domingo, 2 de março de 2014

O COMÉRCIO DE ANTIGAMENTE


Mais do que quaisquer palavras sobre a inauguração, na passada 6ª feira, da Exposição "Comércio de Antigamente - histórias e memórias" as imagens são absolutamente elucidativas.

 É melhor não falarmos do resultado final, desculpa João :)

Numa sala cheia, ao som do acordeão de Rúben e Ana Rita Lopes (Rancho da Casa do Povo de Salvaterra de Magos), foi possível recordar alguns dos mais famosos anúncios televisivos dos anos 60 - uma compilação de Mário Rui Morais Nunes - visitar e comprar no comércio local.
Não ouso dizer que comércio está mais bonito, dei-me bem pela taberna e comprei chocolates na mercearia. 
Neste evento vão estar 12 mercearias e mini-mercados do nosso concelho que resolveram ajudar-nos a tornar "vivo" este espaço. Aqui as pessoas vão poder aviar-se e se o desejarem fazer as suas doações para a Loja Social, ajudando famílias carenciadas do nosso concelho.
Os escuteiros de Salvaterra de Magos estiveram lindíssimos procurando replicar as roupas e os penteados da época.


As fotos não conseguem ilustrar o ambiente que se vive no Celeiro que se situa junto à Vala Real em Salvaterra de Magos. Só a sua visita permite avaliar o mérito desta iniciativa.
É impossível agradecer a todos os que partilharam os seus pertences, os haveres das suas famílias, as suas recordações, para com isso nos ajudarem a construir esta exposição. Temos muito orgulho dela e das nossas gentes. 
Muito obrigado a todos eles, aos funcionários que muito trabalharam para ela ser o que é, à Escola Profissional de Salvaterra de Magos e aos seus alunos que estiveram connosco e, em particular, ao merceeiro que aos sábados e domingos e até no dia de Carnaval nos vão brindar com a sua ajuda.
A exposição está aberta de 2ª f a 6ª f no horário de expediente da Câmara Municipal e aos sábados e domingos das 14 h ás 18 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário