quinta-feira, 14 de agosto de 2014

MAIS E... MAIS LIMPEZAS

Rio Tejo, concelho de Salvaterra de Magos

O executivo do Município de Salvaterra de Magos assume de modo decidido o seu compromisso eleitoral de cuidar, limpar e tentar preservar o nosso património natural, permitindo que a população possa fruir dele nos locais onde já o chegou a fazer há muitos e muitos anos.
Começámos, como aqui noticiámos oportunamente, por fazer algumas importantes intervenções na Praia Doce (Praia dos Tesos) e nas margens da Barragem de Magos (Várzea Fresca/Granho Novo) onde contámos com a ajuda das Juntas de Freguesia do concelho e de algumas pessoas que se disponibilizaram como voluntários.


O mítico Bico da Goiva, local onde a Vala Real desemboca no Rio Tejo, ficou durante décadas ao abandono, entregue a si próprio, e com isso cresceu um imenso silvado que não permitia a quem se deslocasse pelo valado daquela Vala, apesar de estar a poucas dezenas de metros, ver o Rio Tejo.


A intervenção que temos em curso neste local, limpando-o, preservando as árvores, colocando algum mobiliário, vai possibilitar recolocá-lo ao serviço da população, dos pescadores e de quem nos visite, assim todos ajudem a preservá-lo!...
Ainda próximo deste local, no valado do lado oposto, conhecido por Malagueiro, importa assinalar que a Câmara Municipal desmatou e limpou o caminho que margina a Vala Real e o Rio Tejo assegurando uma ligação viária (óptima para passeios pedestres e cicloturismo) ao Convento de Jericó e deste, de novo, até à vila de Salvaterra de Magos.


Ainda nas margens do Rio Tejo, uma das nossas riquezas naturais mais importantes, temos em curso a remoção de silvas, lixos e de muitos resíduos que foram sendo depositados em desrespeito pelo ambiente junto à Pinheiroca, pinheiro manso de grandes dimensões, que se situa a poucas centenas de metros da aldeia do Escaroupim. 
O esforço de asseio e conservação dos vários locais que ladeiam o Rio Tejo tem sido recompensado, pois este Verão vamos receber quase 1.500 seniores (idosos), provenientes do concelho de Santarém, que aqui vêm em excursões de autocarro para conhecer o nosso património e esta aldeia em particular.


A devolução às pessoas, destes "miradouros" naturais vai prosseguir oportunamente no Cais da Palhota, local onde existe a possibilidade de fazer chegar ao Rio algumas embarcações transportáveis por viatura automóvel.
Mas temos a plena consciência que a manutenção de todas estas áreas, e de outras que limparemos também, só será alcançável se as pessoas as usarem - correndo, passeando, pescando - e cuidarem delas como se fossem suas. Estamos a tentar!...

Sem comentários:

Enviar um comentário