sábado, 1 de fevereiro de 2014

DIFICULDADES EM INSTALAÇÕES DESPORTIVAS


Clube Desportivo Salvaterrense, um projecto desportivo, da vila de Salvaterra de Magos, que já soma 89 anos de idade.


Infelizmente opções políticas anteriores que preferiram construir um Complexo Desportivo Municipal em vez de, com o mesmo montante financeiro, apoiar antes as colectividades desportivas a aplicar nos seus recintos desportivos um piso sintético. Se tal tivesse sido feito na altura teríamos hoje todas as crianças do concelho com possibilidade de acederem, nas mesmas condições, à prática do futebol. 
Essa decisão teve, infelizmente, outras consequências - a necessidade de deslocar equipas inteiras para o Complexo Desportivo, a perda de praticantes, a deslocalização dos jogos de futebol para fora da terra donde maioritariamente as crianças são oriundas, logo a perda de apoios, de espectadores, o distanciamento das populações, as crescentes dificuldades financeiras, o fim de muitas equipas seniores, etc. É de tudo isto, um pouco, de que se fala neste post!...

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM


Clube de Trampolins de Salvaterra um projecto desportivo que vem utilizando antigas instalações fabris (Metalmagos), propriedade da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.


Ao longo de cerca de 20 anos a colectividade tem treinado naquele local e viu recentemente ampliado o seu espaço de treino, com a Câmara Municipal a retirar do local um armazém e a preparar-se para remover outras oficinas que ainda ali se mantém. Para o efeito o Município realiza obras de adaptação da antiga Fábrica de Papel para onde vão sendo encaminhados aqueles serviços municipais.

"...muitos assobios para o lado de fora e chuva para o lado de dentro."

Surgiram, entretanto, na comunicação social e nas redes sociais notícias que iam dando conta da entrada de água no recinto desportivo, o que naturalmente prejudica o treino dos jovens e afecta sobremaneira os equipamentos desportivos. A solução do problema não é fácil, pois é onerosa!... Vai ser preciso reflectir qual o caminho a seguir.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

O Clube de Trampolins de Salvaterra de Magos (CTSM), emblema com grandes pergaminhos na formação de ginastas campeões nacionais e atletas olímpicos, está neste momento a braços com enormes dificuldades a nível das condições de treino.
A cobertura do pavilhão das antigas oficinas da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, espaço onde o clube tem o seu ginásio instalado, está bastante degradada e necessita de reparação urgente, mas o CTSM não tem capacidade financeira para suportar qualquer tipo de intervenção.
O facto do telhado de chapas de zinco não impedir a entrada da água da chuva tem provocado danos avultados nos equipamentos e aparelhos de ginástica, que são caros e, caso fiquem inutilizáveis, necessitam de ser substituídos.
"Sempre que chove, temos que andar a apanhar água no pavilhão. Metade do tempo do treino é gasta nisso, com o prejuízo de não podermos utilizar alguns equipamentos, caso o material esteja molhado", explicou à Rede Regional um dos responsáveis do CTSM, Carlos Matias, lamentando os constrangimentos que a situação está a provocar ao normal funcionamento do clube
Segundo o mesmo responsável, o ginásio, que arrancou em 1994, está bem apetrechado, permite ter cerca de 70 atletas a treinar ao mesmo tempo, e teria todas as condições para que o clube desenvolvesse o seu trabalho, à exceção desta situação.

"O nosso espaço é o único no país que tem fossa para trampolins, à exceção do centro de treino das seleções nacionais em Sangalhos, e tem sido procurado por dezenas de atletas de alta competição, inclusivamente estrangeiros, na preparação para mundiais e jogos olímpicos", frisa o responsável.
Contudo, "o orçamento do clube não nos permite sequer pensar em fazer qualquer intervenção na cobertura, seja apenas para remediar o telhado que já existe ou sonhar com um novo", explica Carlos Matias, sublinhando o esforço financeiro que o clube já suporta sempre que é necessário comprar novo equipamento para garantir os treinos.
Contactada pela Rede Regional, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, proprietária do espaço, diz-se atenta e disposta a ajudar.
"Estamos a inventariar a situação e a ver aquilo que é possível fazer, dentro das nossas possibilidades, uma vez que não temos nenhuma intervenção de fundo no pavilhão inscrita em orçamento", explica o presidente Hélder Esménio, que conhece bem o caso, visto ter sido presidente do CTSM durante vários anos.
O autarca recordou ainda que o problema com a infiltração de águas da chuva "não é novo e já vem de anos anteriores", e lamentou que a Câmara, na altura, "não tenha adotado as melhores soluções do ponto de vista técnico para o resolver".

Sem comentários:

Enviar um comentário