sábado, 3 de maio de 2014

FOROS DE SALVATERRA E VÁRZEA FRESCA

(Assembleia Municipal de 29 de Abril de 2014)

Como aqui já noticiámos a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou com os votos favoráveis do Presidente e dos vereadores do PS e da CDU a aquisição de um terreno nos Foros de Salvaterra, com quase 5 ha (49.529,50 m2), por 250.000 €.
Como é sabido esta parcela de terreno inclui o Campo da Pedrinha onde hoje joga o Grupo Desportivo Forense (1 ha) e tem área para permitir lá erigir outros equipamentos desportivos, equipamentos de índole cultural e até - se fosse possível encontrar financiamento - um Centro Escolar que servisse as crianças dos Foros de Salvaterra e Várzea Fresca. A parcela de terreno tem ainda dimensão para incluir áreas arborizadas, de lazer e estacionamento.


Coube, entretanto, à Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, por proposta da Câmara Municipal, pronunciar-se sobre a aquisição do terreno recorrendo para o efeito a um financiamento bancário, pelo prazo de 10 anos. Os deputados municipais foram ainda informados que este executivo camarário (empossado a 18 de Outubro) - como consta das Contas aprovadas - liquidou em Dezembro do ano passado quase 450.000€ de empréstimos bancários, pelo que o endividamento municipal tendo por referência a data em que tomou posse não aumentará, antes pelo contrário.
Esta opção foi votada unanimemente, ao contrário do que sucedera na Câmara em que os vereadores BE e PSD/CDS se haviam abstido.
Abre-se assim para os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca, a não surgirem problemas administrativos ou jurídicos que impeçam a concretização da aquisição, uma janela de oportunidade em que o passo seguinte será projectar soluções técnicas que pouco a pouco - neste e em mandatos subsequentes, por estes ou outros autarcas - possam ser concretizadas.

1 comentário:

  1. Muito bem. Parabéns pela aquisição, pois já era tempo de se fazer alguma coisa pelos foreiros.

    ResponderEliminar