quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

INTENÇÕES DE OBRAS QUE SALTITAM PARA OS ANOS ELEITORAIS


Já antes aqui demos pública nota do conjunto de obras que são anunciadas, surgem nos Planos e Orçamentos da Câmara e acabam sempre saltitando de ano para ano até chegar o ano das eleições. O mais caricato é que é a mesma maioria que as incorpora naqueles documentos de gestão e que as aprova, que depois desiste das fazer, prejudicando as legítimas expectativas das populações, para só as fazerem quando isso for eleitoralmente vantajoso para o BE. [ver post de 14 de Fevereiro de 2013].


Acresce ao que antes dissemos o singular facto de em 2012 se ter decidido aplicar o saldo de 0,5 milhões de euros que vinha do Orçamento da Câmara do ano anterior para reforçar as verbas inicialmente previstas para reparar a Av. D. Dinis em Muge e também para repavimentar a Estrada do Cocharro em Glória do Ribatejo e a Rua de Macau em Marinhais.
A autarquia tinha o dinheiro e tinha previsto fazer as obras, mas infelizmente a maioria preferiu continuar a não fazê-las. Só o egoísmo e o eleitoralismo de uns tantos autarcas pode justificar que “TODOS” os trabalhos de pavimentação de 4 anos sejam concentrados apenas no ano das eleições. E é por isso que aquelas obras voltam a estar no Plano de 2013 e agora o dinheiro que sobrou do ano passado por não se terem feito as obras volta a ser destinado para fazer o que já se podia ter feito nos outros 3 anos que este mandato leva!...  Isto não é cuidar o dia-a-dia das pessoas.

DE NOVO MOTOCROSS NO GRANHO


O Glória Moto Clube (GMC) volta a trazer, já no mês de Março, o motocross ao Granho, agora é a disputa da 1ª prova do Troféu Mx Ribatejo.
Este evento desportivo terá lugar no domingo 17 de Março, a partir das 14 horas. O cartaz do evento que seguidamente se publica tem ainda o calendário das restantes provas deste Troféu.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UMA ESPÉCIE DE CANIL


No início deste mandato conseguimos incluir na agenda política municipal a construção de um canil e de um gatil, daí que tivesse passado a fazer parte do Plano e Orçamento da Câmara Municipal a intenção de intervir por forma a cumprir a obrigação legal de dispor de um canil municipal.
A maioria camarária nunca considerou prioritário resolver esta situação, pelo que de algum modo transferiu esta responsabilidade para uma Associação constituída recentemente, que não conseguiu até ao momento reunir os meios financeiros que possibilitam levar por diante um projecto que devia ter por base o Município, como sucede aliás nos concelhos nossos vizinhos.


Por força desta incapacidade a Câmara Municipal escolheu ampliar - com carácter provisório - as precárias instalações que tinha na Rua do Rossio em Salvaterra de Magos, um pequeno estaleiro municipal que fica na zona histórica da vila, precisamente nas traseiras da Biblioteca Municipal e a meia centena de metros do edifício da Câmara Municipal.
É para nós evidente que se estão a desperdiçar dinheiros públicos ampliando e beneficiando instalações que serão para demolir, quando o Município devia antes apoiar de modo decidido a Associação a quem cedeu um terreno em Muge para aí localizar o canil municipal.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

REABERTURA DO PARQUE INFANTIL DE SALVATERRA


A Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos está a terminar a intervenção que fez de recuperação do Parque Infantil de Salvaterra de Magos, da qual julgo farão parte a remoção da antiga piscina, a substituição e ampliação da área com brinquedos e a melhoria, entre outros, das instalações que apoiam aquele espaço.


Os trabalhos de requalificação do espaço estavam orçados em cerca de 100.000 euros e vão ser inaugurados no próximo domingo, pelas 15 horas.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

É ALTURA DE "RENOVAR" PLACAS!...


Começa a ser tempo da maioria que governa a Câmara Municipal repetir o que fez em 2009, ou seja, de recolocar ou repintar placas anunciando promessas eleitorais.
Com efeito há 4 anos a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos resolveu "dar uma ajuda" à candidatura autárquica do Bloco e desatou a colocar (e a custear) placas, um pouco por todo o lado, num entusiasmo sem limites de que apenas sobram alguns vestígios.
Neste período foi anunciado o "nascimento" de uma nova Área Industrial em Muge, adquirindo-se para o efeito 10 ha de terra por 1,1 milhões de euros.

 O que existe hoje
O que foi prometido em 2009

Foi também prometida a construção de um Centro Escolar nos Foros de Salvaterra. A placa começou por cair, tal como a promessa, depois acabou por ser retirada.

A queda da promessa
A realidade

É ainda hoje publicitada na Glória do Ribatejo a aprovação de um empreendimento urbanístico/turístico, que geraria muitos empregos. Tratando-se de um investimento privado, a colocação de placas da Câmara Municipal apenas se explica pela tentativa de tirar vantagem partidária!... Infelizmente para o concelho ainda nada de relevante aconteceu!

Em 2009
Em 2013

Talvez fosse preferível a Câmara Municipal prometer menos, poupar o dinheiro da publicidade feita a destempo e concentrar-se em fazer neste ano eleitoral o que não quis fazer nos outros 3 anos do mandato!...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL A 27-02-2013

Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória - 1968 (foto em http://agloriadomundo.blogspot.pt/)


Vai ter lugar no Auditório do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala, amanhã, dia 27-02-2013, pelas 21 horas, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, cujos pontos na Ordem de Trabalhos são:

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MARÇO, MÊS DA ENGUIA


É já no final desta semana que se inicia o Mês da Enguia em Salvaterra de Magos. A 17ª edição de um evento que alia gastronomia e turismo, decorrerá entre os dias 1 e 31 de Março de 2013, reproduzindo-se seguidamente o seu Programa.


Esta edição do Mês da Enguia conta com a adesão de: 
  • Casas vinícolas - Casa Cadaval (Muge), Casa Agrícola Monte Real (Salvaterra de Magos), Sociedade Agrícola Areias Gordas e José Lopes rosa & Filhos (Salvaterra de Magos);
  • Alojamentos - Casa do Massapez, Palhota Turismo e Parque de Campismo do Escaroupim, todas em Salvaterra de Magos;
  • Passeios no Tejo - Rio-a-dentro, Promartur e Quinta do Massapez;
  • Restaurantes - Restaurante D. Roberto, Restaurante A Casinha, Restaurante Cabana dos Parodiantes, Restaurante Zé do Moinho, Restaurante O Escaroupim, Restaurante parque Real, Restaurante Preto e Branco, Restaurante Casa João da Quinta, todos em Salvaterra de Magos. Restaurante Tira Picos, Restaurante Quinta da Barragem e Restaurante Tananas, nos Foros de Salvaterra. Restaurante O Pinto, Restaurante O Bom Garfo e Restaurante Flor da Vila em Marinhais.

À ATENÇÃO DAS COLECTIVIDADES


Começa hoje uma das duas sessões de esclarecimento que a Federação das Colectividades leva a efeito com o intuito de explicar a tramitação inerente à facturação electrónica que passou a ser exigida pela Autoridade Tributária, daí que também esteja presente um técnico destes Serviços.
Chamamos a especial atenção dos dirigentes associativos do nosso concelho para a sessão da próxima 4ª feira, dia 27 de fevereiro, que terá lugar na Junta de Freguesia da Fajarda, concelho de Coruche, a partir das 20 horas.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

A Federação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém (FCCRDDS) vai realizar duas sessões de esclarecimento no Ribatejo sobre a aplicação das novas regras de faturação eletrónica e os desafios que se colocam ao movimento associativo.
A primeira realiza-se a 25 de fevereiro, no auditório da cidade desportiva de Abrantes, a partir das 20 horas, seguindo-se a segunda no auditório da Junta de Freguesia da Fajarda, concelho de Coruche, no dia 27 de fevereiro, também a partir das 20 horas.
Estas iniciativas, que têm como destinatários as associações culturais, recreativas e desportivas, e micro e pequenos empresários, estarão a cargo de um técnico da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e de um representante da FCCRDDS.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

ESPREITAR A II DREAM FEST


Ontem ao final da tarde estivemos no Pavilhão da Comissão de Festas dos Foros de Salvaterra, na II DREAM FEST, um evento com muita música e dança, a que não faltou uma demonstração de Shorinji Kempo.


Estão de parabéns a organização - que esteve a cargo das Dream Dancing - bem como todas as outras associações que integraram a programação e evoluíram no palco daquele pavilhão, pois proporcionaram às várias centenas de pessoas presentes momentos de aprazível convívio e de muita animação. 

O TABACO FAL MAL À SAÚDE


É um lugar comum afirmar, embora nunca seja demais lembrá-lo, que o tabaco faz mal à saúde e pode matar. Os números estatísticos veiculados pela notícia que seguidamente se reproduz deixam claro que para as mulheres o cancro no pulmão provocado pelo consumo de tabaco começa a atingir valores preocupantes.
É possível deixar de fumar, basta um pouco de vontade, muita “teimosia” e a convicção de que um ex-fumador nunca está totalmente curado, essa percepção ajudará a evitar recaídas. 


Numa Europa onde um quarto dos adultos fuma, o tumor da mama conhecido por ser a maior causa de morte por cancro entre as mulheres será excedido pelo tumor do pulmão, até 2015, indica um estudo publicado na revista científica Annals of Oncology.
Já aconteceu no Reino Unido e na Polónia e especialistas oncológicos avançam que o mesmo deverá acontecer em toda a Europa. 
O aumento da incidência deste tipo de tumor reflete o crescimento do número de mulheres que começaram a fumar nos anos 60 e 70, indicam os especialistas autores do estudo, que adiantam que o quantidade de casos continuará a crescer nos próximos anos. Os investigadores, cita a BBC, garantem que a tendência perderá força a partir de 2020, já que atualmente há menos jovens fumadoras do que há 30 anos atrás.
Em 2013, estima-se que 82.600 mulheres morram de cancro do pulmão e 88.800 de cancro da mama. Mas em 2015, o cancro do pulmão já terá ultrapassado o da mama, de acordo com Carlo La Vecchia, autor do estudo, da Universidade de Milão.
Os investigadores recolheram dados da taxa de incidência da doença em 27 estados membros da EU em 2007 e analisaram em particular seis países – França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido – no que toca aos casos de cancro do estômago, intestinos, pâncreas, pulmão, útero, mama e da linfa.
A análise voltou a mostrar que apesar de haver cada vez mais casos da doença - porque as pessoas também vivem mais tempo - morre-se menos da doença.
Verificou-se uma queda geral do índice de mortalidade por cancro, apesar da mortalidade associada ao cancro do pulmão ser a única que continua a crescer. A mortalidade por cancro do pâncreas mantem-se, já que os tratamentos são os que menos têm evoluído.
“O tabaco e a diabetes são responsáveis por quase um terço total das mortes”, recorda o investigador.
“Apesar de tudo, é encorajador saber que a taxa de mortalidade por cancro na Europa deverá continuar a diminuir”, diz Sarah Williams, do instituto de investigação Cancer Research UK, acrescentando que os dados “refletem melhorias na forma como nós prevenimos, diagnosticamos e tratamos o cancro e mostra que através da ciência estamos a delinear atalhos para combater a doença”.

COMO PROTEGER A TERRA DO EMBATE DE CORPOS CELESTES?!


Esta notícia que podia passar despercebida assume maior relevância pelos danos causados pela queda de um pequeno meteorito na Rússia, no passado dia 15 de Fevereiro, cuja explosão ao entrar na atmosfera gerou um conjunto de projecções e uma onde de choque que causou muitos danos materiais, ferindo centenas de pessoas, a maior parte das quais com pouca gravidade, felizmente!
A questão que se coloca é o que teria acontecido se o embate na terra fosse causado por um corpo celeste de maiores dimensões. Julgo não estar a errar se disser que uma das teorias científicas que explica o fim dos dinossauros à superfície da terra, tem por base a queda de um meteorito com cerca de 10 Km, o que provocou até um desvio no eixo da terra. Esta enorme força, de um objecto de dimensões relativamente pequenas, explica-se pela aceleração a que ele se movimenta no espaço antes de embater no nosso planeta.


Europeus, russos e norte-americanos estão a estudar a melhor maneira de desviar qualquer corpo celeste que ameace a Terra e a realização de um ponto da situação está marcado para março, em Bruxelas.
Um asteroide de 45 metros de diâmetro e 135 mil toneladas de peso passa hoje [no passado dia 15 de fevereiro de 2013] perto da Terra, a uma distância de cerca de 28 mil quilómetros, um décimo da distância entre o "planeta azul" e a Lua.
Segundo a agência espacial norte-americana, NASA, trata-se do maior corpo celeste alguma vez detetado a passar tão perto da Terra, mas não existe risco de colisão.
Se houvesse essa possibilidade, tentar fazer explodir o asteroide não seria uma solução, disse à agência noticiosa francesa AFP Erwan Kervendal, responsável pelo "dossier" na Astrium, subsidiária do grupo europeu de aeronáutica e defesa (EADS).
"Ninguém quer explodir um asteroide, isto não é Hollywood, e o remédio podia ser pior do que o mal ao multiplicar os riscos" devido à fragmentação do objeto, explicou.
Kervendal disse que estão a ser estudadas três opções "para desviar um objeto que ameace a Terra".

Desviar, atrair ou bater?

Uma consiste em "bater com força no objeto celeste (...) perto do seu centro de gravidade (...) num determinado ângulo para o desviar". Este é o cenário em que trabalham os europeus, como Kervendal.
Os norte-americanos, por seu turno, trabalham sobre a atração que poderá exercer um veículo espacial colocado perto do asteroide e que funcionaria como um "trator gravitacional", segundo a Astrium.
Os russos estudam uma terceira opção, um desvio da trajetória devido à onda de choque provocada por uma explosão perto do asteroide.
Em março, em Bruxelas, cientistas e industriais farão o ponto da situação das investigações no "primeiro balanço anual do programa da União Europeia NEO-Shield (Escudo contra objetos próximos da Terra) lançado por três anos no início de 2012", disse Kervendal.
O cientista disse ainda que os estudos não estão "pressionados pelo tempo, porque não deve haver uma verdadeira ameaça de colisão antes de um século".

Ler mais:
 http://expresso.sapo.pt/cientistas-estudam-modo-de-desviar-corpo-celeste-que-ameace-a-terra=f787439#ixzz2KzsOPElz

sábado, 23 de fevereiro de 2013

TVI VAI ESTAR NA GLÓRIA DO RIBATEJO


Amanhã, domingo, dia 24 de fevereiro de 2013 a TVI vai transmitir a sua habitual missa dominical, a partir da bonita Igreja de Nossa Senhora da Glória, na vila da Glória do Ribatejo. A transmissão terá início pelas 11 horas.


ÁRCTICO PERDE GELO


As notícias sobre os quilómetros e quilómetros de m3 de gelo que vão desaparecendo do Oceano Árctico, na última década, são cada vez mais frequentes. O aquecimento global vai deixando um rasto de sinais que muitos governantes teimam em não valorizar. Até um dia!...


Uma equipa internacional de cientistas descobriu, através de novos dados do satélite europeu CryoSat, que o volume de gelo do oceano Ártico diminuiu 36% durante o outono e 9% durante o inverno entre 2003 e 2012.
É a primeira vez que os cientistas confirmam "que o declínio da área de gelo oceânico na região polar foi acompanhada por um substancial declínio no volume de gelo", revela um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA).
Katharine Giles, co-autora de um estudo sobre a descoberta publicado na revista de referência mundial "Geophysical Research Letters", afirma que "os dados do CryoSat revelam que uma espessa camada de gelo desapareceu numa região que vai do norte da Gronelândia ao Arquipélago Canadiano (para oeste) e ao arquipélago de Svalbard, na Noruega (para leste, a norte da Escandinávia)".

Estimar pela primeira vez o volume de gelo perdido

Por sua vez, Tommaso Parrinello, gestor da missão do CryoSat, esclarece que "outros satélites já mostraram diminuições na área gelada do oceano Ártico à medida que o clima foi aquecendo, mas o CryoSat permite estimar o volume de gelo - um indicador muito mais preciso das mudanças em curso".
As descobertas resultaram da colaboração entre cientistas da ESA (organização a que Portugal pertence), University College London, NASA e várias universidades e instituições de investigação americanas.
Desde 2008, estima-se que o Ártico tenha perdido 4300 quilómetros cúbicos de gelo durante o outono e 1500 quilómetros cúbicos no inverno.
O CryoSat é um satélite de observação da ESA destinado a determinar as variações na espessura da calota de gelo oceânico da Terra, bem como perceber até que ponto as camadas de gelo da Antártida e da Gronelândia estão a contribuir para a subida global do nível do mar.

Ler mais:
  http://expresso.sapo.pt/gelo-do-artico-encolheu-36-no-outono-e-9-no-inverno-em-dez-anos=f786935#ixzz2KoxzQQdM

COMER TOMATE DÁ SAÚDE


O consumo de tomate previne doenças cardíacas. O estudo de uma universidade norte-amerticana atribui esta capacidade por ele conter o antioxidante licopeno. Diz-se a terminar que: “o licopeno está presente em frutas vermelhas e alguns vegetais, mas a sua concentração é mais significativa no tomate, principalmente quando é cozinhado.


O antioxidante licopeno presente no tomate poderá ter efeitos poderosos para a saúde do coração, sugere um estudo norte-americano que adianta que a ingestão regular do fruto pode reduzir o risco de doença cardíaca em cerca de um quarto.
estudo da Tufts University, nos Estados Unidos, sugere que o licopeno, antioxidante responsável pela cor vermelha do alimento, pode representar um conjunto de benefícios para o coração. Os cientistas analisaram dados sobre a ingestão da substância e compararam os seus efeitos no sistema cardiovascular de centenas de pacientes.
Os resultados mostraram que a ingestão regular de alimentos com licopeno ao longo de um período de 11 anos reduziu o risco de doença coronária em 26%, mas não representou qualquer efeito sobre o risco de acidente vascular cerebral (AVC), lê-se no estudo publicado na British Journal of Nutrition.
A equipa afirma que os dados indicam que o antioxidante parece proteger o ser humano das doenças cardiovasculares, mas ressalva que são precisos mais estudos para provar essa ligação.
Um outro estudo da Universidade de Portsmouth, publicado na mesma revista em janeiro de 2012, já tinha avançado que o licopeno travava o crescimento de certas formas de cancro.
O licopeno está presente em frutas vermelhas e alguns vegetais, mas a sua concentração é mais significativa no tomate, principalmente quando é cozinhado.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UMA GESTÃO CAMARÁRIA ALGO DESATENTA


Aproximando-se o final do actual mandato importa fazer um breve relato de quais as intervenções no terreno que a maioria BE anunciou ir fazer em Plano e Orçamento da Câmara e que deixou cair sem as ter concretizado. A “desatenção” da maioria pode ser vista sob dois prismas:
  1. Por desatenção incluiu no Plano e Orçamento da Câmara todas as obras que seguidamente se indicam, mas que afinal não queria ou não podia (ainda) fazer;
  2. Por desatenção excluiu todas essas obras do Plano e Orçamento da Câmara sem que as tivesse feito.
Vamos lá exemplificar:
  • Recuperação do edifício pombalino na Praça da República em Salvaterra de Magos.
  • Aquisição de quadros interactivos para as escolas do 1º ciclo de Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Muge e Granho, as freguesias que não beneficiarão de Centro Escolar.
  • A construção do Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e a construção de um jardim-de-infância e a requalificação da escola EB1 do Granho.
  • Os arranjos urbanísticos (lancilagens, passeios e estacionamentos) da EN 114-3 na Várzea Fresca, do Bairro da Chésal (junto à zona comercial) e da Av. José Luís Seabra, estes últimos na sede do concelho.
  • Valorização ambiental da albufeira de Magos e o caminho pedonal ao longo da Vala Real;
  • Pavimentação da R. Moita do Sebastião (Salvaterra de Magos), a ligação da Est. das Janeiras de Baixo até à Est. da Barragem (Glória do Ribatejo) que dá acesso ao nó da A13 e, ainda, o alargamento da EM 581 que liga Muge ao Granho e à Glória do Ribatejo.
  • A adaptação de terreno a um Ecocentro Municipal (depósito e encaminhamento de resíduos/lixos) a localizar entre Marinhais e Glória do Ribatejo, a biblioteca de Marinhais e o Centro de Estudos do Mesolítico de Muge.
  • A aquisição de um terreno nos Foros de Salvaterra para Área Empresarial e a infraestruturação da nova Área Industrial em Muge.
  • A Temporada das Artes, a Equimagos e a Semana da Juventude, também já não se farão.
  • E, finalmente, construção de pavilhões desportivos nos Foros de Salvaterra e até no Granho e as energias alternativas para edifícios e equipamentos públicos, também não passaram do papel.
Quem não se lembra da(s) placa(s) colocada(s) pela Câmara Municipal na véspera das eleições de 2009 anunciando nos Foros de Salvaterra “o nascimento” do seu Centro Escolar?!
Quem não se lembra também da(s) placa(s) colocada(s) junto à EN 118, em Muge, publicitando o surgimento de uma área industrial?! Pura ilusão.
Foi pena para o desenvolvimento do nosso concelho e para a qualidade de vida da nossa gente que essas atitudes não tenham passado de um "favor" feito à candidatura autárquica do Bloco e - quatro anos depois - constatamos que não passaram de palavras vãs.

LUTAR POR UMA CAUSA


A Comissão de Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango, 2013, organiza em parceria com as "Mosqueteiras de Salvaterra" (Liga Portuguesa Contra o Cancro) um jantar "Por Uma Causa" no Dia Internacional da Mulher.


O jantar que terá muita animação e surpresas terá lugar no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, no próximo dia 8 de Março, a partir das 20 horas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 20-02-2013


No início dos trabalhos foi aprovado por consenso um voto de pesar pelo desaparecimento de António Filipe Pombeiro (ex-vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos), de Armando Rafael de Oliveira (ex-autarca e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos) e de Vitorino Santana dos Santos (ex- Presidente de junta de Marinhais e Presidente do Centro de Bem Estar Social de Marinhais). Ao voto de pesar seguiu-se um minuto de silêncio.

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros assuntos, lembrou que estão a ser limpas as valas e valetas no Granho, em Marinhais e nos Foros de Salvaterra, freguesia onde está uma equipa de remendagem de pavimentos betuminosos. Deu conta de pequenas reparações de canalização, pinturas, carpintaria e electricidade em escolas, jardins-de-infância e outros equipamentos públicos (em Muge, Foros de Salvaterra, Salvaterra de Magos e Marinhais), que a motoniveladora regularizava e espalhava toutvenant em alguns caminhos em terra batida de Marinhais e do Granho. Em Salvaterra de Magos decorrem ainda trabalhos de melhoria das instalações oficinais da Câmara Municipal, de limpeza de sarjetas, recolha de sobrantes e de tratamento contra a lagarta do pinheiro junto ao Centro Escolar. Na Glória do Ribatejo a Câmara apoia com toutvenant e pó de pedra a requalificação do Largo da Igreja que a Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo está a levar por diante.
O vereador Luís Gomes (BE) fez duas intervenções, na primeira assinalou a convocação da manifestação de 2 de MarçoQue se lixe a troika, o povo é quem mais ordena”, que vai decorrer em duas dezenas de cidades portuguesas; na segunda lamentou o profundo ataque que os governos vêm fazendo ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), designadamente no que diz respeito ao agravamento das taxas moderadoras e das condições para o transporte de doentes. Foi aprovada por unanimidade uma moção que condena a proposta de lei governamental que contraria a autonomia local e prejudica financeiramente as autarquias locais, diminuindo e condicionando ainda mais as transferências do OE. [ver post que publicámos no dia 16-2-2013, na sequência de intervenção que fizemos na última reunião de Câmara]
A Srª Presidente de Câmara informou longamente sobre a programação do Mês da Enguia e agradeceu a disponibilidade das colectividades e das entidades aderentes. Os vereadores Helder Esménio (PS) e Jorge Burgal (ex-PSD) saudaram o evento, a adesão dos restaurantes, colectividades e empresas de vinhos e promoção turística e desejaram que esta edição fosse um sucesso, pois isso seria positivo para a economia local. [Apresentaremos neste espaço post com o destaque que o evento merece]. Os vereadores foram informados de que a Câmara Municipal rescindiu o contrato de concessão com o restaurante da Falcoaria pois os pagamentos em dívida ascendem a 30.000 €. Referiu, entre outros, que os Serviços Municipais preparam o processo para o desenvolvimento do projecto que vai adaptar a antiga Escola da Avenida a Quartel da GNR, que se espera pelo arranque da obra de construção da extensão de saúde dos Foros de Salvaterra e que aguarda o agendamento de uma reunião com o ACES da Lezíria.
O vereador Helder Esménio (PS) iniciou as suas intervenções prestando informação sobre o teor da reunião que os autarcas socialistas tinham tido com a Srª Directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, precisamente sobre a problemática da saúde.


Aquele vereador socialista fez uma outra intervenção em que reportou algumas queixas de residentes no Bairro da Chésal em Salvaterra de Magos sobre o abandono da obra de pavimentação da zona das garagens, da falta de tratamento adequado de algumas áreas que se mantém em terra (e lama)  e recordou a proposta que já fizera no início do mandato para colocar sentidos únicos na circulação automóvel em alguns arruamentos na envolvência das Finanças e Conservatória em Salvaterra de Magos.


[O Sr. Vice-presidente respondeu que estava em processo de aquisição de sinais, entre eles muitos sentidos únicos, e que o B. da Chésal seria contemplado no processo de repavimentação de ruas que vai ser efectuado este ano. Finalmente!...]

O vereador socialista João Manuel Simões, em nome dos vereadores socialistas, manifestou o seu pesar pelo falecimento de Vitorino Santos, deu os parabéns à Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais pela edição deste ano do Carnaval e  saudou a Comissão de Festas em Honra de S. Miguel Arcanjo pela organização do Festival da Sopa e do Pão Caseiro.


O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) associou-se a estes votos de pesar e de congratulação pelo trabalho desenvolvido pelas colectividades e na intervenção subsequente falou das notícias que relatam a acusação do Ministério Público de que foi alvo a Presidente de Câmara e disse que a questão judicial seria dirimida no local próprio. Quis saber em que data do mandato anterior foi decidido pela Câmara lançar a obra e porque foram escolhidas aquelas duas ruas. Afirmou que se tratou de trabalhos em período eleitoral que beneficiaram uma freguesia e prejudicaram as restantes. Levantou dúvidas associadas ao pagamento tardio do IVA, uma vez que a facturação também não ocorreu quando os trabalhos foram concretizados. [Em resposta a Presidente de Câmara disse que na sua opinião não havia “falsificação de documentos”, que a obra fora feita e já estava paga e que quanto muito havia um “erro processual”. Terminou referindo que se fizeram obras em todas as freguesias. Nesta intervenção voltou a fazer um ataque à última gestão socialista da Câmara Municipal. Novidade/curiosidade foi, no entanto, a ideia que perpassou os presentes de que o vereador Jorge Burgal "poderia", pelo teor da sua argumentação, estar a abraçar uma ideia de candidatura independente às próximas autárquicas!...]

No período da Ordem do Dia os vereadores aprovaram a inclusão do saldo de gerência que transita do ano anterior para o orçamento deste ano, direccionando-o fundamentalmente para se fazerem os pluviais na zona central de Marinhais e para a rede viária municipal.  Por unanimidade decidiram apoiar com 6.700 € e 5.800 €, respectivamente, as actividades da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos e da Sociedade Filarmónica de Muge.  À Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais foram atribuídos 1.000 € e 5.000 € destinaram-se à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos para apoiar a aquisição de uma ambulância. Foram ainda aprovadas, entre outros, algumas isenções de taxas de licença especial de ruído, de ocupação de via pública, de recinto provisório e/ou improvisado relativas a iniciativas das nossas associações e comissões de festas.

RECOMEÇAM OS TREINOS DOS FORCADOS EM SALVATERRA


Os Forcados Amadores de Salvaterra de Magos tornaram público que no próximo domingo, dia 24 de Fevereiro, pelas 10 horas, vão realizar o 1º Treino da Temporada, na Praça de Touros de Salvaterra de Magos.


Resta-nos desejar ao Grupo de Forcados e ao Clube Taurino de Salvaterra de Magos, os maiores sucessos no arranque desta nova época taurina e que nos ajudem na divulgação e promoção do concelho de Salvaterra de Magos, das suas tradições, dos seus usos e costumes. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CRIAR (OU NÃO) UMA COMISSÃO DE UTENTES DA SAÚDE?!


Foi-nos dado conhecimento de que no próximo dia 1 de Março, pelas 21 horas, se vai realizar no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, uma reunião que tem na agenda a constituição da Comissão de Utentes da Saúde do concelho de Salvaterra de Magos.


O decréscimo de qualidade do serviço que vai sendo prestado aos nossos cidadãos pelo SNS, com a diminuição drástica do número de médicos que trabalham no concelho e a falta de uma solução a curto/médio prazo que nos permita acreditar que algo vai ser feito em prol de uma população que está a ser prejudicada em relação aos concelhos nossos vizinhos, parece ser uma das razões que justifica que os cidadãos se queiram reunir e organizar, tomando nas suas mãos alertar, denunciar e exigir ser melhor "tratados".
Julgo que este esforço deve ser entendido como complementar da acção dos autarcas e pode contribuir para se criar um reforço positivo. 


Declaração de Princípios da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Salvaterra de Magos (Projecto)

O direito à saúde é um direito civilizacional que se materializa através da promoção da saúde e pela equidade no acesso a cuidados de saúde que respondam efectivamente às necessidades de saúde da população.
É um direito e um dever reconhecido internacionalmente participar individual e coletivamente no planeamento e na execução dos cuidados de saúde.
No Concelho de Salvaterra de Magos muitos falam em nome dos utentes contudo, nós utentes, não temos tido uma participação organizada na defesa dos nossos direitos.
Assim, constituímos a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Salvaterra de Magos que tem como objectivos a representação e defesa no plano social e individual dos interesses e dos direitos dos utentes, a receber cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação, continuados e terminais, nomeadamente pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, impedindo a sua degradação e promovendo a melhoria da qualidade das suas prestações.
Somos uma comissão construída a partir dos utentes, independente do estado, dos interesses económicos, corporativos, políticos ou religiosos.

Temos como linhas de intervenção:

Tomar posição:
.De denúncia e combate às atuais políticas de saúde, preconizadas pelos grupos económicos, organizações internacionais, governo, administração da saúde e serviços de saúde;
.Para desenvolver a iniciativa de apresentação de propostas na defesa dos interesses dos utentes.
Representar os utentes:
.A todos os níveis dos órgãos de poder e da Administração da Saúde (Assembleia da República e do Governo, Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde, Sub-Regiões de Saúde, hospitais, centros de saúde e outros serviços de saúde;
.Junto dos órgãos dos serviços de saúde em que têm direito a participar (ex. conselhos consultivos dos centros de saúde, dos hospitais e comissões concelhias de saúde);
.Assim como, de acordo com a lei, em todas as situações em que os utentes devem ser ouvidos, designadamente quando houver alteração dos conteúdos dos cuidados de saúde prestados e quanto à sua qualidade.
Promover a iniciativa popular em torno da saúde, pela participação alargada e organizada dos utentes, constituindo um movimento social, com o apoio à constituição e dinamização de comissões de utentes por serviço de saúde e a sua intervenção articulada.
Promover o respeito pelos direitos individuais e colectivos dos utentes:
.No acesso aos cuidados de saúde;
.A cuidados de qualidade técnica e humanizados.
Representar e apoiar individualmente ou colectivamente os utentes face aos serviços de saúde:
.Colaborando na sua melhor utilização;
.Na apresentação de sugestões visando o melhoramento dos cuidados e reclamações ou queixas nos casos em que os direitos dos utentes não sejam respeitados.
Informar sobre:
Os direitos e os deveres dos utentes;
.O funcionamento dos serviços e do sistema de saúde;
.As experiências de participação e luta dos movimentos dos utentes dos serviços de saúde;
.Os objectivos e projetos dos interesses económicos e políticos que pretendem lesar os direitos e interesses dos utentes.

Avaliar as respostas dos serviços de saúde às necessidades sentidas pelos utentes.
Promover e defender a saúde em iniciativas autónomas ou em colaboração com os serviços de saúde ou/e com outras organizações.

Desenvolver actividades em colaboração e envolvendo diversas organizações sociais: associações de doentes crónicos e de deficientes, ligas dos amigos dos serviços de saúde, organizações dos profissionais de saúde (sindicais, ordens e associações profissionais, científicas e técnicas) sindicatos e outras organizações de trabalhadores. Mutualidades, cooperativas e IPSSs. Associações de reformados, pensionistas e idosos. Associações de estudantes e jovens. Associações populares de cultura e recreio, associações de pais, organizações científicas e culturais. Escolas, institutos, faculdades e centros de investigação que possam ser interessados em conhecer e estudar as necessidades de saúde e o sistema de saúde na perspectiva dos utentes.