sábado, 18 de janeiro de 2014

PALAVRAS MAIS PROCURADAS NA WIKIPÉDIA EM 2013


A notícia que publicamos de seguida é apenas uma curiosidade, mas também revela o que um pouco por todo o lado vamos procurando conhecer e entender sobre o mundo que nos rodeia.
Os dados disponibilizados são, ainda, de algum modo, uma medida da curiosidade e/ou da ignorância humana.


Tal como é normal no final do ano as marcas apresentam os dados referentes aos seus serviços, procurando mostrar a utilização que tiveram e também mostrando as principais tendências que ocorreram.
Tal como as restantes, também a Wikipedia mostrou as principais palavras e termos mais viste no ano de 2013, mas de forma não oficial.


A Wikipedia não tem o hábito de anunciar estas métricas de utilização, mas desde há 2 anos que estes dados começaram a ser mostrados ao mundo, através da recolha de informação, feita por um engenheiro de software sueco.
Johan Gunnarsson mostra no seu site os termos e as palavras mais vistos pelos seus milhões de utilizadores, através da utilização nos dados da Wikipedia, que estão disponíveis em bruto e de livre acesso, e compilou-os para obter as estatísticas agora apresentadas.
Esta estatística acaba por mostrar as tendências que ocorreram durante o ano e quais os principais momentos que decorreram, levando a que as pessoas se preocupem em procurar mais informação sobre os seus intervenientes e as suas principais figuras.
A apresentação destas estatísticas é da Wikipédia de forma global, mas ao mesmo tempo consegue descer ao pormenor do país/idioma, facilitando assim a visualização dos termos de forma mais detalhada
Eis a lista dos 10 termos mais acedidos na língua Inglesa:



A lista completa, com os cem artigos mais acedidos pode ser consultada em: http://tools.wmflabs.org/wikitrends/2013.html#english.
As palavras que os internautas de língua portuguesa são bem diferentes das que os globais e de língua inglesa. Naturalmente que esta diferença existe, pois os assuntos e os interesses são diferentes e condicionados por outras realidades e eventos.
De notar que a lista de termos que apresentamos para o idioma Português englobam quer os utilizadores nacionais, os Brasileiros e outros que falem o idioma de Camões.
A lista dos artigos mais acedidos no idioma Português pode ser visto abaixo:


A lista completa, com os cem artigos mais acedidos na língua Portuguesa pode ser consultada em: http://tools.wmflabs.org/wikitrends/2013.html#portuguese
De notar que estes dados englobam todos os artigos escritos em Português (de Portugal e Brasil).
Tal como no ano passado, os termos não vão de certeza bater certos com os que os utilizadores nacionais mais usaram, mas deixa uma ideia precisa do que mais visto foi na Wikipedia.

Sem comentários:

Enviar um comentário