quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MAIS UM RANKING


A consultora Bloom Consulting desenvolveu um estudo que inclui a análise e uma classificação dos municípios portugueses tendo em conta a sua performance nas categorias de negócios (investimento), visitar (turismo) e viver (talento).


O Município de Salvaterra de Magos ocupa o 207º lugar entre 308 municípios portugueses, o que é o mesmo que dizer que estamos no último terço da classificação. 
A nossa classificação não é também brilhante, longe disso, no seio das Câmaras Municipais que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT). Santarém está em 45º lugar, Benavente em 105º lugar, Almeirim em 124º lugar, Coruche em 131º lugar, Rio Maior em 136º lugar, Cartaxo em 165º lugar, Azambuja em 189º lugar, Golegã em 231º lugar, Alpiarça em 251º lugar e a Chamusca em 277º lugar.
Neste trabalho a consultora considera que "a marca" de um País ou de uma região pode ser repartida em 6 objectivos essenciais (investimento, turismo, talento, orgulho, diplomacia e exportações), estas dimensões têm públicos-alvo distintos (investidores, turistas, mão-de-obra, cidadãos, público em geral e empresas) e cada público-alvo valoriza diferentes interesses que até podem ser incompatíveis entre si (vantagem, experiência, qualidade de vida, admiração, respeito e singularidade).
Como nem todos os 6 objectivos podem ser avaliados de forma idêntica a consultora entende que existem 3 que podem ser medidos de forma mais tangível, daí a opção por investimento, turismo e talento, cujos resultados atrás explicitei.
Esperemos que num futuro próximo seja possível, também neste particular, melhorar o nosso ranking.

Sem comentários:

Enviar um comentário