domingo, 30 de junho de 2013

JANTAR COM MEIO MILHAR DE PESSOAS


A adesão das pessoas a mais esta iniciativa de campanha da candidatura autárquica socialista à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que incorpora muitos cidadãos independentes, superou as expectativas mais optimistas, pois esgotou completamente a lotação do restaurante, como as imagens documentam.


Estiveram presentes meio milhar de pessoas que preencheram totalmente as salas e ainda tiveram de ser colocadas mesas no hall de entrada.

Helder Esménio na companhia de António Gameiro, líder da Federação do distrito de Santarém do PS

Reproduziremos, em post que publicaremos amanhã, a intervenção do candidato à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helder Esménio, que foi um dos muitos oradores que intervieram. 
João Manuel Simões (vereador, PS) iniciou o período de intervenções, seguindo-se-lhe Nuno Antão (líder da concelhia socialista). OS mandatários da candidatura Fátima Montemor e Mário Rui Santana foram os oradores seguintes e antecederam o candidato à presidência da Assembleia Municipal, Francisco Madelino. Antes do candidato à presidência da Câmara foi a vez de António Gameiro, deputado e líder distrital do PS. Fátima Gregório, Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais, que se recandidata ao lugar, abriu o período seguinte de intervenções, seguindo-se-lhe César Diogo, Presidente da Junta de Freguesia de Muge que será de novo o candidato socialista naquela freguesia. Vítor Monteiro e Carlos Teso, ocuparão, respectivamente, o 1º e o 2º lugares na lista candidata à União das freguesias de Glória do Ribatejo e do Granho, enquanto Manuel Bolieiro e São Serafim, por esta ordem, estarão nos dois primeiros lugares na lista que propomos à Assembleia da União de freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra.


Antes do início do jantar de confraternização, foram apresentados os membros que puderam estar presentes da Comissão de Juventude que apoia esta candidatura, estando este espaço de reflexão, de debate e de trabalho aberto a todos os jovens que queiram aderir bastando, para isso, que contactem um destes jovens ou um dos candidatos. 
Foi uma noite de muito apoio a esta candidatura que sensibilizou, sobremaneira, todos os que se candidatam.

UM OCEANO EM JÚPITER


Por baixo da calote gelada de Europa, uma das luas de Júpiter, existe um oceano de água salgada no estado líquido com 100 km de profundidade, que poderá ter formas de vida sustentadas pela luz infravermelha. Se  quiser saber mais leia a notícia que publicamos de seguida.


Rolando Cardenas, físico da Universidade Marta Abreu (Cuba), defende que podem existir bactérias no fundo do oceano debaixo da superfície gelada de Europa, satélite de Júpiter, alimentadas através da fotossíntese da luz infravermelha.
A tese da vida extraterrestre baseada na fotossíntese infravermelha surge num estudo publicado na revista de referência internacional "Astrophysics and Space Science", em que Rolando Cardenas é um dos autores.
O estudo explora o potencial que a vida baseada na fotossíntese, tal como a conhecemos, tem para existir em ambientes com grande carência de luz solar, baixa energia e presença de luz infravermelha. E há bactérias conhecidas na Terra que podem viver na ausência de luz solar.
Há cerca de oito anos, investigadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, descobriram um novo tipo de bactérias numa fonte hidrotermal, que precisa de luz para obter energia através de uma reação química com enxofre.
Só que estas bactérias foram encontradas a 2400 metros de profundidade no oceano Pacífico, ao largo da costa do México. Ora os fotões (partículas elementares) da luz solar não ultrapassam os 200 metros da coluna de água, profundidade a partir da qual são absorvidos.
Bactérias usam luz geotérmica para sobreviver
As bactérias acabam, assim, por usar a luz geotérmica das fontes hidrotermais para poderem sobreviver. E possuem uma estrutura semelhante a uma antena para capturarem a luz da forma mais eficiente.
"Quando tivemos conhecimento da existência de bactérias que usam a luz infravermelha na fotossíntese", conta Rolando Cardenas, "ficámos muito interessados em testar o potencial fotossintético com esta luz, porque é uma medida da capacidade da vida prosperar à volta das fontes hidrotermais".
 A equipa de Cardenas usou um modelo matemático para avaliar esse potencial e chegou à conclusão de que, mesmo com uma fotossíntese baseada na absorção de luz de maiores comprimentos de onda (menos energética), "as bactérias poderiam realizar a fotossíntese num ambiente semelhante em Europa ou noutros objetos planetários".
Estes organismos "usam as antenas para viver em condições extremas, onde a quantidade de luz é reduzida", reconhece entretanto Robert Blankenship, investigador da Universidade de Washington em St. Louis (EUA) , que esteve envolvido na descoberta de 2005.
Mas o cientista está mais cético do que Cardenas. "A quantidade de luz que sai das fontes hidrotermais, pelo menos aqui na Terra, é extremamente baixa" e a água à volta destas fontes "absorve, provavelmente, a maior parte da luz infravermelha disponível, sobrando muito pouca para os microrganismos que fazem a fotossíntese".

sábado, 29 de junho de 2013

IMAGENS DUMA AUDIÇÃO FINAL


Ontem à noite a Academia de Música Salvaterrense levou a cabo, no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos, a Audição Final de Ano dos seus alunos.


Assistiram a esta Audição algumas dezenas de pessoas, essencialmente familiares dos jovens músicos, que não lhes regatearam aplausos de incentivo.


As imagens são as que me foram possível obter, uma vez que em simultâneo decorria uma sessão da Assembleia Municipal. Do que consegui ainda ver e ouvir gostei. Mais satisfeito fiquei pelo entusiasmo e pelo empenho que os jovens colocavam em cada uma das actuações. Parabéns.

ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL


Os temas da ecologia, do ambiente, da sustentabilidade do planeta e até das fontes alternativas de energia não são uma “moda”, pois o que está em causa é demasiado sério, é a nossa sobrevivência, é a sobrevivência da espécie humana.


"Estamos numa corrida contra o tempo. Sabemos que, se continuarmos a depender dos combustíveis fósseis enfrentaremos um futuro de agravado pela poluição do ar e um clima cada vez mais inóspito. Está na altura de assumirmos a nossa responsabilidade coletiva e de nos comprometermos com o futuro que queremos apelando a quem toma as decisões políticas e financeiras e aproveitando esse tipo de poder (energia) para fazer a troca de energia limpa, renovável e sustentável acabando com a inércia do carvão, petróleo e gás ", afirmou Jim Leape, diretor-geral da WWF Internacional.
O lançamento da campanha da WWF aproveitou a data de 5 de junho que celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente como forma de iniciar a campanha e ao mesmo tempo chegar ao maior número de pessoas a nível local e global especialmente numa aposta online. A ação principal será a assinatura de um pedido de compromisso que os decisores políticos e financeiros devem assumir no sentido de aumentar os investimentos em energia renovável e à eliminação progressiva dos investimentos em carvão, petróleo e gás.
A petição, que pode ser encontrado na www.panda.org/seizeyourpower ou no site da wwf.pt e convida as instituições financeiras e governos em todo o mundo a agirem imediatamente, assumindo compromissos mais fortes para aumentar o financiamento às tecnologias e políticas renováveis e investindo diretamente mais dinheiro em energia sustentável alimentada por vento, água e sol.
Ontem, a campanha da WWF iniciou uma busca a grandes compromissos públicos de governos e instituições financeiras internacionais para que façam novos investimentos de pelo menos 40 mil milhões de dólares além de business-as-usual no setor de energia renovável. A campanha contará com a ação de mais de 20 países, onde a WWF tem como alvo as finanças públicas, fundos de pensão e fundos soberanos. Ao estabelecer um plano de negócios que movimente dinheiro novo em energia renovável, a campanha vai focar os riscos ambientais, sociais e económicos da dependência de energia poluente, como o carvão, o petróleo e o gás.
"Os mercados de energia incluem a força da especulação, que juntamente com a inércia institucional e a falta de informações precisas, incentivam a perversos interesses económicos e políticos. Está na hora de reformular o debate e expor os custos reais dos combustíveis fósseis e de dar oportunidade real ao setor de energia renovável.
A chamada para a ação que a WWF acaba de lançar hoje é um convite a cada gestor de investir no futuro que queremos - que é alimentado por energia limpa, renovável e sustentável ", disse Samantha Smith, líder da Iniciativa Global do Clima e Energia da WWF-International.
40.000 milhões de dólares americanos são apenas o começo do montante adicional do investimento que é necessário, a WWF acredita que estes novos investimentos são um ponto de viragem fundamental na mudança de dinheiro gasto de forma arriscada em combustíveis fósseis para uma segura energia limpa e renovável.
Se o aumento dos níveis de CO2, ano após ano, continuar enquanto nós ignoramos a ciência, isto só vai significa que em breve as consequências serão drásticas e isto já nos próximos anos. "É preciso agir e investir o dinheiro agora em energia limpa e renovável para travar as alterações climáticas perigosas, para reduzir os riscos para a saúde humana trazidos pelos combustíveis fósseis sujos, acelerando a entrada da nova energia, e para salvaguardar o nosso futuro coletivo", concluiu Smith.

ANTÁRCTIDA, BUSCA DE CONSENSO


A notícia que abaixo se reproduz é um factor de esperança na preservação de um dos mais importantes ecossistemas marinhos do Mundo – a Antárctida. Vamos ter de esperar para ver se é alcançado o (desejado) consenso entre as nações com maiores responsabilidades no planeta.


Um extraordinário evento para o mundo da conservação marinha vai acontecer no próximo mês, na Alemanha. O resultado pode levar à criação das duas maiores áreas de oceano protegidas do planeta que proibiriam a pesca em mais de 1,5 milhões de Km2 em torno da Antárctida.
As áreas em questão – o Mar de Ross e as áreas costeiras do leste da Antárctida – estão praticamente intocadas pela mão humana e servem de lar a milhares de espécies marinhas. Entre as duas áreas existe cerca de um milhão de casais de pinguins de Adélia, mais de 12 espécies de baleia, mais de um terço da população mundial de pinguins imperador, krill e peixes em abundância.
O cenário é uma reunião especial da Commission for the Conservation of Antarctic Marine Living Resources (CCAMLR), um grupo com uma adesão de 24 países, para além da União Europeia. Entre os membros estão a Austrália, a Nova Zelândia, os Estados Unidos, o Reino Unido, a Rússia, a China e a Noruega. A maioria tem interesses na região ligados à pesca ou à investigação científica – ou a ambos.
Esta é apenas a segunda vez que ocorre uma reunião convocada pelo grupo – a primeira foi em 1986. Para este encontro – a acontecer entre 11 e 17 de Julho – existem duas propostas para criar as chamadas Áreas Marinhas Protegidas (MPA), nas quais são permitidos diferentes graus de actividade, desde a pesca ao turismo.
Uma das propostas vem da Austrália e da União Europeia e consiste na criação de sete áreas marinhas na Antárctida Oriental, cobrindo um total de 1,63 milhões de Km2. A outra proposta parte dos EUA e da Nova Zelândia e consiste numa única MPA no Mar de Ross com cerca de 2,3 milhões de Km2.
A CCAMLR foi formada em 1982, devido às preocupações a respeito da pesca não regulamentada de krill – uma pequena espécie semelhante a camarão que serve de espinha dorsal à rede alimentar de inúmeras espécies marinhas da Antárctida.
Segundo o The Guardian, o grupo só aprova medidas de conservação se houver consenso – o que significa que, se um membro for contra a proposta, então ela não segue adiante. Certo é que o Oceano Antárctico contém alguns dos ecossistemas marinhos mais intactos do planeta e que eles merecem ser protegidos

sexta-feira, 28 de junho de 2013

É JÁ AMANHÃ O JANTAR DE APRESENTAÇÃO DA NOSSA CANDIDATURA AUTÁRQUICA

Parte da equipa candidata à CMSM - Helder Esménio, João "Benavente", Lena Neves, Paulo Cação e Nélia Gaspar

Amanhã, pelas 20 horas, a candidatura autárquica socialista reúne centenas de pessoas num jantar em Marinhais onde - antes de iniciar a apresentação dos seus candidatos freguesia a freguesia - tornará público as suas escolhas para liderar as equipas às juntas e assembleias de freguesia.


Neste convívio a candidatura, que integra muitos cidadãos independentes do nosso concelho, vai aproveitar para dar a conhecer o Secretariado da Comissão de Juventude, cuja actividade tem ajudado muito nas etapas de campanha já percorridas. 
Os jovens serão fundamentais no estabelecimento das linhas programáticas que nortearão a nossa acção municipal, no caso de virmos a merecer a confiança maioritária da população do concelho de Salvaterra de Magos.
O candidato à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helder Esménio, vai aproveitar a ocasião para reiterar os compromissos políticos já assumidos publicamente e para evidenciar o mérito e o cuidado com que foram elaboradas as listas candidatas aos diferentes órgãos autárquicos, as quais são o garante duma mudança que se quer tranquila, mas muito empenhada e determinada em fazer, em fazer por todos nós.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

ACADEMIA DE MÚSICA SALVATERRENSE, AUDIÇÃO FINAL


A Academia de Música Salvaterrense assegura diariamente o ensino da música em Salvaterra de Magos e utiliza para o efeito o 1º andar do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da vila sede do concelho. 


Está aprazado para hoje, dia 28 de Junho, pelas 21.30 horas, no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos, a audição final de ano, onde podemos constatar a evolução que os alunos lograram atingir ao longo do seu processo de aprendizagem.


O serão vai ser preenchido com a actuação de muitos dos nossos jovens pelo que se recomenda, a quem possa estar, vá hoje à noite ao Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A VOZ DE MARINHAIS


Em 9 de Julho de 1985, marinhais foi elevada a vila, pelo que se assinala este ano a passagem do 28º aniversário sobre essa efeméride.


A Junta de Freguesia de Marinhais realizará no fim-de-semana seguinte um conjunto de iniciativas que oportunamente serão tornadas públicas e que visam comemorar essa data. De entre elas destacamos a realização de um concurso para escolher A melhor Voz de Marinhais, evento que se realizará no dia 13 de Julho (sábado) no recinto das Festas.


Todos os interessados em participar deverão inscrever-se, quanto antes, na Junta de Freguesia de Marinhais.

FESTIVAL DE FOLCLORE NO GRANHO


O Rancho Folclórico do Granho aprazou para o próximo sábado, dia 29 de Junho, a partir das 21.30 horas, o seu Festival de Folclore que já vai na 27ª edição. Publicamos de seguida o cartaz do evento onde consta o Programa do Festival e a identificação dos grupos convidados.


Desejamos os maiores sucessos ao grupo organizador, o Rancho Folclórico do Granho.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL A 28-06-2013


Vai ter lugar no Auditório do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala, amanhã, dia 28-06-2013, pelas 21 horas, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, cujos pontos na Ordem de Trabalhos são:

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CAIS DO ESCAROUPIM EM RISCO


Já fomos alertados há algum tempo para o assoreamento que está a acontecer junto ao cais do Escaroupim. Quisemos, no entanto, recolher fotos que comprovassem o que nos era transmitido pelas pessoas que ali vivem.


Desconheço, por ora, a razão que pode justificar o fenómeno. Disseram-nos que está um areeiro na outra margem, o que ocasiona que a água ali corra com maior velocidade fazendo com que do lado de cá ocorram maiores assoreamentos. Verifiquei, também, que pode haver outra explicação, é que a Ribeira de Muge desagua no Tejo a apenas algumas dezenas de metros de distância e isso pode também estar a ocasionar o depósito de areia naquele local.


O que é certo é que isto está a suceder e como não é feita qualquer manutenção a baixa da maré deixa os barcos a seco e isso está a afectar todo o investimento que ali foi feito e que queria dinamizar o turismo, a restauração, em suma, a economia local.


Sabemos que o barco da empresa Ollem, que costuma estar atracado em Valada, poucas vezes cá vem, porque depois não consegue chegar ao cais. A Promartur e o Rio-a-dentro, continuam a operar já com limitações, cada vez mais gravosas, pois as dificuldades para navegar crescem com o passar dos anos.


Sugerimos na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que urge uma intervenção que retire areia do rio, aproveitando a maré baixa, a qual poderá depois ser transportada e reaproveitada pelo Município, minorando um pouco o custo da intervenção.


É também muito importante, dissemos na mesma reunião, que se construam ou coloquem instalações sanitárias públicas junto ao Largo dos Avieiros, no Escaroupim. Se não for possível fazê-lo recorrendo a alvenaria de tijolo por razões de legislação urbanística, então que se opte por construção em madeira – como sucedeu com o restaurante e com as arrecadações dos pescadores - ou pela utilização de sanitários “amovíveis” do tipo dos que se usam em eventos festivos.

ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA

Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra

A Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra reúne, em sessão ordinária, na próxima 5ª feira, dia 27 de Junho de 2013, pelas 21 horas,  no edifício sede da Junta de Freguesia local. Publicamos de seguida a Ordem do Dia dessa reunião pública.


Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos

A Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos reúne, em sessão ordinária, na próxima 5ª feira, dia 27 de Junho de 2013, também às 21 horas,  no edifício sede da Junta de Freguesia local. Publicamos de seguida a Ordem do Dia dessa reunião pública.


Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo

A Assembleia de Freguesia da Glória do Ribatejo reúne, em sessão ordinária, também na próxima 5ª feira, dia 27 de Junho de 2013, pelas 21.30 horas,  no edifício sede da Junta de Freguesia local. Publicamos de seguida a Ordem do Dia dessa reunião pública.


Junta de Freguesia de Marinhais

A Assembleia de Freguesia de Marinhais reúne, em sessão ordinária, ainda na próxima 5ª feira, dia 27 de Junho de 2013, pelas 21.30 horas,  no edifício sede da Junta de Freguesia local. Publicamos de seguida a Ordem do Dia dessa reunião pública.

terça-feira, 25 de junho de 2013

UM RELATO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DA APRESENTAÇÃO DA NOSSA CANDIDATURA AUTÁRQUICA


Já tivemos o cuidado de reproduzir na íntegra - e neste espaço (vidé post do dia 17 de Junho de 2013) - a intervenção do candidato à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helder Esménio que integra, como independente, as listas do Partido Socialista.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Os que o desejarem poderão estar presentes no jantar de apresentação do Secretariado da Comissão de Juventude e também dos nossos candidatos às presidências das juntas de freguesia  que se realiza no sábado, dia 29 de Junho, a partir das 20 horas.