segunda-feira, 31 de março de 2014

AS MARCHAS DESFILARAM NA FEIRA DE ARTESANATO


Ainda que sem imagens da prova de natação e da demonstração de judo que aconteceram no passado sábado, deixo algumas fotos da actuação da Marcha Coração do Ribatejo.


Os trajes e os arcos usados no desfile eram muito bonitos, o que faz crer que, este ano, esta Marcha vai ter muitos marchantes que já apresentam um nível de preparação digno de realce.


O acerto da actuação, e a emoção que colocaram no Desfile fez com que o numeroso público presente aplaudisse com entusiasmo esta Marcha e os seus padrinhos.


Por altura dos santos populares e das Festas do Foral vamos seguramente voltar a ter notícias do trabalho da Marcha Coração do Ribatejo.

A CHARNECA VEIO À LEZÍRIA

 Elias e Fino, dois bons amigos que o Mês da Enguia permitiu juntar

O último fim-de-semana da Feira de Artesanato e de Produtos Regionais iniciou-se com a actuação do Rancho Folclórico "As Janeiras" da Glória do Ribatejo.


Perante uma plateia animada e bem preenchida este rancho gloriano evoluiu no tabuado, mostrando os seus trajes, as suas danças e as suas canções que nos transportam para a primeira metade do século passado.


Vamos seguramente poder voltar a ver este Rancho Folclórico, se não for antes, por altura do seu tradicional Festival de Folclore. Parabéns e obrigado a todos eles.

domingo, 30 de março de 2014

TEATRO EM SALVATERRA


No passado fim-de-semana, no âmbito da programação do Mês da Enguia 2014, o excelente Auditório do Centro paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos, graciosamente cedido à Câmara Municipal, foi palco de uma divertida peça de teatro, a que acorreram centenas de pessoas que preencheram totalmente a lotação do espaço.


A peça protagonizada por Tó Zé Martinho foi recebida com muita alegria e mereceu o aplauso unânime de todos os que ali puderam estar.


Os que ali estiveram contribuíram ainda com 2 € para ajudar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos. Vem bem a propósito o adágio popular "Juntar o útil ao agradável".

sábado, 29 de março de 2014

TOURADA E ALGUMAS IMAGENS AVULSAS


Amanhã, pelas 17 horas, quase a terminar a programação do Mês da Enguia, edição de 2014, que julgo ultrapassou as expectativas de muita gente, Salvaterra de Magos vai receber a X Tourada do Tomate que, pela qualidade do cartel, promete trazer, mais uma vez, muita gente ao concelho de Salvaterra de Magos.


Todos aqueles que nos visitarem poderão contar com uma gastronomia de excelência e terão oportunidade de ver ainda algumas das nossas exposições com especial ênfase para a Feira de Artesanato e de Produtos Regionais.

 Produtos locais
 Artesanato
 Música e dança
O Rio Tejo e uma das suas embarcações

Aproxima-se o final desta iniciativa, mas a Câmara Municipal está já a trabalhar nas comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, cuja celebração se iniciará a 6 de Abril com uma inédita exposição de Mário Viegas, que será , ao longo do mês de Abril, o núcleo central de todos os eventos - "O Sonho Ao Poder". 

sexta-feira, 28 de março de 2014

ACADEMIA DE MÚSICA SALVATERRENSE NA FEIRA


Reabre hoje, pelo último fim-de-semana da edição deste ano, a Feira de Artesanato e de Produtos Regionais, um palco por excelência para os nossos artesãos, para os nossos produtores locais e regionais, para todos aqueles que nos brindaram com as suas actuações, exibições e demonstrações. Ainda vamos sentir dos momentos que aqui passámos... mas para o ano, é possível que volte a acontecer!...


No passado domingo a Banda da Academia de Música Salvaterrense esteve no palco da Feira de Artesanato onde durante 1 hora tocou e encantou o muito público presente nas bancadas do Pavilhão do INATEL. Foi uma actuação muito aplaudida que merece (e mereceu) os nossos sinceros parabéns.


A programação de hoje (6ª feira) inclui a actuação do Rancho Folclórico "As Janeiras" da Glória do Ribatejo. 
Amanhã (sábado) de manhã haverá natação nas piscinas municipais (10 horas). De volta à Feira de Artesanato, pelas 15 h é a vez da Associação Judo Clube de Salvaterra de Magos, às 18 h é o Rancho Etnográfico da Várzea Fresca e às 21 h é a Marcha Coração do Ribatejo. 
Depois de amanhã (domingo) pelas 9.30 h temos a partida de uma rota pedestre "Rota da Enguia". Na Feira pelas 15 h temos temos o espectáculo de marionetas "A dança do crocodilo", a cargo do Grupo de Marionetas Subúrbio. No pavilhão desportivo municipal, às 15.30 h, temos o Dia da Dança III, um evento da responsabilidade do Grupo de Dança Mc Company. Na Praça de Touros, pelas 17 horas, temos a X Corrida do Tomate e às 18 horas chega a vez de no palco da Feira actuar o Rancho Folclórico regional Infantil dos Foros de Salvaterra.

FADOS EM MARINHAIS


O Clube Cultural RÁDIO MARINHAIS leva a efeito uma noite de fados, já a sua 23ª edição, que terá lugar amanhã, no Restaurante "Bom Garfo", também em Marinhais.
No cartaz do evento que se publica de seguida constam os fadistas, os músicos, os contactos para reservas e a convidativa ementa. Se lhe for possível, ajude a "SUA" (a "NOSSA") rádio local.