sexta-feira, 31 de maio de 2013

UM OLHAR DA IMPRENSA REGIONAL


O tema da política desportiva do concelho de Salvaterra de Magos já foi por mais de uma vez debatido neste espaço, ele é apenas um dos vários exemplos que reflectem a falta de pensamento estratégico, a subalternização das associações desportivas e dos jovens praticantes a uma estratégia partidária, o jogo de interesses políticos em vez da primazia aos interesses das crianças e jovens do concelho.
A maioria que nos governa há 16 anos entendeu que na sua estratégia de manutenção do Poder era vantajoso construir um Complexo Desportivo Municipal em vez de, com o mesmo dinheiro, apoiar as colectividades desportivas que captavam jovens para a prática desportiva nas diferentes freguesias do concelho.
O resultado é avassalador. Construiu-se um estádio municipal, mas este projecto megalómano prejudicou o Grupo Desportivo de Marinhais, o Clube Desportivo Salvaterrense e o Grupo Desportivo Forense. O dispêndio daquelas verbas teria permitido colocar um sintético em cada freguesia, beneficiando ainda, se fosse esse o entendimento na altura, o Grupo Desportivo do Granho e a Casa do Povo de Muge, o que teria permitido captar mais jovens para a prática desportiva.
Duas das notícias que de seguida se publicam são ainda o resultado da falta de planeamento e de uma estratégia do BE que lidera a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, cujo principal interesse é perpetuar-se no Poder, daí estes erros de cálculo que a TODOS afecta. 
Uma das preocupações dos autarcas deve ser garantir que existe uma certa coesão entre freguesias, não devemos deixar ninguém para trás, mesmo quando falamos em equipamentos desportivos. Não pode haver populações de 1ª e outras de 2ª. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, agora é desejável ir estendendo o desenvolvimento a todo o território do Município. 

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Um outro tema que tem sido notícia e que parece solucionado é a divergência entre dirigentes  do Rancho da Várzea Fresca, matéria que terá chegado ao fim depois de decidida pelo Tribunal. O que se deseja, até porque é bem difícil encontrar pessoas disponíveis para gerir as associações, é que este tipo de disputas não tenham lugar, pois elas só afastam os cidadãos que deixam de se envolver em causas de interesse público, como é o caso.

 NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

VENDA SOLIDÁRIA EM SALVATERRA


Amanhã, dia 1 de Junho, a partir das 10 horas, as Mosqueteiras de Salvaterra - e a congénere de Benavente - vão ter no Jardim da Praça da República, diante do edifício da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, uma venda solidária de roupas e de bijutarias, sendo as verbas obtidas a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Uma iniciativa meritória que cada um de nós, na medida do possível, deve acarinhar. 

ESCOLA PROFISSIONAL EM MOSTRA DE CIÊNCIA


Destaque merecido para a Escola Profissional de Salvaterra de Magos que com estes trabalhos evidencia, de algum modo, a qualidade da oferta formativa que proporciona aos jovens que optam por este estabelecimento de ensino. Ainda que não citado na notícia que abaixo se reproduz, um dos cursos que mais notoriedade tem dado à escola, pelos prémios que consegue e pelas participações internacionais que assegura, é o de hotelaria.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) vai estar representada com três projetos na mostra nacional de ciência, que decorre entre os dias 30 de maio e 1 de junho no Museu da Eletricidade, em Lisboa.
Foram selecionados projetos um projeto do curso de comunicação, outro do curso de contabilidade, e o projeto "Cadeira de Rodas Elétrica Universal" (CREU), da autoria de André Pina, Carlos Gonçalves e Rafaela Monteiro, alunos do curso de eletrónica da EPSM.
Este último trabalho já foi também apresentado no 21º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2013.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A DROGA CONTINUA A MATAR OS NOSSOS JOVENS


Continuam a morrer anualmente milhares de jovens em resultado do consumo excessivo de drogas ilícitas. A rentabilidade do “negócio” continua a ser o móbil do tráfico que as autoridades policiais tentam combater por via da apreensão de algumas toneladas de drogas das muitas mais que estão em circulação.
O que na verdade vamos constatando é que de um modo geral o consumo de mantém, talvez atingindo menos dos nossos jovens, e as acções policiais têm, na minha opinião, seguramente pouco informada, efeitos contraditórios. Se por um lado mantém a ideia de que o consumo e o tráfico são atitudes socialmente e/ou judicialmente condenáveis, a verdade é que também contribuem para o aumento dos preços, pois a oferta diminui. Esse adicional de custo que os dependentes dessas substâncias têm de conseguir, acaba por estar directamente relacionado com o número de assaltos e de furtos que atingem as pessoas e os seus bens.

Acredito, de há muitos anos a esta parte, que haveria toda a vantagem em a Europa no seu conjunto encontrar uma nova forma de abordagem a esta problemática, que contribuísse de modo mais eficaz para a sua erradicação. Recordo muitas vezes o que sucedeu nos Estados Unidos da América com a entrada em vigor da Lei Seca – os negócios que mais floresciam eram o da produção e comercialização de álcool. Não sei se a legalização do consumo das drogas leves é um caminho, mas é preciso fazer mais alguma coisa, pelo menos enquanto os nossos jovens caem que nem tordos


O consumo de droga é uma das principais causas de morte entre os jovens na Europa, refere o Relatório Europeu sobre Drogas 2013, hoje divulgado em Lisboa pela agência europeia de informação sobre este problema(EMCDDA).
Segundo o documento, a taxa de mortalidade – provocada diretamente pelo consumo de droga, através de ‘overdoses’, ou indiretamente, por doenças várias, sobretudo infectocontagiosas, e acidentes, violência e suicídio - ronda os 1 a 2 por cento (%) por ano.
Os últimos dados compilados pelo EMCDDA (OEDT- Observatório Europeu da Droga e Toxicodendência na anterior designação em português) apontam para uma descida do número de mortes por ‘overdose’, registando-se, ainda assim, 6.500 casos.
A canábis é a droga ilícita mais experimentada pelos estudantes europeus, embora esse consumo tenha diminuído ligeiramente em relação ao início do século XXI.
Mesmo assim, os especialistas estimam que 15,4 milhões de jovens europeus, entre os 15 e os 34 anos, tenham consumido canábis no último ano.
A canábis é, destacadamente, a droga mais apreendida na Europa, com cerca de 2.500 toneladas por ano, seguida da cocaína, que registou o dobro das apreensões notificadas para as anfetaminas e para a heroína.
Segundo o relatório, o número de apreensões de drogas ilícitas efetuadas na Europa atingiu, em 2011, um milhão, sendo que a tendência tem sido de crescimento substancial.
A maioria das apreensões foi comunicada pela Espanha (dois terços, devido à proximidade com Marrocos e ao seu substancial mercado interno) e pelo Reino Unido, mas a Bélgica e quatro países nórdicos também apresentaram números altos.
Já a heroína registou o menor número de apreensões da última década, ficando-se nas 6,1 toneladas, ou seja, cerca de metade do que foi apreendido em 2001.
“Esta descida pode explicar-se pelo aumento das apreensões realizadas entre 2002 e 2009 na Turquia, que, desde 2006, vem apreendendo esta droga em quantidades superiores às de todos os outros países em conjunto”, avança o Observatório para as Drogas e Toxicodependência, com desse em Lisboa.

Menos 50% de apreensões de cocaína

As apreensões de cocaína, cuja principal rota de tráfico para a Europa passa pela Península Ibérica, diminuíram quase 50% em relação a 2006, representando o equivalente a 62 toneladas em 2011.
No caso das anfetaminas, depois de um período de crescimento, o número de apreensões regressou aos valores de 2002, tendo sido reportadas, em 2011, 45 mil apreensões, ou seja, cerca de 6,5 mil toneladas.
Também em diminuição de oferta está o ecstasy, cujo fabrico na Europa terá atingido o nível máximo em 2000, ano em que foram desmantelados 50 laboratórios.
Em 2011, apenas cinco laboratórios foram desmantelados, o que “sugere uma diminuição da produção”, diz o relatório.
No entanto, alerta o Observatório Europeu, o mercado tem sido invadido por drogas novas, não controladas pelo direito internacional, muitas vezes rotuladas como ‘alimentos para plantas’.
Só no ano passado, adianta, os 27 Estados-membros, a Noruega, a Croácia e a Turquia [que integram o relatório de 2013] notificaram 73 novas substâncias psicoativas.
Os dados do relatório deixaram a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmström, “simultaneamente confiante e preocupada”.
Por um lado, as políticas de luta contra a droga e os níveis recorde de tratamento parecem estar a diminuir o consumo da heroína, da cocaína e da canábis em alguns países, o que também reduz a transmissão de VIH, elogiou a comissária.
“Mas estou também preocupada, pois um quarto dos adultos europeus — ou seja, 85 milhões de pessoas — já consumiu uma droga ilícita o que significa que o consumo de drogas na Europa se mantém elevado”, ressalvou.
A sua preocupação deve-se também ao facto de existir “um mercado de estimulantes cada vez mais complexo e uma oferta imparável de novas drogas, que são cada vez mais variadas”.
Questão também abordada pelo diretor do EMCDDA, Wolfgang Götz, que lembrou que o problema da droga está “em constante evolução”.
“A nova estratégia da UE de combate à droga para 2013-20 terá de lidar com um problema que se encontra num estado permanente de mudança e com um mercado fluído, dinâmico e em rápida evolução. Acredito que este relatório constitui um recurso valioso para responder aos desafios que se avizinham”, concluiu.

SAPO Saúde com Lusa

O NOSSO RIO


De um modo geral conhecemos todos a beleza associada ao Rio Tejo. A espectacularidade dos mouchões (ilhotas) onde muitas aves nidificam e a singularidade das suas margens onde surgem algumas aldeias avieiras.


A riqueza do Rio, a sua fauna e biodiversidade, os animais que pastam tranquilamente e até os passeios de barco foram já objecto de uma reportagem de uma web TV - a RED TV - que fez uma trabalho que merece ser visto e que está disponível no endereço que se indica de seguida. 


O espelho de água que ladeia o concelho de Salvaterra de Magos e, em particular, a Vala Real são locais de excelência para a prática de desportos náuticos de que é expoente máximo a canoagem, cuja escola é assumida pelo Clube Náutico de Salvaterra de Magos, com resultados muito positivos.


Para quem tenha possibilidade recomenda-se, como a reportagem televisiva evidencia, um passeio de barco. Serão algumas horas de fruição da natureza e de puro deleite.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PENSAR E PLANEAR PARA DESENVOLVER


A próxima governação da nossa Câmara Municipal vai ter de definir e assumir uma estratégia de modernização, de inovação e de desenvolvimento do concelho de Salvaterra de Magos, com um apoio (efectivo) aos empresários e às actividades económicas.
Para o efeito um dos passos é suscitarmos a colaboração interna e externa de técnicos e de associações sindicais e empresariais, juntar-lhes a experiência de outras entidades públicas e privadas, entre elas o IEFP, o Turismo de Portugal, a Direcção Regional de Agricultura e Florestas e a do Ambiente, as associações de protecção e as de promoção/valorização da natureza, etc e reuni-los num Fórum de Planeamento e Desenvolvimento Económico Sustentável, um espaço de reflexão e de debate, cujas recomendações ou conclusões poderão ser determinantes na ponderação que a Câmara Municipal venha a fazer sobre a estratégia a seguir.
O passo seguinte é coordenar a elaboração de um Plano Estratégico para o concelho de Salvaterra de Magos com pelo menos o horizonte temporal do próximo quadro comunitário de apoio (2020). Este Plano terá como 1ª etapa a realização de um diagnóstico sobre um concelho de características rurais que está paredes-meias com a Área Metropolitana de Lisboa. Segue-se a fixação de objectivos de desenvolvimento e a sua priorização, de modo a que possam ser alcançáveis.


O planeamento prossegue com o estabelecimento de eixos prioritários de desenvolvimento e os planos de acção que têm de levar em linha de conta o planeamento que existe e o que está em curso a nível regional. Entre eles estarão seguramente a valorização dos recursos naturais (agricultura, floresta, Rio, biodiversidade, ambiente, etc), a defesa do património histórico-cultural (o edificado, a Festa Brava, os usos e os costumes, as tradições, as festas de Verão, o folclore, a etnografia e o artesanato, entre outros), o incremento das actividades económicas e o robustecimento empresarial, tornando o nosso concelho mais apelativo à fixação de novas áreas de negócio, como forma de enfrentar o crescente número de desempregados que aqui residem (estamos com a pior taxa de desemprego do distrito de Santarém). Certamente que um dos eixos será, ainda, tornar mais atractivo viver no concelho de Salvaterra de Magos e isso só se conseguirá com uma adequada gestão urbanística, com infraestruturas e equipamentos que funcionem, com uma política cultural digna dessa designação, com a valorização do associativismo e do voluntariado, com uma governação autárquica que ponha em primeiro lugar as pessoas e as suas necessidades, que se importe e esteja presente, que cuide do dia-a-dia.

X ENCONTRO DE MOTAS ANTIGAS


O Núcleo Motantíqua de Marinhais vai levar a cabo, nos próximos dias 8 e 9 de Junho, em Marinhais, o X Encontro de Motas Antigas.


A Exposição das relíquias acontecerá no recinto das Festas em Marinhais a partir das 8 h da manhã de domingo, dia 9 de Junho, a que se seguirá um passeio pelo concelho. No local haverá ainda uma feira de peças e um serviço de bar.
Mas é na noite do dia anterior, sábado, 8 de Junho, a partir das 18 h, que se iniciam as comemorações do 10º aniversário do Núcleo Motantíqua de Marinhais. Porco no espeto, sardinhada, passeio nocturno pelas ruas de Marinhais e muita animação musical são algumas das razões que justificam uma visita ao local, até porque as entradas são gratuitas.

(clicar em cima da imagem para a visualizar melhor)

Muitos parabéns por mais um aniversário e votos sinceros para que tudo corra a contento duma organização  que divulga Marinhais e ajuda a promover o concelho de Salvaterra de Magos.

terça-feira, 28 de maio de 2013

FESTAS DO FORAL, DOS TOIROS E DO FANDANGO


Aproxima-se o arranque da época das Festas de Verão que vão envolver todas as freguesias do concelho de Salvaterra de Magos. Em todas elas vamos ter animação, música, dança, tradição, gastronomia e muito mais. As Festas são momentos lúdicos, de convívio e até de partilha, que ajudam a dinamizar a economia local e permitem evidenciar o trabalho que vai sendo feito ao longo do ano pelas associações e colectividades do concelho.


Como habitualmente a primeira é as Festas do Foral dos Toiros e do Fandango que acontecerá em Salvaterra de Magos entre os dias 8 e 16 de Junho, anunciando a Comissão de Festas - nas redes sociais - que o último peditório acontecerá no próximo fim-de-semana, dias 1 e 2 de Junho.


Publicamos de seguida o Programa das Festas onde destacamos - mantendo a tradição - que todos os dias haverá tasquinhas e bares a funcionar, assim como, entradas e largadas de toiros. Votos sinceros de que tudo corra bem e que o tempo ajude!...

CAMINHADA "MÃE GALINHA"


Sob o lema "Somos uma família" a Creche Mãe Galinha leva a cabo no próximo domingo, dia 2 de Junho,  uma caminhada, com 7 Km de extensão, com início previsto para as 9.30 horas e concentração dos participantes junto ao Centro de Bem-Estar Social de Marinhais, na imagem acima. 
Como pode ver no cartaz do evento que seguidamente se publica as inscrições poderão ser feitas naquela Creche ou no próprio dia.


Na medida em que lhe seja possível não deixe de participar e ajudar uma instituição que ao longo de muitos anos tem desenvolvido um trabalho a todos os títulos notável.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O BE SALVATERRA TENTA SALVAR A FACE


O BE Salvaterra veio a público – em reunião de Câmara e no seu site - acusando os autarcas PS de incompetência e de mentirem no que diz respeito ao caminho que propusemos para resistir e salvaguardar o maior número de freguesias que era possível.
Dizem aqueles autarcas bloquistas e a coordenadora local BE que o concelho de Salvaterra de Magos só perderia 2 freguesias, pois foi o que aconteceu a todos os outros concelhos que tinham, como nós, 6 freguesias.
Vamos provar, de novo, que aqueles autarcas bloquistas e a coordenadora local BE estão equivocados, estudaram mal a Lei, alguns são meras correias de transmissão do que o BE decide em Lisboa e nunca entenderam que o papel de um autarca responsável é cumprir a Lei, é lutar democraticamente contra as que lhe pareçam injustas, mas também é tentar minimizar os danos para as populações que resultem da aplicação destas. 
Um autarca não é um agente partidário, um autarca não pode aceitar que - em nome da “luta” - se possa perder mais freguesias do que aquelas que são estritamente impostas pela aplicação da Lei 22/2012 que extinguiu mais de um milhar de freguesias portuguesas. E foi isso que os autarcas socialistas fizeram em todo este processo - lutaram, assinaram, pediram, protestaram, manifestaram-se, mas também propuseram a criação de um “Plano B” - a pronúncia da nossa Assembleia Municipal -, para não serem confrontados com a perda de 3 freguesias quando estava ao seu alcance salvar mais uma.

Vamos então aos factos que visam responder à questão: A Lei dizia que perdíamos 2 ou 3 freguesias ?

Facto 1 – Reunião de Câmara de 15/02/2012 – Presidente de Câmara afirma: “(…) Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Marinhais e Salvaterra de Magos, que por aplicação dos critérios levarão à existência de apenas 2 freguesias (…) Prevê também uma redução de 25% nas restantes freguesias, que no caso do concelho, serão Muge e Granho. Pela Proposta de Lei estas duas freguesias serão agregadas (…)”.

(Os autarcas BE e a sua coordenadora local desmentem afinal esta afirmação)



Facto 2 – Parecer da Unidade Técnica da Assembleia da República – No ponto 1.4 do seu parecer a Unidade Técnica diz explicitamente: “(…) resulta que, no território do Município de Salvaterra de Magos, deverá alcançar-se uma redução global de 3 (três freguesias) (…)”.



(Os autarcas BE e a sua coordenadora local desmentiram a Presidente de Câmara e também querem esconder o que a Unidade Técnica escreveu no documento enviado à nossa Assembleia Municipal).

Facto 3 – O que sucedeu nos outros concelhos com 6 freguesias – Diz o BE que o Alandroal, Alcácer do Sal, Crato, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagoa, Lousã, Oliveira do Bairro, Ourique, Penela e Proença-a-Nova só perderam 2 freguesias, e conclui, ignorando os critérios definidos na Lei, que nós também “só” perderíamos 2 freguesias, pelo que não se “salvou” nenhuma. 
Diz o artigo 6 da lei 22/2012 que desaparecem metade das freguesias situadas em lugar urbano e 25% das outras (“rurais”).
a)    Os concelhos do Alandroal, Crato, Ourique e Penela não têm nenhuma freguesia “urbana” (ver Anexo II da Lei 2272012). Todas as 6 freguesias são “rurais”, ou seja, 6 freguesias X 25% = 1,5, arredondando perdem pela aplicação directa dos critérios da Lei, 2 freguesias e foi o que perderam;
b)    Os concelhos de Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lousã, Oliveira do Bairro, Proença-a-Nova e Lagoa têm 1 ou 2 freguesias “urbanas” e 5 ou 4 “rurais”. Ou seja, 1 ou 2 freguesias urbanas X 50% = 1, a que soma, 4 ou 5 freguesias “rurais” X 25% = 1. Todos perdem pela aplicação directa dos critérios da Lei 2 freguesias e foi o que perderam;
c)    O concelho de Salvaterra de Magos tem 4 freguesias “urbanas” e 2 “rurais”. Ou seja, 4 freguesias X 50% = 2 freguesias, a que soma 2 freguesias X 25% = 0,5, arredondando mais uma freguesia. Salvaterra de Magos – como sempre dissemos, tendo sido corroborados pela Presidente de Câmara e pela Unidade Técnica - perde pela aplicação directa dos critérios da Lei 3 freguesias, mas pela acção directa dos autarcas socialistas e a pronúncia da Assembleia Municipal "só" perdeu 2.

Do exposto resulta demonstrado que o BE volta a distorcer a verdade procurando salvar a face, num processo onde o que apenas soube propor foi um conjunto de não-caminhos que nada resolveram, entre eles a defesa da realização de um referendo local que o Tribunal Constitucional considerou ilegal. Foi a acção dos autarcas socialistas que permitiu minimizar “danos”, entre eles, manter 4 freguesias e não apenas 3.
A acção dos autarcas socialistas permitiu ainda ouvir os autarcas das Assembleias de Freguesia. Com essa auscultação evitou-se que pelo automatismo da Lei o Granho fosse unido a Muge e a Glória do Ribatejo pudesse ser unida a Marinhais. As Assembleias de Freguesia de Muge e Marinhais preferiram manter-se sem qualquer união, e assim ficaram, enquanto as Assembleias de Freguesia do Granho e da Glória do Ribatejo optaram pela união entre ambas as freguesias, opondo-se à junção pré-definida por aquele diploma legal.
A pronúncia da Assembleia Municipal tentou ainda, sem sucesso, evitar a união de Salvaterra de Magos e dos Foros de Salvaterra. Para contornar esta decisão da Unidade Técnica e da maioria PSD/CDS no Parlamento, os autarcas socialistas quiseram votar na Assembleia Municipal, por escrutínio secreto, se a sede desta União devia ir para Foros de Salvaterra, pois se nada disséssemos ela ficaria em Salvaterra de Magos. O Presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos (BE) pediu para que essa votação não fosse feita, a Presidente da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra (BE) calou, consentindo. O resultado é o seguinte:


Há ainda a possibilidade - criada pela (nova) Lei 11-A/2013 - de vir a corrigir esta decisão se tal for decidido pela Assembleia de Freguesia que resultar das próximas eleições autárquicas.
Por tudo o que aqui explicámos fica bem claro quem fala verdade e põe as populações e as freguesias à frente das “lutas” e dos interesses dos partidos. Vamos continuar a FAZER pelo concelho de Salvaterra de Magos.

IMAGENS DA CONSAGRAÇÃO E DO DISTRITAL

DISTRITAL DE MINI TRAMPOLIM

No passado sábado o Pavilhão Municipal em Salvaterra de Magos foi palco do campeonato distrital de mini-trampolim, uma organização conjunta da Associação de Ginástica de Santarém e do Clube de Trampolins de Salvaterra de Magos.


Evoluíram ainda durante a tarde os praticantes sub-6 anos e sub-8 anos - cangurus e saltitões - o que nos faz crer que a modalidade tem um longo futuro, tal a alegria e concentração com que os mais novos encaram esta sua prestação.

 
 

Foi com alguma nostalgia que assisti a esta competição, pois vieram-me à memória competições, resultados e destaques de há 7 ou 8 anos, e que vivi enquanto pai e dirigente durante mais de uma década. Parece-me que a modalidade continua bem entregue. Bem haja Prof. Carlos Matias e todos os que o vão ajudando a manter este projecto desportivo.

 

CAMPEÃO DISTRITAL DE FUTEBOL
Manuel Bolieiro, candidato socialista a Presidente da União das Freguesias de Salvaterra de Magos
 e Foros de Salvaterra, esteve presente apoiando o Clube Desportivo Salvaterrense onde o seu filho joga

Na manhã de ontem, no Complexo Desportivo Municipal de Marinhais, a equipa de iniciados do Clube Desportivo Salvaterrense (C.D.S.) teve a merecida consagração pelo título alcançado de campeão da 1ª divisão distrital.


O jogo de consagração desta equipa teve a cobertura do Correio da Manhã, jornal e TV, um sublinhado a todos os títulos merecido, pois o Salvaterrense ascende ao nacional de iniciados invicto.

 

O último jogo terminou empatado a uma bola com a Académica de Santarém e isso proporcionou a festa que as imagens seguintes procuram testemunhar.

 

Parabéns ao Paulo Andrade (Bia), ao Simão Caramelo (treinadores da equipa) e aos seus colaboradores, a todos os jovens (13 e 14 anos) e a seus pais e, ainda, a todos os que ajudaram a tornar possível este feito que valoriza, e muito, o trabalho de formação que é desenvolvido nas associações desportivas do nosso concelho. Um dia vai voltar a ser possível ao Clube Desportivo Salvaternse jogar em Salvaterra de Magos.