terça-feira, 1 de setembro de 2015

O ESTADO DA SAÚDE NO CONCELHO DE SALVATERRA


O Município de Salvaterra de Magos é, estatisticamente, um dos que tem menos médicos de saúde familiar afectos ao quadro do seu Centro de Saúde. 
A Câmara Municipal, cujo executivo lidero, assumiu logo após a tomada de posse (Outubro, 2013) esforços importantes junto do Secretário de Estado da Saúde, da ARS-LVT e do ACES da Lezíria com vista a minimizar este problema que afectava mais de metade da população do concelho.


Este trabalho de sensibilização das autoridades responsáveis pelo SNS, a par da disponibilização de habitação, despesas de alojamento, transporte e alimentação por parte da Câmara Municipal para todos os médicos estrangeiros que aqui quisessem trabalhar, permitiu até hoje fixar no nosso concelho 4 médicos estrangeiros, dois deles na Glória do Ribatejo, o que evitou o encerramento daquela extensão de saúde, um em Marinhais e outro mais recentemente que irá para a extensão de saúde dos Foros de Salvaterra.
Com esta opção, este trabalho, o dinheiro que investimos e a ajuda dos CBES da Glória do Ribatejo, Marinhais e Foros de Salvaterra passámos a garantir à nossa população que as extensões de saúde de Glória do Ribatejo, Marinhais e Foros de Salvaterra teriam no mínimo 2 médicos.


O passo seguinte seria resolver o problema das extensões de saúde de Muge e do Granho que foram encerradas (provisoriamente) por falta de médicos e que já na actual legislatura deixaram de integrar a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 
Este facto e a impossibilidade de conseguirmos convencer a ARSLVT a colocar ali de novo médicos, levou o actual executivo camarário a contratar duas médicas cubanas - uma que trabalha em Marinhais e a outra na Glória do Ribatejo - para duas vezes por semana em Muge e outras tantas no Granho atenderem as populações daquelas freguesias evitando em grande medida que tenham de se deslocar às freguesias vizinhas para conseguir uma consulta ou medicamentos.


Alcançados estes objectivos, não desistimos de tentar mais e melhor, e começámos a lutar por tentar fixar um terceiro médico em Marinhais e, simultâneamente, garantir a substituição de um dos médicos que está em Salvaterra de Magos, quando sair para a reforma, para também aqui termos sempre três médicos. 
E é esse novo esforço, junto da Drª Diana Leiria, directora do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, com quem reunimos recentemente, que a notícia abaixo relata.
Por ser verdade - e porque é motivo de orgulho para este executivo camarário - nós conseguimos ter no nosso concelho, neste momento, mais 5 médicos - 3 cubanos(as), 1 escocesa e 1 nacional - dos que os que havia quando tomámos posse. 
Não fosse a precariedade da sua contratação, que felizmente temos sabido contornar, e teríamos atingido um rácio número de médicos/número de utentes do SNS quase invejável nas actuais circunstâncias económicas do País. Vamos continuar a FAZER o melhor possível para garantir a protecção de TODOS.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário