sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ZELAR PELO AMBIENTE


Em pouco mais de um ano que levamos de mandato julgo estar evidente aos olhos de todos o esforço que vem sendo feito quer pela Câmara Municipal, como pelas Juntas de Freguesia, associações do concelho e população em geral para alterar (um pouco) a face do nosso concelho no que diz respeito a limpeza e higiene urbanas, como também para devolver a todos os que aqui vivem e os que nos visitam muitas das nossas riquezas naturais.

Tratar os resíduos verdes

A preservação do ambiente não foi apenas tema de campanha eleitoral é uma atitude sempre presente do executivo camarário pois cabe-nos cuidar e valorizar o património que temos e não nos conformamos com a ideia de que não há nada a fazer para alterar os comportamentos humanos!... É certo que são muitos os que abandonam entulhos,  "monos" e todo o tipo de lixos  nas nossas matas e junto às linhas de água, de que infelizmente as margens do Rio Tejo e da Vala Real eram - e no último caso ainda é - exemplos de todos conhecidos.


Mas não nos ficámos pelas lamentações, deitámos mãos á imensa obra e fizemos-la á custa de algum voluntariado e da disponibilidade de muitos funcionários autárquicos que, mesmo em trabalho extraordinário, nos quiseram ajudar. Começámos por apoiar as Juntas de Freguesia a adquirir viaturas que nos pudessem auxiliar na recolha de resíduos vegetais e também de equipamento e mobiliário antigo, num serviço domiciliário que é prestado á população, desde que previamente solicite este serviço gratuito junto da sua Junta de Freguesia. 

 Breve reportagem fotográfica da intervenção na Barragem de Magos

Criámos pois melhores condições para evitar que o ambiente continue a ser agredido! Depois há que limpar o que durante décadas foi sujo e/ou deixado ao abandono.

 Valado da Vala Real, Bico da Goiva (ao abandono)
Bico da Goiva, Vala Real e Rio Tejo (depois da limpeza)

Limpámos lixos, silvas e ervas, desbastámos árvores, melhorámos acessos, entre outros, quer á Barragem de Magos, como á Praia Doce, estendemos esse trabalho á aldeia do Escaroupim, cuidámos da margem do Rio Tejo na Pinheiroca, no Cais da Palhota, no valado da vala Real até ao Bico da Goiva, no valado do Malagueiro (do outro lado da Vala Real) possibilitando a ligação rodoviária até ao Convento de Jericó.

 Pinheiroca (antes de intervirmos)
Pinheiroca (depois da limpeza)

Sabemos que este trabalho nunca está terminado, mas se conseguirmos manter o que foi feito, se todos ajudarmos, se todos exigirmos que todos cumpram as regras, todos ganhamos. É vital para o sucesso deste esforço que a população ocupe, visite e cuide destes espaços.

Sem comentários:

Enviar um comentário