quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O SNS QUE NOS ABANDONA


O Ministério da Saúde parece ter voltado a esquecer o concelho de Salvaterra de Magos e a sub-região da Lezíria do Tejo, pois no último concurso aberto para o recrutamento de médicos nem sequer abriu vagas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria.


No nosso concelho faltam 6 médicos de família e metade da população não tem sequer qualquer clínico atribuído, o que torna ainda mais incompreensível a decisão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Por esta razão na reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, ontem realizada, propus a moção que de seguida transcrevo, e que foi unanimemente aprovada.

MOÇÃO - A saúde que nos negam. Esqueceram-se de nós!...

O concelho de Salvaterra de Magos tem actualmente 2 das suas extensões de saúde (Muge e o Granho) encerradas e tem apenas 1 médico(a) a servir a freguesia de Marinhais,  outro a servir os Foros de Salvaterra e um outro ao serviço das povoações de Glória do Ribatejo e Granho.
O concelho de Salvaterra de Magos tinha em 31 de Dezembro último, como reconhece a própria ARSLVT, metade da sua população sem médico de família (10.678 utentes), faltando 6 médicos de família.
Em reunião tida no passado dia 28 de Janeiro, entre o Sr. Secretário de estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa e o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, transpareceu a disponibilidade daquele governante  e do seu Ministério para tentar ajudar a minorar este problema.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos reunida em sessão ordinária no dia 19 de Fevereiro decide:
  1. Lamentar que poucos dias depois da ARSLVT reconhecer a falta de médicos e de o Sr. Secretário de Estado ter dito que iria ajudar o concelho de Salvaterra de Magos, é a própria ARSLVT que faz publicar na II séria do Diário da República, a 6 de Fevereiro, um conjunto de concursos para recrutar médicos, alguns de medicina geral e familiar, e nenhum concurso foi aberto para o ACES da Lezíria;
  2. Estranhar que naquele procedimento concursal se preveja a colocação de médicos na AML, no Oeste e no Médio tejo e não se tenha querido contribuir para diminuir o sofrimento dos utentes do SNS que residem na Lezíria;
  3. Pedir a ajuda do Sr. Ministro da Saúde para pôr cobro a este tratamento de desfavor a que, com estas opções, a ARSLVT tem votado o concelho de Salvaterra de Magos e a sub região do ACES da Lezíria;
  4. Enviar esta moção ao Sr. Ministro da Saúde, ao Sr. Secretário de estado Adjunto do Ministro da Saúde, ao Sr. Presidente do Conselho Directivo  da ARSLVT, à Srª Directora do ACES da Lezíria, aos grupos parlamentares na Assembleia da República,  ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal, aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, à Comissão de Utentes da Saúde do concelho de Salvaterra de Magos e aos órgãos de comunicação social.

Sem comentários:

Enviar um comentário