domingo, 31 de março de 2013

VAI-SE FAZENDO A HISTÓRIA DO UNIVERSO


A minha geração é aquela que viu o homem ir à Lua (1969), e esse foi com efeito, como disse Neil Armstrong quando pisou o solo lunar, um gigantesco salto para a Humanidade.
De lá para cá, a velocidade com que tudo se desenvolve é extraordinária. Já existem estações espaciais, veículos que levam e trazem homens, cargas e equipamentos, robots que prescrutam Marte, telescópios com capacidades inimagináveis. A notícia que se reproduz é “apenas” a descrição de mais um passo!...


É a imagem mais detalhada de sempre do Universo tal como era apenas com 380 mil anos de idade e foi divulgada hoje pela Agência Espacial Europeia (ESA), organização a que Portugal pertence.
Este retrato foi construído a partir das últimas observações do telescópio espacial Planck da ESA e é um mapa da radiação cósmica de fundo, isto é, da radiação que ficou depois do Big Bang, o evento que deu origem ao Universo.
Mas este Universo primordial quase perfeito, uma espécie de sopa cósmica de protões, electrões e fotões a 2700 graus centígrados, faz algumas revelações que surpreenderam os cientistas, porque mudam as bases do conhecimento que até agora tínhamos dele.
A primeira é que as flutuações nas temperaturas da radiação cósmica de fundo a grande escala não coincidem com as previstas pelo chamado modelo standard de explicação do Universo, ou seja, os seus sinais não são tão fortes como os cientistas esperavam.
Estas flutuações levaram a que nas regiões mais quentes do Universo nascessem dezenas de milhões de anos depois as galáxias e as estrelas.

Afinal temperaturas não eram homogéneas

A segunda é que havia uma assimetria entre as temperaturas médias dos dois hemisférios do "ovo cósmico" que é o Universo. Esta conclusão contraria as previsões feitas pelo modelo standard de que o Universo seria basicamente semelhante e homogéneo em qualquer direção em que o observemos.
A terceira é que existia uma mancha fria numa parte do Universo que era muito maior do que se pensava.
Em todo o caso, para além destas anomalias os investigadores da ESA admitem que os dados do Planck estão basicamente de acordo com as suas espectativas de encontrarem um modelo mais simples do Universo.
Por fim, o Planck revela que o Universo tem 13,82 mil milhões de anos de idade e não os 13,7 mil milhões que a ciência estimava até agora. Tudo porque foi encontrado um novo valor para a constante de Hubble, que representa a taxa de expansão do Universo desde o Big Bang.
Como explica o diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain, as novas observações do telescópio espacial Planck "permitem uma compreensão da formação do Universo que é 20 vezes mais precisa do que antes". 
Entretanto, há dois cientistas portugueses envolvidos no estudo das observações do telescópio espacial Planck que levaram a todas estas conclusões: Graça Rocha, do Jet Propulsion Laboratory (Instituto de Tecnologia da Califórnia), e Luís Mendes, da Agência Espacial Europeia.

Ler mais:  http://expresso.sapo.pt/um-universo-quase-perfeito=f795362#ixzz2ODgUtKk1

FELIZ PÁSCOA


Um bom domingo para todos os leitores deste espaço, e que possam frui-lo na companhia de amigos e familiares, pois todas as datas são boas para cultivarmos a amizade e cimentarmos os laços que nos unem aos outros.
Das coisas melhores que levamos desta vida uma delas é, certamente, o tempo que passamos junto de amigos e entes queridos. Já há coisas a mais na vida que nos dividem e afastam uns dos outros!...

sábado, 30 de março de 2013

DEMASIADOS INCÊNDIOS FLORESTAIS


Num País, como os do Mediterrâneo, em que as condições não são particularmente favoráveis à produção agrícola e florestal, pois temos sérias limitações, quando comparados com os países do centro e norte europeu, no acesso à água, é crível aceitar que as condições climáticas favorecem a propagação e por vezes até a eclosão de incêndios florestais.
Ainda que não dispondo de dados rigorosos julgo poder afirmar que cerca de 30% do valor que a floresta poderia somar se perde em incêndios, o que diz muito sobre a importância de prevenirmos e termos comportamentos que evitem este flagelo.

Portugal foi o país do Mediterrâneo com o maior número de incêndios florestais e área ardida entre 2006 e 2010, indica um relatório da ONU publicado hoje por ocasião do Dia Internacional das Florestas.
O relatório “O Estado das Florestas do Mediterrâneo 2013” adianta que em Portugal, entre 2006 e 2010, arderam 344.710 hectares, dos quais 112.636 hectares correspondem a espaços florestais, significando que Portugal é o país que relata o maior número de fogos.
O documento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) sublinha igualmente que Portugal apresenta a maior área ardida em 2010 com 127.891 hectares.
“Apesar de Portugal ter tido o maior número de incêndios florestais e maior área ardida no Mediterrâneo, o tamanho médio de fogos foi relativamente baixo, possivelmente relacionado com as medidas de intervenção eficazes”, refere o relatório.
Segundo o documento, Portugal, Espanha, Grécia e Itália são os quatros países responsáveis por quase 80 por cento do total da área queimada entre 2006 e 2010 no mediterrâneo.
Porém, Portugal e Espanha foram os responsáveis por mais de 50 por cento do total da área ardida.
A FAO diz também que metade dos incêndios florestais em Portugal tem origem desconhecida e a outra metade divide-se em negligência ou acidental.
No entanto, alerta para a necessidade das regiões do Mediterrâneo melhorarem o conhecimento e a informação sobre as causas dos incêndios e realizarem mais investigações depois dos fogos, tal como a Comissão Europeia tinha sugerido em 2011.
A FAO refere ainda no relatório que o fogo é uma das causas da degradação florestal na região do Mediterrâneo.

UM EXEMPLO QUE VEM DA ARÁBIA


Faz uma semana que entrou em funcionamento aquela que é considerada a maior central fotovoltaica do mundo. Tal como é possível ler na notícia que seguidamente publicamos, os Emirados Árabes Unidos conseguem com este investimento energia suficiente para abastecer vinte mil habitações, poupando o planeta a um conjunto de emissões de CO2 correspondente á que resulta da circulação de 15.000 viaturas.
Temos esperança que se não forem razões ambientais a impo-lo, será certamente a escassez e o custo que as energias fósseis atingirão (petróleo, gás, etc), que nos “empurrará” para soluções energéticas bem menos penalizadoras para a Terra!...


Os Emirados Árabes Unidos (EAU), país rico em petróleo, entraram hoje para o grupo de produtores de energia solar com o início do funcionamento da maior central fotovoltaica no mundo.
A central, com uma capacidade de 100 megawatts e um custo de 600 milhões de dólares, permite fornecer energia a 20.000 casas. O seu parque solar é formado por grandes parabólicas de sensores espelhados, cobrindo uma superfície equivalente a 285 estádios de futebol.
O parque está instalado em pleno deserto de Madinat Zayed, na região ocidental do EAU, a cerca de 120 quilómetros a sudoeste de Abu-Dhabi, uma das regiões mais ensolaradas e quentes do mundo.
"Esta é a maior central fotovoltaica a trabalhar no mundo", disse o sultão al-Jaber, responsável da Masdar, firma encarregue do projecto que ambiciona prover sete por cento das necessidades energéticas a partir de fontes renováveis do do Emirado do Abu Dhabi.
"Hoje, Shams-1 é, a todos os níveis, a maior central do mundo que utiliza tecnologia fotovoltaica", sublinhou Santiago Seage, da espanhola Abengoa Solar, um dos três parceiros do projecto.
A árabe Masdar controla 60% do projecto, lançado em Julho de 2010, que inclui os franceses da Total e os espanhóis da Abengoa Solar que entre si partilham os restantes 40%.
Com a abertura de Shams-1, a Nasdar gera 10% da energia solar produzida no mundo, assegurou um responsável do projecto à AFP.
A empresa é responsável também por 68% das energias renováveis produzidas no Golfo Pérsico.
Os 192 colectores solares do parque de Shams-1 geram uma energia que evita a emissão de 175.000 toneladas de carbono por ano, o que equivale à retirada de circulação de 15.000 viaturas.
Lusa/SOL

sexta-feira, 29 de março de 2013

VIDEOVIGILÂNCIA, É (OU NÃO) SOLUÇÃO?!...


O concelho da Amadora conseguiu ver aprovado um sistema de videovigilância que inclui 61 câmaras e está orçado em 500.000 €, o qual visa conferir mais segurança aos locais onde a criminalidade é mais frequente.
A adopção deste tipo de soluções que visam desincentivar a ocorrência de comportamentos marginais é, no nosso entendimento, preferível à repressão, embora a verdadeira solução esteja sempre a montante, na formação e na educação de cada indivíduo e na criação de condições para que ele se possa realizar.
Contudo,  a sensação de insegurança e de impunidade sentida pelas populações é tão elevada que as soluções veiculadas pela notícia que seguidamente se reproduz, são cada vez mais encaradas como positivas. Se viermos a ter responsabilidades na condução dos destinos da autarquia vamos querer acompanhar a implementação deste projecto e de quais os resultados que se vão obter no terreno. Só depois tiraremos conclusões!...


O Ministério da Administração Interna (MAI) aprovou a instalação e utilização de um sistema de videovigilância no concelho da Amadora, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República. 
De acordo com o despacho, o projeto deve ser de "imediato executado e deve, no mais curto prazo, ser ativado em todas as componentes autorizadas".
Em 2010, o município da Amadora apresentou ao MAI um projeto para a instalação de 113 câmaras de vigilância nas zonas onde a criminalidade é mais frequente, mas a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) deu parecer negativo, alegando que o sistema é "altamente intrusivo".
Em 2011, o município reformulou o projeto para a instalação de 61 câmaras em quatro freguesias do município (Amadora, Falagueira, Damaia e Reboleira), nas zonas de maior circulação de pessoas entre as 20h e as 8h e onde existe maior risco de crimes.
Durante a apresentação do projeto, na ocasião, o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo (PS), adiantou que a aplicação deste sistema terá um custo ligeiramente abaixo do meio milhão de euros e tem como primeiro objetivo diminuir o sentimento de insegurança que "cada vez mais se faz sentir" no concelho.
De acordo com o despacho  - assinado a 18 de março pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda -, o projeto foi submetido à CNPD, que deu parecer positivo à instalação do sistema de videovigilância, considerando  que "as características técnicas gerais dos equipamentos a utilizar estão em conformidade com os requisitos previstos".


Ler mais:http://expresso.sapo.pt/luz-verde-a-introducao-de-videovigilancia-na-amadora=f796247#ixzz2OdcRlZqA

CONCELHO PRECISA DUMA ESTRATÉGIA CULTURAL


Sabemos todos que quando não há dinheiro os primeiros "cortes" incidem, regra geral, sobre a cultura e os seus agentes.
É precisamente num cenário de escassez de recursos que mais se justifica uma política cultural que dê primazia a iniciativas locais e, complementarmente, àquilo que de algum modo nos diferencia das iniciativas culturais que outros promovem.
"Fazer" cultura não é apenas "comprar" produtos acabados que outrem fez e divulgá-los no concelho. O caminho, no nosso entendimento, é antes captar entusiastas, voluntários, artistas e dirigentes, reuni-los em associações, de preferência já existentes, incentivar a aprendizagem, o trabalho nas diversas formas de expressão cultural e artística e, finalmente, ajudar na promoção dos seus "produtos" finais.


Acreditamos que para a economia e as comunidades locais, num concelho com fracos recursos financeiros e diminuto investimento na cultura, o mais importante é criar condições para o maior envolvimento das pessoas em projectos e em organizações de cariz cultural que promovam o teatro, a fotografia, a pintura, a escultura, a defesa do património, a que se deverão juntar os esforços que hoje já são feitos, designadamente na música, na etnografia e no folclore, entre outros.
Esta ideia de desenvolvimento cultural tem ainda a vantagem de poder ser inter-geracional, de alargar o número dos que fazem e dos que passarão a "consumir" cultura, ocupa tempos livres, contribui para a criação de raízes ao território municipal e cimenta as relações de vizinhança e de solidariedade.

quinta-feira, 28 de março de 2013

IMAGENS QUE NÃO DEVIAM SER PUBLICITADAS PELA CÂMARA


As imagens que vão ver constam do site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, mas era melhor que lá não estivessem, pois contrariam o que é exigido legalmente, em termos de normas de higiene e segurança. 
É óbvio que a autarquia tem necessidade (e o dever) de informar sobre o que vai fazendo em prol das populações mas, pelo menos até que consiga melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários, não devia contribuir, com esta difusão de imagens, para a publicitação de práticas inseguras.

O que a Câmara usa e divulga no seu site
O que devia ser usado

É desejável que os responsáveis autárquicos entendam que têm a seu cargo a segurança e o bem-estar daqueles que são os trabalhadores que vão sendo escalados para as diversas tarefas que a Câmara Municipal vai realizando. E isso está longe de ser garantido com o equipamento que as fotos mostram.

O que a Câmara usa e divulga no seu site
O que devia ser usado

Não é só ao nível dos andaimes que se colocam problemas de segurança, pois as fotos também evidenciam a escassez (ou falta de uso) de equipamentos de protecção individual (EPI) - capacetes, óculos de protecção, luvas, etc.

O que a Câmara "usa" e divulga no seu site
O que devia ser usado
O que a Câmara "usa" e divulga no seu site
 O que devia ser usado

Para além das quedas em altura e dos riscos resultantes da não utilização de equipamentos de protecção individual, também a abertura de valas, quando feitas incorrectamente, é perigosa. As valas devem ser entivadas (escuradas) ou, em alternativa, abertas em respeito pelos taludes naturais.

O que a Câmara "usa" e divulga no seu site
O que devia ser usado

Parece-nos também inusitado que a Câmara Municipal possa colocar no seu site a lavagem de um contentor de recolha de resíduos sólidos urbanos fazendo cair sobre a própria via pública as águas (e o lixo) provenientes da lavagem em causa. Seria pelo menos ambientalmente preferível que tal sucedesse em ambiente fechado dentro de um veículo apropriado ou em instalações municipais.


Não é possível do pé para a mão resolver todas estas questões, mas importa dar passos nesse sentido e, enquanto isso, ter mais critério na escolha das fotos, para que elas não possam evidenciar incumprimentos à legislação e às boas práticas de segurança no trabalho.

TEJO IMPÕE ALERTA AMARELO


Ontem à noite a Proteção Civil de Santarém activou o plano de emergência para cheias na bacia do Tejo e decretou alerta amarelo para a zona onde se podia verificar a subida dos caudais.
No comunicado distribuído pelo Comando Distrital (CDOS) a população das zonas ribeirinhas foi aconselhada a retirar das áreas habitualmente atingidas pelas cheias animais, equipamentos e veículos e a não atravessar de carro ou a pé estradas ou zonas alagadas. Todo o cuidado é pouco, nestas situações!...


A Proteção Civil de Santarém ativou, esta quarta-feira, o plano de emergência para cheias na bacia do Tejo. Foi decretado alerta amarelo para a região, mas não há habitações em risco.
As chuva dos últimos dias e as descargas das barragens espanholas e portuguesas fizeram com que as águas do Tejo e do Zêzere começassem a galgar as margens.
O parque de estacionamento ribeirinho de Constância, junto ao rio Zêzere, já se encontra parcialmente submerso e ficará totalmente coberto de água durante a madrugada. Ainda durante a noite, o cais de Tancos também ficará submerso, bem como a zona ribeirinha de Vila Nova da Barquinha.
A Proteção Civil de Santarém prevê ainda, que, durante a madrugada, a aldeia de Reguengos do Alviela fique isolada.

quarta-feira, 27 de março de 2013

SEM NECESSIDADE DE COMENTAR...


SALVATERRA DE MAGOS

Rua Padre Cruz (in facebook)
R. General Humberto Delgado
R. Mártires da Pátria
 B. Pinhal da Vila

GLÓRIA DO RIBATEJO

Av. Estados Unidos da América
Rua da Ribeira
Rua das Faias
 Rua das Sesmarias

MARINHAIS

 Rua do Grilo
 Rua de Macau
Rua da Olaria
 Rua Manuel Maria Brardo

Um breve olhar a três freguesias do concelho - longe de querer ser um levantamento exaustivo - é apenas a demonstração de que no futuro vai ser necessário cuidar todos os dias, no dia-a-dia, da rede viária e não fazer isso somente por altura das campanhas eleitorais.
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos não deve usar os dinheiros que são públicos "apenas" quando convém promover a candidatura autárquica do BE, deixando, enquanto isso, as pessoas caminhar anos a fio sobre buracos!...

MÚSICA A RODOS


A música volta a ser o tema das "Sextas da Cabana", desta vez o enfoque vai estar no flamengo, nas mornas e salsa, na bossa nova, jazz e no blues. Quem, como nós, se sentir atraído por esta panóplia de oferta musical pode, no dia 5 de Abril, deslocar-se a Salvaterra de Magos..


Os músicos convidados são José Machado (violino), Joaquim Roberto (baixo, piano e órgão) e Francisco Fernandes (percussão).

terça-feira, 26 de março de 2013

EURO MUDA DE ROSTO


Está a ser notícia a entrada em circulação de uma nova nota de 5€ a partir do próximo mês de Maio. A atual nota de 5€ manter-se-á em circulação simultaneamente com a nova por tempo ainda não definido.
Não haverá por agora, substituição de qualquer nota em circulação e crê-se que as restantes notas da série “Europa” vão ser lançadas ao longo dos próximos anos.
Esta segunda geração das notas de euro apresentam um reforço das medidas de segurança, informou o BCE: "A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente".
Para facilitar a identificação das notas por pessoas com relevante deficiência visual 

elas terão figurado, nas margens esquerda e direita da frente da nota, pequenas linhas impressas em relevo.



Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, os vereadores socialistas – João Manuel Simões e Hélder Manuel Esménio – mostraram-se preocupados com a entrada em circulação das novas notas de euro temendo que isso propicie a ocorrência de mais burlas, principalmente sobre os idosos. Disseram a propósito:
Tendo em atenção o significativo numero de burlas e fraudes que têm sido praticadas ultimamente, em especial junto dos menos informados e mais vulneráveis dos nossos munícipes, como os mais idosos e os que vivem em locais mais isolados, tememos que a entrada desta nova nota em circulação possa dar azo a mais atos fraudulentos.
Sugerimos à Câmara Municipal que conjuntamente com as Juntas de Freguesia do concelho e com a GNR, elabore uma pequena informação escrita, que associada à realização de algumas sessões de esclarecimento e de intervenções na comunicação social local, possam preparar minimamente as pessoas, para lidarem com estas situações e até se possível conseguir deter os eventuais meliantes.” Ficou o apelo e deixamos aqui também o alerta!...

QUEIXAS QUE CONTINUAM A CHEGAR


Moradores da Vila Magos, a nova área urbana de Salvaterra de Magos, continuam a transmitir-nos as suas preocupações e a fazer-nos chegar queixas (e fotos) sobre o estado em que se encontram alguns passeios e outras infraestruturas públicas naquele Bairro, cujo desenvolvimento a crise que vivemos ajudou, infelizmente, a travar.


As ervas pelos passeios e faixas de rodagem, a par da vandalização dos armários da rede eléctrica e de outros equipamentos são exemplos que gostaríamos de ver erradicados do nosso concelho.


Os dejectos dos animais e os detritos espalhados por alguns terrenos são tristes testemunhos, que importaria remover, de um acampamento de etnia cigana que ali permaneceu durante algum tempo.