terça-feira, 17 de junho de 2014

VISITA AOS CONCHEIROS DE MUGE


No passado dia 10 de Junho a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organizou uma visita de autarcas e de alguma comunicação social às escavações em curso, pela Universidade do Algarve, no Concheiro do Cabeço da Amoreira, em Muge.


Liderados pelo Professor Nuno Bicho (na foto acima) estes trabalhos de investigação têm vindo a disponibilizar alguma informação sobre o homem e a vida naquele local há cerca de 8.000 anos.


Alguns metros mais abaixo, junto à Ribeira de Muge, a mesma equipa de arqueólogos escava e recolhe informação, estando na altura em que lá estivemos a ser recuperada aquilo que parecia ser uma peça de cerâmica, talvez um vaso.


O crescente envolvimento do Município neste projecto permitiu esta visita de estudo e já assegurou o enriquecimento da exposição que está no Museu do Rio em Salvaterra de Magos, pois foram ofertadas algumas peças obtidas nos trabalhos em curso que vão complementar aquele espólio museológico.


Talvez um dia, se for encontrado financiamento, se possa estabelecer em Muge um Museu e um Centro de Interpretação dos Concheiros e de todo o período Mesolítico, fazendo jus ao facto de aquela vila ser uma das mais referidas a nível europeu, quando se estuda aquele período da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário