quarta-feira, 19 de março de 2014

NO SÁBADO HÁ ENGUIAS (E SETAS) NA GLÓRIA DO RIBATEJO


 "Integrado na temática do mês da enguia e que entronca nos hábitos gastronómicos da charneca que se lhe podem associar. Estamos a falar do sarrabulho (típico da Glória) que era um prato feito à base de pão-de-milho, couve, azeite e alho e servia de refeição sem qualquer acompanhamento, ou então, com peixe ou carne. As papas de milho com água-mel eram uma alternativa que as mães encontravam para "encher a barriga" aos filhotes, ao mesmo tempo que os presenteavam com um miminho. A água-mel é um sucedâneo do mel que demora muitas horas a confecionar e tinha como objetivo aproveitar ao máximo o favo, sem desperdiçar nada. É uma delícia. Antigamente, as mães também deitavam um pouco de água-mel num prato e as crianças reuniam-se à volta dele, molhando o pão, o que substituía, por vezes, uma refeição.


A ilustrar o que se vai comer, contamos montar no próprio salão uma pequena exposição com os produtos, fotos ilustrativas, objetos e as receitas."


Esta é mais uma meritória iniciativa do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo que alia a gastronomia, à história e vivência das gentes glorianas.


A partir das 16 horas, o Pavilhão Desportivo Municipal da Glória do Ribatejo, é o palco escolhido pela Associação de Setas do Ribatejo e o Glória Motoclube para realizar a final da Taça do Ribatejo em Setas de Sisal, evento que também integra a programação do Mês da Enguia, 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário