI de que o desejava e de que um dia o faria.
Quando chegámos à Câmara reunimos de imediato com o Director-Geral de Equipamentos e Infraestruturas do MAI para tentarmos perceber qual era a posição do MAI. Disse-nos que não se previa que houvessem verbas tão depressa para concretizar aquela intenção de obra. Decidimos por isso pedir reunião ao Ministro da Administração Interna pois não era possível à Câmara continuar a disponibilizar/reservar à GNR quatro instalações municipais - o actual quartel,  a antiga escola da Avenida, 6 quartos na Falcoaria Real e uma vivenda T1 integrada naquele Palácio.
Libertámos de imediato esta vivenda que virá a ser ocupada pela médica que já hoje presta serviço na Glória do Ribatejo e vamos tomar novas decisões depois de percebermos quais são as intenções do MAI na reunião que iremos ter esta semana com o secretário de estado adjunto do Sr. Ministro.
Tudo faremos para encontrar novas instalações para alojar os militares da GNR, garantindo-lhes a dignidade que o seu quartel hoje não tem, mas tentaremos recuperar tão breve quanto possível a Falcoaria para o fim a que se destina - promoção da cultura, do turismo e do concelho, desenvolvimento económico e melhoria das condições de vida da nossa população.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário