domingo, 10 de maio de 2015

ALGUMAS IMAGENS (APENAS) DA FEIRA DE MAGOS


A antiga Feira de Maio que ao longo de anos definhou em Salvaterra de Magos está desde o ano passado mais pujante, mais participada, mais digna.
A agora Feira de Magos juntou ao habitual comércio de feira e aos divertimentos (carrosseis), exposições de máquinas e viaturas agrícolas e stands de mais de 30 empresas ligadas ao sector, a esmagadora maioria sediadas no concelho de Salvaterra de Magos. Esse número triplicou em relação ao ano anterior o que parece evidenciar o mérito da ideia.

O artesanato e os produtores locais na rua

O certame integra também pequenos stands onde ficam os produtores locais e tendas onde dezenas de artesãos expõem os seus trabalhos nos dias de semana entre as 20 e as 23 h, ao fim-de-semana esse horário é alargado para a tarde.
Para chamar mais e novos públicos ao evento a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos integrou no recinto da Feira o Picadeiro Municipal onde estão a decorrer provas de equitação de trabalho, no próximo fim-de-semana o destaque será o horseball e uma gala equestre (noite de sábado). Na próxima 6ª feira, durante todo o dia, as crianças e jovens do concelho terão oportunidade de fazer, graciosamente, o seu baptismo a cavalo.


O Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Prof Dr. Nuno Vieira e Brito, antes de participar no cortejo e inaugurar a Feira de Magos teve oportunidade de visitar a Falcoaria Real e a aldeia avieira do Escaroupim.

 
 

A importância cultural e económica da Festa Brava não foi esquecida e a autarquia promove algumas vacadas no recinto da Feira e aproveitou a realização de uma corrida de touros pelo empresário da Praça da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos para homenagear os campinos que aparecessem naquela corrida trajados.


A animação musical e o convívio entre as pessoas, de que é exemplo o arraial popular ontem levado a cabo são outras componentes desta melhorada Feira de Magos  que julgo poderá manter durante muitos e muitos anos estes novos projectos que em boa altura implantamos, a tempo de evitar o fim da Feira de Maio.


A Comissão de Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango, com a ajuda das autarquias e de várias empresas do concelho incluíram na programação da feira uma Festa para a Juventude que teve bastante sucesso e que possibilitou a angariação de mais algumas verbas para as Festas do Foral que no próximo mês animarão Salvaterra de Magos.

 Os Pilinha
 A Caixa
Kalú


Brevemente publicarei mais fotos desta Feira. Obrigado ás associações, aos artesãos, aos produtores locais, ás empresas e a todos os que nos têm ajudado a pôr de pé este certame.

Sem comentários:

Enviar um comentário