quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

APRESENTAÇÃO DO MÊS DA ENGUIA

Grupo "Tridicional"

Este ano de 2015 a "Apresentação" á comunicação social do Mês da Enguia, 2015 aconteceu no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, tendo o almoço, oferecido pelos 18 restaurantes aderentes, tido lugar no Celeiro da Vala, naquela que foi talvez uma das mais bem sucedidas organizações que marcam o arranque deste importante evento municipal.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

A Rainha do Paladar está de volta à boa mesa, em Março, ao concelho de Salvaterra de Magos, que como é hábito acolhe mais uma vez o Mês da Enguia. Este ano com um recorde de restaurantes aderentes, que passa de 15 em 20014 para 18 em 2015. Mas também na componente dos eventos que acompanham o certame, o número de artesãos que vão estar no pavilhão do Inatel chega praticamente aos 100, oriundos de todo o concelho. À semelhança do que aconteceu em 2014, também este ano um badalado programa de televisão volta a estar no concelho para durante seis horas transmitir a partir de Salvaterra de Magos e do seu certame.

“Além de termos mais restaurantes, temos mais zona territorial abrangida, nomeadamente toda a faixa da 118”, desde Foros, e Salvaterra até Muge e Marinhais. O presidente da Câmara, Hélder Esménio, à nossa reportagem, destacou a forte componente cultural deste "Mês da Enguia", nomeadamente a exibição do documentário “Terras de Arroz”, no dia 28 de fevereiro, no auditório do Cais da Vala, pelas 15h30, acompanhado por uma exposição. Outro dos atrativos prende-se com a exposição “O Tejo sentido e vivido” para apreciar no edifício do Cais da Vala, enquanto que na falcoaria poderá ser vista a exposição “O Tejo, os Touros e a Lezíria”. Na biblioteca municipal estará patente a exposição – “Salvaterra de Magos, um olhar gastronómico”. Para completar o leque de exposições, o visitante depois de provar a enguia do concelho, poderá passar ainda pela mostra – “Artes do Pormenor da Glória do Ribatejo – uma identidade” na Capela Real de Salvaterra de Magos. 

Mas o grande destaque volta a ser a Feira do Artesanato e dos Produtos Locais que será inaugurada no dia um de março, pelas 16 horas, no pavilhão do Inatel em Salvaterra. “Face ao sucesso no ano anterior com a mudança para o Inatel, este ano vamos ter cerca de uma centena de artesãos, porque a procura é muito grande tivemos de diminuir um pouco o tamanho dos standes”. “Veja bem a dinâmica que estamos a conseguir alcançar”, enfatiza o autarca.

Também na componente da animação com atividades musicais e desportivas, a decorrer em simultâneo com a feira no espaço do Inatel, o certame também conhece um incremento de cerca de 40 por cento. “Vamos ter todas as sextas, sábados e domingos de hora a hora espetáculos a acontecer no palco apresentados pelas diferentes associações do concelho, todo o tipo de forças vivas fizeram questão de marcar presença”. 

Já na reta final, vai ter lugar a tradicional prova de atletismo “12 Quilómetros de Salvaterra de Magos”, dia 29 de março, mas também uma peça de teatro no auditório do centro paroquial.

Em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo esteve presente José Santos que realçou o cariz nacional da iniciativa, "sinónimo da vitalidade da gastronomia e da restauração do concelho". E deu a conhecer ainda o lançamento na Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai decorrer em breve, de um e-book dedicado a experiências enogastronómicas no Ribatejo. O chef Luís Machado da comissão técnica do certame referiu que o objetivo passa também por "ajudar os restaurantes a melhorar" durante esta que será a 19ª edição do certame.

Sílvia Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário