domingo, 30 de novembro de 2014

TEATRO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR TERMINOU DIGRESSÃO


No âmbito do trabalho desenvolvido na disciplina de Teatro da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, o grupo de alunos/as levou a cabo uma digressão pelo Concelho de Salvaterra de Magos para a apresentação de uma peça de teatro, dando desta forma a conhecer o seu trabalho em todas as freguesias do concelho.
Dos textos adaptados dos clássicos do cinema português, a encenadora Helena Hipólito com a colaboração dos alunos/as do grupo de teatro da USSM construíram o espectáculo “CÁ ME ARRANJO”.


Este projecto teve como finalidade fazer chegar junto da comunidade local um bem cultural, mas também de dar a conhecer o trabalho desenvolvido por este grupo de alunos/as que, utilizando as aprendizagens adquiridas em contexto de aula, se propuseram a criar momentos de partilha, convívio e alegria junto da população do nosso concelho, pois como refere Bertolt Brecht “O prazer é a mais nobre função da actividade teatral”.

ACADEMIA DE ARTES O BATUQUE


Ontem alguns dos alunos da Academia de Artes O Batuque tiveram ~exames de música efectuados por Ed Walker, um examinador da Rockschool, Inglaterra. O momento foi aproveitado para uma foto conjunta e uma pequena festa-convívio que envolveu alunos, professores, pais e alguns autarcas.


Estamos na presença de uma das associações do concelho de Salvaterra de Magos mais motivada e com reconhecida qualidade no trabalho de formação musical de muitas dezenas de jovens que ali aprendem e desenvolvem as suas capacidades.
Com a disponibilização pela Câmara Municipal de mais espaço, antiga pré-primária, a Academia vai de seguida apostar também no teatro e na pintura.
Parabéns a todos os que têm tornado possível este projecto, em particular a Srª Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais, Fátima Gregório, que desde os primeiros passos o acarinhou.

sábado, 29 de novembro de 2014

AJUDAR A CUIDAR DE MUGE


Não é fácil manter cuidado o Rossio de Muge, quer pela dimensão da área arborizada como pela proximidade á Vala de Mugem que propicia o surgimento de várias espécies vegetais infestantes.
Mais uma vez equipas da Câmara Municipal, com a ajuda da Junta de Freguesia de Muge, realizaram acções de limpeza naquele local que ficou seguramente mais aprazível. 


Tivemos também naquela freguesia equipamentos e homens que tentaram melhorar as condições de circulação na estrada de acesso à Ponte Rainha D. Amélia, limpando das bermas muita vegetação (canas) e reparando com betuminoso alguns dos "buracos" com maior dimensão. 
Esta faixa de rodagem, como várias outras no concelho, carece de uma repavimentação. Contudo o facto de termos o orçamento municipal mais baixo da última década e meia não vai tornar possível muitas das intervenções que seriam necessárias.


Está em curso a aquisição de brinquedos para requalificarmos o Parque Infantil do Bairro Cova da faia em Muge e no decurso do próximo ano repavimentaremos a faixa de rodagem e os estacionamentos nos arruamentos que separam este bairro do B. D. Olga.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

OS BOMBEIROS TÊM NOVO COMANDANTE


Os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos não viveram nos últimos anos dias fáceis. Foram notícia na comunicação social local e regional o enorme passivo financeiro, a escassez de meios humanos e de equipamentos e ate o comando operacional do corpo de bombeiros.
O tempo foi passando, o executivo camarário liderado pelo partido socialista "impôs" uma certa tranquilidade no tratamento destas questões, não caindo na tentação de somar "ruído" ao "ruído" que alguns e algumas forças partidárias adicionavam a este assunto... e essa postura veio a revelar-se sábia!...
Há uma certo consenso das populações em torno desta Associação Humanitária, multiplicam-se os apoios e as iniciativas de apoio, adquiriram-se várias viaturas e muitos equipamentos, entre eles os que asseguram a  protecção individual dos bombeiros. 
Pouco a pouco a situação financeira tem melhorado, a instituição está muito bem equipada e tomou posse na passada semana o novo comandante dos bombeiros voluntários de Salvaterra de Magos. Esperemos que possa unir e realizar um bom trabalho!... Não podemos ser indiferentes a estas matérias pois os bombeiros são muito importantes na estratégia de assegurar a protecção civil municipal.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

RECICLAR E REQUALIFICAR


A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia foram ao longo da época de Verão recolhendo resíduos vegetais, muitos deles provenientes das limpezas feitas junto ao Rio Tejo e na Barragem de Magos e os restantes oriundos do tratamento de jardins e também de origem "doméstica".


Apesar das dificuldades sentidas em encontrar quem tratasse e valorizasse este tio de resíduos foi possível, recentemente, dar um importante impulso na diminuição do volume destes resíduos que se encontravam depositados no Granho, em Marinhais e em Salvaterra de Magos.


Vamos procurar preparar um terreno que o Município tem em Marinhais, afastado do núcleo residencial, para ali fazer este tipo de deposição pois, concentrando os resíduos, será certamente mais fácil convencer os operadores privados - que se mostrem disponíveis - a fazer este tipo de valorização.


Prosseguem em Marinhais os trabalhos de requalificação do antigo Mercado Diário por forma a que o espaço possa vir a alojar a biblioteca desta vila e uma sala multiusos com capacidade para mais de 150 pessoas.


Contamos que a obra possa estar concluída em meados do ano que vem e que a sua envolvente seja tratada, removendo as antigas instalações bancárias (em madeira), recolocando no espaço o parque infantil, mantendo a ideia de Praça central e de área de lazer e de convívio. Acredito sinceramente que no final as pessoas vão gostar!...

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

APESAR DE TUDO MANTER APOIOS ÁS COLECTIVIDADES E JUNTAS DE FREGUESIA


Apesar do Orçamento Municipal (10,2 milhões de euros) contar em 2015 com menos 2,5 milhões de euros que no ano transacto e ser dos orçamentos mais baixos dos últimos 15 anos - lembrar, por exemplo, que em 2002 o Orçamento do Município era de 15 milhões de euros - o executivo do Partido Socialista, nas opções que teve de tomar, considerou que deveria haver estabilidade nas transferências e apoios que concede ás associações e colectividades do concelho de Salvaterra de Magos e também no  montante que atribui ás Juntas de Freguesia.


Por imposição legal estão a ser elaborados estudos económicos que visam a celebração de novos protocolos com as juntas de freguesia, em resultado das alterações ao seu quadro de competências. No entanto, foi politicamente definido que o montante a conceder às juntas de freguesia não poderá ser reduzido e que nenhuma junta de freguesia poderá ter um acréscimo ou uma diminuição na transferência de verbas da Câmara Municipal que ultrapasse os 5% relativamente ao ano anterior.
Este comportamento do Partido Socialista contrasta com o assumido em mandato anterior onde em face de um dos cortes nas transferências do OE para as autarquias o executivo BE resolveu diminuir, igualmente, as transferências para as colectividades e até para algumas das juntas de freguesia.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PROFISSIONAIS DA GNR


Não é possível a este executivo camarário fazer mais do que tem feito para conseguir levar o Governo a investir algum dinheiro na melhoria das condições de alojamento dos militares da GNR que se encontram em Salvaterra de Magos.


Vem do mandato anterior o compromisso do Município de disponibilizar a antiga Escola Primária da Avenida para ali ser instalado o futuro quartel da GNR. Contudo, o Secretário de Estado que havia apoiado essa solução já abandonou o Governo há muito. De lá para cá nunca o Governo assumiu uma qualquer solução.
Este executivo camarário pouco tempo depois de tomar posse reuniu com o Director-Geral das Infraestruturas e Equipamentos do MAI e de seguida com o Secretário de Estado Adjunto do MAI. Este nada fez até hoje e o primeiro já foi demitido, a Direcção-Geral já foi extinta e até o próprio Ministro, a quem tínhamos entretanto uma audiência pedida, já se demitiu. Não é fácil com esta sequência de acontecimentos fazer mais do que temos feito!...
Já confirmámos a Escola da Avenida, já nos disponibilizámos para (provisoriamente) ajudarmos na realização de obras no actual quartel, depois de termos resolvido o problema (de anos) de inundação daquelas instalações e até já dissemos ceder um terreno junto ao quartel dos BVSM se a opção do Governo recaísse sobre a edificação de uma obra nova. Não vamos desistir de tentar!...

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

EMIGRANTES DO CONCELHO DE SALVATERRA DE MAGOS


Esperamos que esta informação os encontre de perfeita saúde a si e aos seus. Recorda-se quando aguardávamos dias, semanas ou meses para receber notícias dos nossos familiares e amigos, boas e más noticias que recebíamos através de cartas e postais, felicitações, dias de aniversário, boas festas, enfim?!... Tudo o que actualmente fazemos através de um clique.

Este ano, tentando recuperar a tradição do envio de postais de natal e de acordo com as actividades agendadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos propomos-lhe que – “Neste Natal envie-nos um Postal”.
Desafiamos todas as pessoas que sejam naturais do Concelho de Salvaterra, e que por motivos pessoais ou profissionais se encontrem no estrangeiro, que neste natal nos enviem uma mensagem de boas festas, através de um postal ilustrado, enviado por Correio.
No seu postal deverá identificar o nome da sua família, e utilize preferencialmente um selo para o seu envio (não franquia).
Câmara Municipal de Salvaterra de Magos – “Neste Natal envie-nos um postal”
Praça da República nº 1
2120 Salvaterra de Magos
Portugal
O seu postal fará parte de uma exposição de postais de natal, inaugurada no Edifício do Cais da Vala, no dia 7 de Dezembro, que contará com a colaboração dos artesãos do Concelho e dos alunos da Universidade Sénior e ctt de Portugal.
Conte com a nossa resposta, e aguarde o nosso postal. Aproveitamos desde já a oportunidade de o informar que desde Setembro deste ano, Salvaterra de Magos é a Capital Nacional da Falcoaria.
Não queremos deixar de aproveitar também o momento, para lhe desejar umas boas festas, para si e para a sua família.
Até ao vosso regresso!


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A PAVIMENTAR A RUA DA OLARIA


Apesar das dificuldades que a chuva coloca decorrem a bom ritmo os trabalhos de alargamento e repavimentação da Rua da Olaria em Marinhais, arruamento que se apresentava em péssimas condições de circulação.


As obras em curso que garantem uma faixa de rodagem um pouco mais larga, incluem a tentativa de melhorar as condições de escoamento das águas pluviais e ainda a execução de alguns muros de suporte junto a linha de água, para evitar que a proximidade da circulação automóvel a esta possa originar, a curto prazo, abatimentos na faixa de rodagem.


É intenção da Câmara Municipal estender à Glória do Ribatejo, ainda este ano, a repavimentação dos seguintes arruamentos: R. Dr. Eduardo Fonseca e Almeida, R. Combatentes do Ultramar, Largo da República, R. do Chaparrão, R. Francisco Miguel Caneira e Travessa das Cerradas.

INOVAÇÃO E PORTUGAL AGRO


No âmbito do esforço que vem sendo desenvolvido por este executivo municipal para estamos presentes em seminários, congressos e feiras que promovam a investigação, o desenvolvimento e a inovação, não quisemos de deixar de observar o melhor que se vai fazendo no noso País.


Estivemos, assim, no Dia da Inovação uma iniciativa organizada pela Associação Industrial Portuguesa e que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa. Destaque para temas como: "A capacidade inovadora dos territórios e oportunidades para a sua evolução nas regiões" e "Criatividade e inovação - experiências empresariais".

 (Em cortiça!...)

Termina hoje na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações em Lisboa, o Portugal Agro, um projecto novo da FIL para o sector agro-alimentar.


Este evento, diz-nos a organização, visa dar a conhecer o melhor  da essência de Portugal e o que de bom se produz por cá, do campo até à mesa.


"O Portugal Agro mais do que uma feira agro-alimentar é também um projecto transversal a toda a fileira, que promove a capacidade produtiva nacional, os vários operadores económicos - no nosso caso estivemos muito bem representados pela Orivárzea - a excelência dos produtos, a tradição aliada à inovação do genuíno português".

 Orivárzea e o Arroz Bom Sucesso

Ainda que a dar os primeiros passos este certame merece ser visitado!...