quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O MAIOR PROGRAMA DE SEMPRE DO MÊS DA ENGUIA


Na passada semana a Casa Cadaval em Muge voltou a ser o palco escolhido para a apresentação do Mês da Enguia, este ano a 18ª edição.


O destaque vai naturalmente para o facto de o número de restaurantes aderentes ter passado de 14 para 15, uma evolução positiva que se deseja venha a ter continuidade, pois todo este evento tem por fito o incremento da economia local.


O rancho Folclórico do Granho premiou todos os convidados com um breve apontamento musical que antecedeu a refeição oferecida pelos restaurantes e que recolheu muitos aplausos.


A qualidade da oferta gastronómica fica bem evidenciada nas fotos que de seguida se publicam. Um esforço dos nossos empresários que só pode merecer o nosso agradecimento e reconhecimento, afinal eles foram e são, todos os dias, embaixadores do muito que quem nos visite aqui pode encontrar.


A comunicação social que acorreu a esta cerimónia não deixou de sublinhar a extensão do Programa, onde não faltam o Carnaval de Marinhais, exposições de fotografia, pintura e do "comércio de antigamente", respectivamente, no centro de Interpretação, biblioteca municipal e Celeiro da Vala. 
O dia 16 de Março foi o dia escolhido pela TVI para aqui realizar em directo o programa "Somos Portugal", uma semana depois são os 12 Km de Salvaterra e uma peça de teatro da responsabilidade de Tó Zé Martinho. Já o dia 30 de Março foi a data escolhida para a Rota da Enguia (passeio pedestre) e para a Tourada do Tomate. 

(jornal O RIBATEJO)

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Mais do que um certame gastronómico espalhado pelos restaurantes do concelho, o mês da enguia de Salvaterra de Magos está de regresso entre os dias 1 e 31 de março com algumas novidades e o maior programa de animação de sempre.
Além de ter a "rainha do Tejo" em destaque nas ementas dos 15 restaurantes aderentes, mais um que na edição de 2013, o programa do certame engloba ainda uma feira de artesanato e produtos regionais, três exposições temáticas, bailes e corsos de carnaval, torneios e provas desportivas que vão desde o ténis ao judo, teatro e muita música ao longo de todos os dias, entre outras propostas que visam atrair visitantes ao concelho e promover o seu património histórico e natural.
A feira de artesanato e produtos regionais, que vai concentrar boa parte das atividades e dos espetáculos, realiza-se durante os fins-de-semana e dias de entrudo no pavilhão do Inatel de Salvaterra de Magos, onde estarão cerca de 60 stands de artesãos e instituições, distribuídos por 800 m2 de exposição.
Durante a conferência de imprensa que serviu para apresentar o festival gastronómico, Helder Esménio, o presidente da autarquia, enfatizou ainda a realização da X tourada do tomate (30 de Março), a 14ª edição dos 12Kms de Salvaterra de Magos (dia 23) e os festejos do carnaval na freguesia de Marinhais, que este ano vão ter um destaque especial pelo número gente que movimentam.
Segundo o autarca, o grande mérito do mês da enguia ter chegado à 18ª edição do mês da enguia "vai inteiramente para os restaurantes que têm contribuído, ano após ano, para o seu sucesso", e onde a rainha do Tejo é mesmo a rainha do paladar.
Neste capítulo, há uma novidade em relação aos anos anteriores: os restaurantes vão ser avaliados por um júri que não vai classificar e atribuir prémios à confeção dos pratos servidos, mas sim emitir pareceres técnicos para ajudar os proprietários a melhorar o serviço que prestam ao cliente.
O chefe de cozinha Luís Machado mantém-se como presidente do júri.

Falcoaria pode ser o "elemento diferenciador" do concelho
No que se refere à promoção turística e à atração de visitantes ao concelho de Salvaterra de Magos, a falcoaria e toda a história e tradição que está associada a esta arte medieval pode ser o "elemento diferenciador que permitirá promover a sua identidade própria".
A ideia foi deixada na conferência de imprensa pelo presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, que explicou que cada território tem que ter "algo único, algo que o distinga dos restantes, para atrair o turista moderno, que é muito mais exigente, culto e informado".
A falcoaria será o ponto de partida em Salvaterra de Magos, que Ceia da Silva caracterizou como "uma zona diferenciada que merece ser trabalhada do ponto de vista turístico, em articulação com os agentes locais".
"Associada à falcoaria, pode-se vender tudo o resto, seja a gastronomia, o património ou o próprio turismo equestre", exemplificou o responsável, que adiantou ainda que a entidade a que preside está a preparar uma linha de intervenção global a nível do rio Tejo enquanto produto turístico, e que o concelho de Salvaterra de Magos está incluído.

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