segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PENSAR E SENTIR O CONCELHO


No passado sábado a Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos organizou, na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, um fórum de debate de temas tão importantes como a saúde e as políticas sociais no nosso concelho e o seu enquadramento no todo nacional.

 

Caberá à Assembleia Municipal a divulgação das conclusões deste encontro, reproduzimos, no entanto, de seguida, o essencial da intervenção da vereadora Helena Neves na sessão de encerramento, onde procurou relatar o tipo de apoios sociais que o Município já hoje coloca ao serviço da sua população.

O Plano nacional de Saúde, 2012-2016 refere, e passo a citar: “A cidadania activa pressupõe que pessoas e organizações (famílias, comunidades, associações, empresas) assumam a responsabilidade de desenvolver a sociedade, através de acções como a participação pública e politica, o associativismo, o voluntariado e a filantropia”... “É responsabilidade das organizações o seu impacto global e equitativo, o desempenho, a capacidade de resposta às necessidades e expectativas, a promoção do envolvimento do cidadão e da sociedade civil, o seu desenvolvimento contínuo e criação do seu valor social (serviços, produtos, padrões de qualidade e de segurança)”.
O dia de hoje, foi um bom exemplo de responsabilidade social e cidadania, acções como esta são grandes contributos para a construção de sociedades mais activas e conscientes, e este é também o papel desempenhado, dia a dia,  por todas as instituições e entidades que estiveram hoje aqui representadas pelos diversos oradores que tivemos oportunidade de escutar, nomeadamente pelas IPSS do nosso concelho que consideramos guardas avançadas em todo este processo, pelo trabalho desempenhado diariamente no terreno.  Todas estas entidades e instituições, sem fins lucrativos e de solidariedade social, contribuem diariamente para a construção de uma sociedade mais justa e mais equilibrada, e tentam com o seu trabalho diminuir as consequências das crises financeira e social.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, consciente da sua responsabilidade social  apoia e desenvolve no domínio social, projectos e medidas de âmbito local de combate à pobreza e à exclusão social, promovendo a inclusão social e a protecção dos grupos mais vulneráveis.
A sua actuação assenta numa intervenção multidisciplinar e participada de forma a concertar esforços e rentabilizar recursos, envolvendo assim as instituições parceiras e os cidadãos na resolução dos seus problemas, procurando com e para eles, respostas integradas e céleres.
Para a realização dos objectivos traçados para a área social, a Câmara Municipal dinamiza inúmeros projectos e medidas, que permitem apoiar as pessoas, famílias e grupos que se encontram em situação de exclusão social. As Câmaras Municipais, pela proximidade que têm das pessoas e pelo conhecimento que têm da realidade local, devem promover medidas eficazes e rápidas para a resolução dos problemas sociais nos seus territórios

No âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, pela Câmara Municipal, nas áreas da ação social e educação, importa referir que no ano transacto, foram realizados 2503 atendimentos, os quais incidem mais concretamente nos seguintes assuntos: ação social escolar, bolsas de estudo ao ensino superior, habitação social, loja social, universidade sénior, banco local de voluntariado, centro local de apoio à integração de imigrantes e o apoio às escolas.

Na Educação          
A Câmara Municipal atribui subsídios aos Agrupamentos de Escolas para que os mesmos possam ser distribuídos por todos os estabelecimentos de ensino do pré escolar e 1º ciclo do ensino básico, para despesas com material didáctico, produtos de limpeza e expediente, toner para fotocopiadoras, manutenção de fotocopiadoras, tinteiros para impressora, assinatura da linha de telefone.

Auxílios Económicos atribuidos
Com o intuito de assegurar medidas de combate à exclusão social e de promoção à igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso escolar, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos atribui apoios socioeducativos aos alunos inseridos em agregados familiares cuja situação económica determina a necessidade de comparticipações para fazer face aos encargos com refeições, livros e outro material escolar.
 No âmbito da sua competência em matéria de ação social escolar, a Câmara Municipal apoia os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico integrados no escalão A através da comparticipação de 100% do valor dos manuais escolares, da atribuição de um kit de material escolar e da isenção do pagamento de refeições (este ano o nr. é de 300 crianças no escalão A)
Os alunos integrados no escalão B são apoiados na comparticipação de 50% do valor dos manuais escolares, atribuição de um kit de material escolar e comparticipação de 50% do valor de refeições (cerca de 200 crianças)
Na educação pré-escolar as crianças integradas no escalão A beneficiam de refeições gratuitas e as crianças integradas no escalão B beneficiam de refeições comparticipadas a 50%.

- Transportes Escolares
Num esforço alargado das suas competências em matéria de transporte escolar, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, atribuiu transporte escolar aos alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e secundário que residem a mais de 2,5 Km dos estabelecimentos de ensino, ainda que a legislação nacional defina essa obrigatoriedade a cima de 3 km ou 4 Km dos estabelecimentos de ensino, respectivamente, sem ou com refeitório.
Os transportes escolares são assegurados através de circuitos especiais (viaturas municipais), no caso da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico (transportamos cerca de 135 crianças) e através da rede de transportes colectivos, no caso do 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário/profissional (apoiamos cerca de 1.066 alunos).
Em termos de transporte escolar a Câmara Municipal apoia, ainda, as actividades desenvolvidas pelos estabelecimentos de ensino, designadamente: deslocação de alunos portadores de necessidades educativas especiais para as piscinas municipais e/ou visitas de estudo.

Serviço de Prolongamento de Horário:
O serviço de prolongamento de horário tem por objectivo apoiar as famílias que justifiquem a necessidade da permanência dos seus educandos antes e após a componente letiva do estabelecimento de ensino, tendo o horário de funcionamento: 08h00 às 09h00 e das 15h00/15h30m às 19h00.
O serviço de prolongamento de horário é comparticipado pelas famílias, sendo que o valor dessa comparticipação é determinado de forma proporcional ao rendimento do agregado familiar. De salientar que a Câmara Municipal aplica valores de comparticipação familiar inferiores ao previsto na legislação nacional, salvaguardando-se, desta forma, consideráveis benefícios para as famílias.
Estão a frequentar o serviço de componente de prolongamento de horário cerca de 137 crianças do ensino pré escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

Actividades de expressão físico-motora e expressão musical na educação pré-escolar
A Câmara Municipal proporciona a todas as crianças integradas nos Jardins de Infância da Rede Pública, actividades de expressão musical e actividades de expressão físico – motora, dinamizadas por técnicos com  formação específica.

Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior
Visando reduzir as desigualdades sociais que impedem, ou reduzem, as possibilidades de os alunos com carências socioeconómicas terem acesso ao ensino superior, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos atribui, anualmente, bolsas de estudo a alunos que pretendam iniciar ou prosseguir estudos ao nível do ensino superior. Este ano foi já decidido apoiar 30 alunos do ensino superior do nosso concelho.

CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes
 A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tem um protocolo com o Alto Comissariado Para a Imigração e Diálogo Intercultural, que permitiu a criação de um Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), que tem como principal missão contribuir para o acolhimento e integração dos imigrantes residentes no Concelho. Desde a sua abertura (Junho 2008), foram realizados 1150 atendimentos.

Banco Local de Voluntariado de Salvaterra de Magos
Com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da realização de actividades de interesse social e comunitário e promover a cidadania activa, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos criou o Banco Local de Voluntariado.
O Banco Local conta actualmente com cerca de 20 voluntários integrados em  diversas organizações/entidades.

Universidade Sénior
A Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, dinamiza e organiza regularmente actividades culturais, educativas, recreativas e de convívio para maiores de 50 anos.
Tem como objectivos promover, valorizar e integrar activamente as pessoas, fomentar a aprendizagem e evitar o isolamento.
Este projecto engloba cerca de 20 disciplinas assentes nas mais diversas áreas e conta com a colaboração de  15 voluntários  para ministrarem as aulas, Estando  inscritos 127 alunos.

Cartão Magos Sénior-65
É um cartão emitido pela Câmara Municipal, dirigido a todos os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, aos portadores de deficiência com incapacidade maior ou igual a 60% e aos reformados por invalidez que sejam recenseados e possuam residência permanente no Concelho. O Cartão permite obter descontos no comércio local, nas piscinas municipais, em actividades desportivas e na Universidade Sénior.

Actividades a realizar no mês de Outubro
Por forma a marcar o dia mundial do idoso, 1 de Outubro, a Câmara Municipal organizará várias actividades para a população sénior do concelho, lúdico recreativas,  desde actividades desportivas, a destacar caminhadas, aulas de ginástica, atelier de leitura, visitas guiadas, e acções de sensibilização sobre várias temáticas direccionadas para esta faixa etária.
Estas actividades  assumem um importante papel social junto da população idosa do nosso concelho, proporcionando momentos de convívio e animação, bem como a valorização pessoal e social de todos os participantes.  Pretendemos organizar este ano uma semana da Saúde e do Social.

Passeios de Idosos e Reformados
A Câmara Municipal levará a cabo nos meses de Julho, Agosto e Setembro, um passeio para todos os idosos e reformados do concelho, prevê-se a participação nesta iniciativa de cerca de 1300 idosos, número bem representativo da importância social desta iniciativa.

Convívios de Idosos e Reformados
O Convívio de Idosos e Reformados constitui um ponto de referência na agenda social do município e promove o convívio, a partilha e a confraternização dos Idosos do Concelho.
Anualmente a Câmara Municipal promove convívios que contam com a forte adesão da população sénior, participando cerca de 1.000 pessoas nos eventos.

Teleassistência
A Câmara Municipal assinou um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa para atribuição de uma bolsa de 10 equipamentos de teleassistência a idosos e dependentes em situação de carência sócio económica.

Projecto Sénior Activo – Aulas de Ginástica Sénior
Com este projecto a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, leva a efeito as aulas de Ginástica Sénior. Estas aulas gratuitas, decorrem em todas as freguesias do concelho e destinam-se aos munícipes residentes no concelho de Salvaterra de Magos, com mais de 50 anos de idade. Dinamiza também aulas de ginástica para os idosos integrados nas instituições de apoio à terceira idade (IPSS). Iremos, em breve, integrar nesta equipa, um psicólogo desportivo e uma técnica de fisioterapia, constituindo-se assim uma equipa multidisciplinar de apoio aos idosos na vertente da sua condição psicomotora e física.

Habitação Social
A Câmara Municipal tem cerca de 60 fogos de Habitação Social,. Para além do processo de atribuição e gestão dos fogos, os técnicos acompanham, em visitas regulares, as famílias residentes nos nossos bairros, não só prestando apoio psico-social, mas também com uma estratégia educativa, para  garantir hábitos saudáveis e a boas relações de vizinhança entre os moradores.

Campanha de Recolha de Brinquedos e Alimentos
A Câmara Municipal promove Campanhas de Recolha de Brinquedos, e de alimentos a favor das famílias carenciadas do nosso concelho.

Loja Social

Com o objectivo de atenuar as situações de pobreza que tendem a aumentar neste cenário de crise, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos em estreita colaboração com a sua rede de parceria criou a Loja Social. Trata-se de um projecto que envolve toda a sociedade civil e que tem vindo a provar  que somos um concelho solidário.
A Loja Social  já apoiou cerca  753 famílias em situação de carência económica e social (desde 2010), através da disponibilização de bens alimentares, produtos de higiene, vestuário, calçado, brinquedos e  mobiliário.

Trabalho Socialmente Útil
O Decreto-Lei nº 221/2012, de 12 Outubro  procedeu à avaliação do regime jurídico do Rendimento Social de Inserção (RSI), o qual prevê no âmbito das medidas de inserção, a realização de actividades socialmente úteis por parte dos titulares da prestação e dos membros do seu agregado familiar
A Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de actividades socialmente úteis com o Instituto da Segurança, IP/Centro Distrital de Santarém, para a integração de 10 beneficiários de Rendimento Social de Inserção, na Câmara Municipal.

Rede Social
A Rede Social do concelho de Salvaterra de Magos tem como objectivo a  articulação de esforços de todos os parceiros sociais com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social. A Câmara Municipal preside o Conselho Local de Ação Social, do qual fazem parte cerca de 40 parceiros e é a entidade dinamizadora do programa.

Importa ainda referir que atenta à situação de desemprego no nosso concelho,  a Câmara Municipal tem vindo a implementar uma política activa de integração de jovens  e desempregados em estágios profissionais. Desde o início do mandato, que ingressaram na Câmara Municipal, em estágio, 22 jovens/desempregados do nosso concelho. Iremos continuar a apostar na integração de estagiários, sendo nosso objectivo inserir até ao final do mandato uma centena de desempregados em estágio. Esta medida, acarreta um esforço financeiro para o município, contudo, consideramos que em primeiro lugar estão as pessoas e há que proporcionar às nossas famílias a possibilidade de conseguirem aumentar os seus rendimentos e assim contribuir para a melhoria das suas condições vida.


Estas são algumas das medidas implementadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, no âmbito da ação social, no entanto estamos bem conscientes de que só com a concertação de esforços dos diversos parceiros, será possível rentabilizar recursos humanos e materiais, definir novas estratégias com vista  à criação de medidas que possam responder  às necessidades das famílias em situação de pobreza e exclusão social.  Continuaremos atentos à necessidade de criação de novas estratégias e de ideias inovadoras, manteremos o foco no desenvolvimento de parcerias assentes num modelo de intervenção comum, por forma a evitar duplicações e desperdícios, contribuindo para o desenvolvimento social do nosso concelho e de criação de um concelho mais justo, mais equitativo e com maior consciência social. 

Sem comentários:

Enviar um comentário