terça-feira, 30 de abril de 2013

O FALHANÇO DE MAIS UMA PROMESSA ELEITORAL


A notícia que seguidamente se publica corrobora de algum modo o que vimos dizendo desde 2009. A aquisição de um terreno em Muge – 10 há de terra por 1,1 milhões de euros – foi feito em período pré-eleitoral, na véspera das eleições autárquicas de 2009, para que a Câmara Municipal “desse a mão” à candidatura BE, pois esta estava a ser confrontada com os elevados números do desemprego e com a pouca capacidade municipal para atrair e fixar empresas.


Esta aquisição permitiu à autarquia colocar a placa que se figura onde é proclamado o “nascimento” de uma nova área industrial, precisamente ao lado da Zona Industrial de Vale de Lobos, em Muge, que se encontra semi-ocupada.
 Vamos pagar durante muitos anos o empréstimo bancário que foi contraído para adquirir este terreno, sem que lá venham a ser colocadas quaisquer infraestruturas. Se já tínhamos uma área industrial junto à via férrea, em Muge, teria sido bem mais útil ao concelho ter escolhido uma localização junto ao nó da auto-estrada A13, nos Foros de Salvaterra, até porque ela garante ligações para norte (A1), para sul (A2), para este/Espanha (A6) e para o Oeste (A10).
Só a falta de pensamento estratégico e o desmedido eleitoralismo da gestão BE – bem visível, também, no acumular de obras nos anos das eleições, trabalhos que deviam e podiam ter sido feitos mais cedo, ao longo dos mandatos – justificam a opção de comprar aquela terra, a um preço tão elevado, naquele local.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

CAMINHADA 1º DE MAIO


Amanhã, dia 1 de Maio, com concentração pelas 9.30 horas, diante da Casa do Benfica em Salvaterra de Magos, pode participar numa caminhada "Vamos mexer-nos por esta causa", a qual será precedida de uma aula de aeróbica.


A caminhada organizada pela Casa do Benfica terá uma extensão de 6 Km e as verbas conseguidas reverterão na íntegra a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Toda a informação disponível no cartaz do evento que de seguida se reproduz.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

MINISTÉRIO DA SAÚDE AVANÇA FINALMENTE COM A CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DOS FOROS DE SALVATERRA



O arranque das obras de construção das novas instalações do posto de saúde dos Foros de Salvaterra é uma boa notícia. O empreiteiro contratado pelo Ministério da Saúde pode finalmente avançar com a obra, cujo concurso tem mais de 2 anos.


Com efeito este concurso foi lançado pelo Ministério da Saúde ainda por altura da última governação socialista. A decisão de adjudicação dos trabalhos já foi tomada pelo actual Governo há mais de ano e meio, mas infelizmente os trabalhos não puderam arrancar por falta de visto do Tribunal de Contas. 



O Tribunal não autorizara o arranque dos trabalhos porque entendeu que não bastava declarar que a Câmara Municipal dava o terreno, era necessário ceder o terreno (em direito de superfície) à Administração Regional de Saúde (ARS). Infelizmente isso não estava tratado, como nos é dito num email que recebemos da ARS em Setembro do ano passado: “Aguardamos por isso a outorga da Escritura de Cedência de Direito de Superfície, que ainda não se realizou pelo facto de ter sido necessário à Câmara Municipal, alterar o PDM”.



Não podemos deixar de aplaudir a ARS pelo início duma obra que todos ambicionamos e que - não fora tanto atraso na decisão do Governo de a fazer e nos procedimentos de cedência do terreno, a cargo da nossa Câmara Municipal - já deveria estar, há muito, ao serviço da população dos Foros de Salvaterra.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MARINHAIS REÚNE


A Assembleia de Freguesia de Marinhais reúne amanhã, dia 30 de Abril, pelas 21.30 horas, em sessão pública (ordinária), no edifício sede da Junta de Freguesia de Marinhais. Publicamos de seguida a Ordem de Trabalhos da reunião.

MUITO TEATRO NA GLÓRIA DO RIBATEJO


A Associação de Teatro Paulo Claro – Rapazes d’ Aldeia organiza para os próximos dias 3, 4 e 5 de Maio - 6ª feira, sábado e domingo - um Encontro de Teatro, que terá lugar no Salão da Casa do Povo da Glória do Ribatejo. 


O cartaz que seguidamente se publica dá pública nota dos horários e das peças que vão estar em cena.

domingo, 28 de abril de 2013

UM CRUZEIRO INVULGAR


Os pescadores avieiros têm fortes convicções religiosas. A religiosidade e a superstição das gentes do rio Tejo são tão naturais quanto óbvias. O perigo do “mar”, como eles insistem em chamar ao rio, e a incerteza de um regresso após cada “largada” tornam a vida vulnerável fazendo de cada pescador um devoto que procura na religião a proteção divina.
No que diz respeito à religião trazida, pelos ancestrais, da Praia da Vieira esta transformou-se, pois a coexistência com as populações autóctones veio favorecer mudanças estruturais nas suas práticas religiosas, mas mantém uma forte componente devocional.
O dia-a-dia perigoso dos pescadores avieiros é causador de uma necessidade interior que impele à invocação do divino, à assistência a procissões e romarias e a outras manifestações de fé. Para superar os desafios impostos e o medo, os pescadores avieiros fazem promessas que se materializam em capelas, imagens, pagelas, entre outras. Esta materialidade é testemunho de preces e tradições como a bênção das embarcações.
Neste ano de 2013, o projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional Imaterial e a Associação para a Promoção da Cultura Avieira, APCA, decidiram consagrar o 4º Congresso Nacional da Cultura Avieira, ao tema A religiosidade dos Avieiros, que integrará entre outras manifestações a bênção da bateira Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo, a consagração e a coroação da imagem de Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo e o 1º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo.
O 1º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo irá concretizar-se na forma de um cortejo religioso fluvial, em 8 etapas, realizado solenemente pelo rio Tejo, desde Constância até Trafaria, em que as embarcações tradicionais taganas transportam imagens de santos da devoção dos pescadores de cada comunidade representada, e será encabeçado pela bateira N.
Srª dos Avieiros e do Tejo que transportará a imagem de N. Srª dos Avieiros e do Tejo. Com esta apresentação, convidam-se todos os que queiram aderir a esta manifestação religiosa a inscrever-se no Cruzeiro. A data limite de inscrição é o dia 30 de Abril.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

O projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional Imaterial e a Associação para a Promoção da Cultura Avieira, APCA, vão dedicar o quarto Congresso Nacional da Cultura Avieira ao tema “A religiosidade dos Avieiros”.
A iniciativa integrará, entre outras manifestações, a bênção da bateira Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo, a consagração e a coroação da imagem de Nª Sr.ª dos Avieiros e do Tejo e o 1º Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo.
Este cruzeiro fluvial, dividido em 8 etapas, será realizado entre os dias 25 de maio e 1 de junho, pelo rio Tejo, desde Constância até à Trafaria, com as embarcações tradicionais taganas a transportarem imagens de santos da devoção dos pescadores de cada comunidade representada. O cortejo será encabeçado pela bateira N. Srª dos Avieiros e do Tejo que transportará a imagem de Nossa Senhora.
Os interessados podem fazer a sua inscrição através do email ipsavieiros@gmail.com até 30 de abril.