domingo, 26 de abril de 2015

SESSÃO SOLENE DO 25 DE ABRIL


Antes do hastear da bandeira nacional  militares da escola de Armas (Mafra) chegam a Salvaterra de Magos para celebrarem connosco os 41 anos do 25 de Abril de 1974.



A sessão solene da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos começou ao som do hino nacional interpretado pela Banda da Academia de Música de Salvaterra de Magos, cuja presença agradecemos.


Porque alguns chuviscos marcaram presença a cerimónia foi mudada para o interior da antiga escola primária O Século.

 Drª Marta Jorge (MCI)
 Dr. Oliveira e Sousa (PSD-CDS)
 Inês Monteiro (CDU)
 Dr. José Manuel (BE)
 Nuno Antão (PS)
 Dr. Francisco Madelino, Presidente da Assembleia Municipal

"Voltamos a encontrar-nos aqui, em Salvaterra de Magos, para assinalarmos e celebrarmos os 41 anos do 25 de Abril de 1974.
É um orgulho para mim, enquanto Presidente de Câmara, ter oportunidade de vos dirigir estas breves palavras.
Saúdo o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Francisco Madelino, e através dele todos os autarcas presentes.
Saúdo as entidades religiosas e militares presentes, em particular, os Srs Comandantes da GNR de Marinhais e de Salvaterra de Magos.
Saúdo-vos a todos, é bom terem vindo. O 25 de Abril de 1974 deve ser cada vez mais algo que nos une... já temos demasiadas ocasiões para nos dividirmos!...
O ano passado, também aqui, homenageamos os nossos presos políticos e através deles todos os que lutaram para que hoje aqui pudéssemos estar. Lembrámos:
  • António José Marques Soares, serralheiro, preso em 1963;
  • António Narciso, fogueiro, preso em 1971;
  • António João ramalho D' Almeida, empregado de escritório, preso em 1962;
  • Eugénio Vieira Tapada, alfaiate, preso em 1961;
  • Fernando dos Santos (Magongo), barbeiro, preso em 1961;
  • Leonardo Cardoso, industrial, preso em 1963.
Este ano o tema que escolhemos para o 25 de Abril de 1974 foi a conquista da liberdade de imprensa, daí termos ali da parte de baixo do jardim, uma exposição mural com algumas capas de jornais e revistas portuguesas publicadas por altura do 25 de Abril de 1974. Mas sobre este tema, seguramente melhor que eu, vamos ter a opinião de Adelino Gomes (jornalista da RTP) que no final desta Sessão Solene nos vai também falar dos "Rapazes dos Tanques", um livro da sua autoria.
Os Rapazes dos Tanques que hoje aqui temos connosco são: 2º sargento Cravo e os soldados Ricardo Ribeiro e Tiago Pereira, militares da Escola de Armas (Mafra). Um agradecimento público ao Chefe de estado Maior do Exército que autorizou e permitiu que também viessem até nós outros símbolos do 25 de Abril que todos recordamos: o chaimite e as G3, com os cravos.
Temos hoje aqui, desta forma, um pedaço do movimento das forças armadas de 1974. Estou feliz por isso.
Meus amigos, caros autarcas, o momento que o País atravessa não é de euforia, longe disso! Vivem-se situações dramáticas, muito desemprego e os jovens não têm tido saídas profissionais. A nós cabe-nos tentar ajudar, diminuir o sofrimento, acudir às pessoas e cuidar o melhor possível das suas condições de vida.
Não nos é permitido prometer tudo a todos. Isso não existe. Isso apenas contribui para fazer desacreditar os autarcas, os políticos, a democracia e para alguns até o 25 de Abril!
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o seu executivo vai continuar a trabalhar 12 h por dia, todos os dias, sem desfalecimentos.
A diminuição das transferências do Estado, a redução dos fundos comunitários para metade, são acontecimentos reais e não especulação política. São factos que prejudicam as nossas populações.
Talvez um dia, um Governo, se permita construir uma nova Lei das Finanças Locais que além da população e do território também pondere o rendimento das pessoas e o desenvolvimento de um dado concelho, de uma região.
A coesão social que os nossos Governos exigem aos nossos parceiros europeus, e que vão permitindo recebermos alguma coisa dos fundos estruturais, também devia merecer a atenção dos mesmos Governos no território de Portugal.
Para mim faz todo o sentido que os orçamentos de estado contemplem as populações e os territórios mais necessitados, pois de outro modo a solidariedade é uma treta. Se assim pensarmos, então talvez faça sentido reforçar o peso de critérios, numa nova Lei das Finanças Locais, que valorem mais populações com menos soluções e com menos rendimentos.
Não vos tomo muito mais tempo. esta é a beleza do 25 de Abril. A expressão livre de opiniões e o fim à perpetuação dos políticos nos cargos.
É preciso ainda, ir além dos discursos democráticos, precisamos todos ter práticas e comportamentos democráticos, onde o respeito pelos adversários é limite nunca ultrapassado. Anos houve em que na política local tudo valia. Julgo que o actual executivo camarário e os demais autarcas eleitos estão a contribuir para também aqui alterarmos o paradigma comportamental daqueles que são actores políticos. Modestamente julgo estar, com a vossa ajuda, a contribuir para a elevação do debate que temos tido nas nossas Assembleias Municipais.
Termino agradecendo ao Sr. presidente da Assembleia Municipal, cumprimentando todos os autarcas e partilhando as preocupações com a austeridade e o futuro aqui trazidas pelo Dr. José Manuel (BE),  a expectativa do Dr. Oliveira e Sousa (PSD-CDS) de que esse futuro se constrói a partir da escola e também a partir de uma maior participação cívica, como referiu a Drª Marta Jorge (MCI), tudo isto com uma imprensa livre e sem visto prévio como assinalou Inês Monteiro (CDU) e com vergonha, respeito pelos outros e moderação na procura, possível, da equidade de tratamento entre as populações, defendida por Nuno Antão (PS).
Viva a liberdade e o 25 de Abril.
Viva o concelho de Salvaterra de Magos.
Viva Portugal."

(intervenção do Presidente da Câmara, Helder Manuel Esménio)


 Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos

Adelino Gomes (jornalista da RTP) foi o convidado deste ano da Câmara Municipal, que no ano passado homenageou os presos políticos, para falar da liberdade de imprensa.

 Adelino Gomes

Já no interior da biblioteca municipal de Salvaterra de Magos, Adelino Gomes, falou de episódios que acompanhou em Lisboa, no dia 25 de Abil, entre eles de Salgueiro Maia, apresentando ainda o seu livro "Os rapazes dos Tanques".


 Sargento Cravo e soldados Ricardo Ribeiro e Tiago Pereira

Um agradecimento aos rapazes dos tanques que estiveram em Salvaterra de Magos e, em particular, ao Chefe de estado maior do Exército que autorizou a sua vinda. Tivemos no nosso concelho um pedaço do movimento das forças armadas que fizeram o 25 de Abril de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário