quarta-feira, 26 de agosto de 2015

LÁGRIMAS DE CROCODILO


VALE A PENA LER A INTERVENÇÃO DA CDU NA ÚLTIMA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVATERRA DE MAGOS, QUE TEVE LUGAR A 19-08-2015

Eis a resposta integral - sem comentários adicionais - que na altura dei ao Sr. vereador da CDU que me acusou, na intervenção que leu - e que acima se pode consultar - de excessiva concentração de poderes, absolutismo, revanchismo, radical, ainda que reconhecendo que "nada a apontar em termos legais e jurídicos"

É um lugar comum dizer-se que "na política não vale tudo". Contudo, mais de 40 anos passados sobre a reintrodução da democracia em Portugal alguns, felizmente cada vez menos no nosso concelho, a tudo recorrem para distratar, mal dizer e por vezes até tentar conspurcar o nome, a honra e a dignidade dos adversários.
Tenho visto - e até ouvido aqui e noutros fóruns - a CDU a criticar o Presidente de Câmara e a defender o Sr. Vereador João Oliveira, afirmando que a posição que assumi desrespeita o voto gloriano, como se o voto de uma comunidade fosse propriedade de algum eleito local, ou mérito exclusivo de uma pessoa e não de uma lista.
Pergunto eu: A CDU, a mesma CDU que foi a votos com um candidato, Orlando Garcia, que afastaram, que fugiu, que se cansou ou desinteressou, que legitimidade democrática têm - na moralidade que veiculam- - para criticar outros, quando o vereador que hoje têm na Câmara não foi o rosto que apresentaram a candidato a Presidente de Câmara?!...
A vossa estratégia de oposição ao executivo de maioria PS da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vem sendo caracterizado por sucessivos tiros no pé. (Um breve parêntesis - quem não se lembra das críticas da CDU Salvaterra à vinda das televisões ao concelho de Salvaterra de Magos e à forma que escolhemos de o promover e divulgar o que é nosso?!... No concelho vizinho, governado pela CDU, só este ano já lá esteve a RTP 1 e vai estar agora a TVI. Alguém ouviu a CDU Salvaterra insurgir-se com tal opção dos camaradas de Benavente?!...)

Só com uma grande dose de despudor é possível assistir a um vereador, a um deputado municipal e até a um deputado de freguesia, todos da família CDU, saírem em defesa de um vereador PS que seguramente - eu acredito nisso - não lhes pediu auxílio.
Quero crer até que esse vereador eleito pelo PS - João Oliveira (João Benavente) - se sentirá fortemente incomodado, pois aqueles que se servem do seu nome para atacar a posição do Presidente da Câmara  são os mesmos elementos da CDU que em Setembro do ano passado (não foi assim há tanto tempo) apresentaram queixa crime no Procurador do Ministério Público do Tribunal de Leiria levantando suspeitas contra o mesmo vereador, João Batista de Oliveira.

Foram já estes novos dirigentes da CDU Salvaterra, depois de afastarem ou depois do afastamento de Orlando Garcia, que ousaram pôr em causa a honra, a honestidade e a correcção do Sr. vereador João Oliveira quando queriam e pediram ao Tribunal que investigasse as ligações comerciais da empresa Electroglória, Ldª. Meus amigos não estranham como eu esta falta de carácter?!

Então há menos de 1 ano João Benavente e a sua empresa tinham de ser alvo de investigação e agora é o "Ai Jesus!..."
Então que autarcas são estes, que posturas são estas, que quando João Oliveira pede para sair, suspendendo o mandato, abstém-se... o Presidente de Câmara (esse malandro) e os demais vereadores não CDU votaram a favor da pretensão de João Oliveira. Quando o vereador João Oliveira pede para voltar, antecipando em 4 meses o seu regresso, a CDU abstém-se... o Presidente de Câmara (esse autocrata), propõe ele mesmo que se autorize a antecipação do regresso do vereador, correspondendo ao pedido deste, e os outros vereadores não CDU concordaram.
E depois a CDU que foi a única que não autorizou a sua saída, que não aprovou o seu regresso e que levantou suspeitas em Tribunal questionando a credibilidade daquele vereador, agora já se arrependeu de tudo, já pensa de forma diferente?!... 

Estou cansado de quem faz política desta forma cretina. Podem não concordar, podem divergir, mas façam-no com carácter, com correcção. É que sabem este Presidente de Câmara não se deu bam a trabalhar com o Sr. vereador João Oliveira, é verdade, por isso preferiu não lhe entregar de novo pelouros quando o Sr. vereador decidiu que era tempo de regressar. O Presidente de Câmara foi honesto, não foi cretino, nem hipócrita, assumiu publicamente essa posição e fê-lo aqui em reunião de Câmara. Não fez de conta, foi transparente.
Mas quando o Sr. vereador precisou de ver aprovada a razão para a suspensão do mandato e quando precisou de antecipar o seu regresso este Presidente de Câmara foi solidário e votou de acordo com a vontade do Sr. vereador.
Quando o Sr. vereador precisou que o Presidente de Câmara respondesse ao Tribunal defendendo-o da crítica e das insinuações da CDU, o Presidente de Câmara foi solidário e fê-lo.

Srs vereadores peço desculpa por ter tomado o vosso tempo mas há momentos na vida em que temos de nos insurgir contra esta forma antiga de fazer política, em que parece que os homens políticos não têm carácter!...
Como podem ver (ler) isso incomoda-me, ainda me incomoda, culpa minha provavelmente, é por isso que alguns vaticinam que estarei pouco tempo neste lugar. É bem provável que tenham razão... ainda bem que tenho profissão!... Mas enquanto cá estiver vou continuar com rigor, com verdade, com respeito por todos os órgãos autárquicos a exercer este cargo.

Sem comentários:

Enviar um comentário