sábado, 28 de fevereiro de 2015

FEIRA DE ARTESANATO E PRODUTOS LOCAIS


É inaugurada domingo, dia 1 de Março, pelas 15.30 horas, a maior Feira de Artesanato e de Produtos Locais jamais realizada no nosso concelho. 
O Pavilhão do INATEL, em Salvaterra de Magos, recebe mais de uma centena de artesãos e de produtores locais, num certame que volta a primar pela excelência e pela variedade, onde não faltarão agradáveis momentos musicais e de diversão.

ARTES DO PORMENOR DE GLÓRIA DO RIBATEJO


No âmbito da programação do Mês da Enguia, a Capela Real em Salvaterra de Magos recebe esta excelente exposição preparada pelo Rancho Folclórico da casa do Povo da Glória do Ribatejo. A inauguração está aprazada para o domingo, dia 1 de Março, pelas 15 horas.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

LIMPEZA DE FOSSAS, UMA EVOLUÇÃO POSITIVA


A reunião do Conselho de Administração da empresa Águas do Ribatejo com os representantes das Câmaras Municipais associados nesta empresa intermunicipal que debateu a problemática da limpeza de fossas teve lugar ontem de manhã.
Com efeito, correspondendo a pedido da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para ser debatido este tema pela importância que ele tem para os cidadãos do concelho de Salvaterra de Magos que não dispõem de rede pública de recolha de efluentes domésticos, a reunião aconteceu num clima de colaboração e entre-ajuda.
Os diversos autarcas apresentaram a situação que caracteriza cada um dos concelhos, ficando evidente que pelo número de fossas a recolher os concelhos da Chamusca e de Salvaterra de Magos eram os que apresentavam maiores "queixas" pela recente alteração verificada na prática da empresa, respondendo de algum modo aos requisitos legais e ás recomendações da entidade reguladora do sector.
Contudo, em face do elevado preço praticado pelos prestadores de serviços da empresa na recolha e transporte dos esgotos de cada uma das fossas, foi decidido regressar de algum modo ao modelo de funcionamento do ano findo, permitindo ás Juntas de Freguesias a continuidade da prestação daquele serviço ás populações, pois fazem-no a um preço muito mais económico (menos de metade do valor cobrado pelas Águas do Ribatejo). Foram, assim, simplificando, levantadas as restrições ás Juntas de Freguesia a quem se exigiu que fizessem apenas em 2 dias as entregas na ETAR o que é de todo impossível face ao elevado número de serviços a prestar, principalmente nas freguesias de Marinhais e Salvaterra de Magos/Foros de Salvaterra .
Paralelamente a esta decisão foi ainda assumido pelos presentes que iria ser revisto o tarifário por forma a que o preço a pagar pelos clientes da empresa que não dispõem de rede de esgotos fosse a mesma tarifa variável que aquela que é aplicada aos clientes da empresa cujos esgotos estão canalizados para a rede de colectores. A concretização desta alteração do tarifário exige a aprovação em todos os órgãos autárquicos, estimando-se que tal só possa acontecer a partir de Maio do ano em curso. Ou seja, pretende-se tratar o mais igual possível todos os munícipes, aliás como havia defendido na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Os Presidentes de Câmara aceitaram ainda a proposta que fizemos de realizar um estudo económico que permita determinar qual o impacto que teria no tarifário ser a empresa Águas do Ribatejo .- e já não as Juntas de Freguesia - a fazer a recolha, o transporte, a deposição em ETAR e o tratamento dos caudais recolhidos nas fossas particulares, sendo que todos os clientes das Águas do Ribatejo teriam um tarifário comum. Esta seria a solução desejável, contudo só a avaliação dos custos envolvidos possibilitará uma decisão informada.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TRABALHOS UM POUCO POR TODO O CONCELHO

 Arrecadações de pescadores, Escaroupim (reparar e pintar)
 Regularização e drenagem pluvial da Est. de acesso ao Parque de Campismo do Escaroupim
 Drenagem pluvial, lancilagens e passeios no Granho
 Abrigos escolares e construção de passeios, Estanqueiro, Foros de Salvaterra
 Colocação de abrigo utentes do SNS, Foros de Salvaterra
 Arranjo urbanístico B. Pinhal da Vila, Salvaterra de Magos
 Arranjo urbanístico B. 38 fogos, Salvaterra de Magos
 Requalificação Parque Infantil, B. Cova da faia, Muge
 Requalificação da antiga Praça de Marinhais em espaço do Cidadão e Mercado de Cultura
 Limpeza (em curso) do Valado da Vala Real

Na Glória do Ribatejo decorre a reparação de pavimentos e a drenagem pluvial junto ao pavilhão Desportivo Municipal e reiniciar-se-á brevemente o arranjo urbanístico da Rua das Sesmarias.

DREAM FEST


No sábado, dia 28 de Fevereiro, pelas 19.30 horas, o Pavilhão da Comissão de Festas dos Foros de Salvaterra recebe a 3ª edição da Dream Fest, uma organização da Associação Dream Dancing que conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia Salvaterra de Magos - Foros de Salvaterra.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

APRESENTAÇÃO DO MÊS DA ENGUIA

Grupo "Tridicional"

Este ano de 2015 a "Apresentação" á comunicação social do Mês da Enguia, 2015 aconteceu no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, tendo o almoço, oferecido pelos 18 restaurantes aderentes, tido lugar no Celeiro da Vala, naquela que foi talvez uma das mais bem sucedidas organizações que marcam o arranque deste importante evento municipal.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

A Rainha do Paladar está de volta à boa mesa, em Março, ao concelho de Salvaterra de Magos, que como é hábito acolhe mais uma vez o Mês da Enguia. Este ano com um recorde de restaurantes aderentes, que passa de 15 em 20014 para 18 em 2015. Mas também na componente dos eventos que acompanham o certame, o número de artesãos que vão estar no pavilhão do Inatel chega praticamente aos 100, oriundos de todo o concelho. À semelhança do que aconteceu em 2014, também este ano um badalado programa de televisão volta a estar no concelho para durante seis horas transmitir a partir de Salvaterra de Magos e do seu certame.

“Além de termos mais restaurantes, temos mais zona territorial abrangida, nomeadamente toda a faixa da 118”, desde Foros, e Salvaterra até Muge e Marinhais. O presidente da Câmara, Hélder Esménio, à nossa reportagem, destacou a forte componente cultural deste "Mês da Enguia", nomeadamente a exibição do documentário “Terras de Arroz”, no dia 28 de fevereiro, no auditório do Cais da Vala, pelas 15h30, acompanhado por uma exposição. Outro dos atrativos prende-se com a exposição “O Tejo sentido e vivido” para apreciar no edifício do Cais da Vala, enquanto que na falcoaria poderá ser vista a exposição “O Tejo, os Touros e a Lezíria”. Na biblioteca municipal estará patente a exposição – “Salvaterra de Magos, um olhar gastronómico”. Para completar o leque de exposições, o visitante depois de provar a enguia do concelho, poderá passar ainda pela mostra – “Artes do Pormenor da Glória do Ribatejo – uma identidade” na Capela Real de Salvaterra de Magos. 

Mas o grande destaque volta a ser a Feira do Artesanato e dos Produtos Locais que será inaugurada no dia um de março, pelas 16 horas, no pavilhão do Inatel em Salvaterra. “Face ao sucesso no ano anterior com a mudança para o Inatel, este ano vamos ter cerca de uma centena de artesãos, porque a procura é muito grande tivemos de diminuir um pouco o tamanho dos standes”. “Veja bem a dinâmica que estamos a conseguir alcançar”, enfatiza o autarca.

Também na componente da animação com atividades musicais e desportivas, a decorrer em simultâneo com a feira no espaço do Inatel, o certame também conhece um incremento de cerca de 40 por cento. “Vamos ter todas as sextas, sábados e domingos de hora a hora espetáculos a acontecer no palco apresentados pelas diferentes associações do concelho, todo o tipo de forças vivas fizeram questão de marcar presença”. 

Já na reta final, vai ter lugar a tradicional prova de atletismo “12 Quilómetros de Salvaterra de Magos”, dia 29 de março, mas também uma peça de teatro no auditório do centro paroquial.

Em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo esteve presente José Santos que realçou o cariz nacional da iniciativa, "sinónimo da vitalidade da gastronomia e da restauração do concelho". E deu a conhecer ainda o lançamento na Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai decorrer em breve, de um e-book dedicado a experiências enogastronómicas no Ribatejo. O chef Luís Machado da comissão técnica do certame referiu que o objetivo passa também por "ajudar os restaurantes a melhorar" durante esta que será a 19ª edição do certame.

Sílvia Agostinho

PRAÇA COMVIDA FOI NO SÁBADO


No passado sábado a Praça de Salvaterra de Magos voltou a animar com a música de Jorge Paulo e com a ajuda de muitos artesãos e produtores locais que ali expuseram os seus trabalhos e os produtos que pretendem divulgar e comercializar. 


Este projecto da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos - "Praça Comvida" - regressa no próximo dia 7 de Março já em pleno Mês da Enguia, edição 2015.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

APOIOS COMUNITÁRIOS E A AGRICULTURA


Amanhã, dia 25 de Fevereiro, pelas 15 horas, o Auditório do Cais da Vala em Salvaterra de Magos (na foto abaixo) é o local escolhido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e pela Associação de Jovens Agricultores de Portugal para apresentar uma Sessão de Esclarecimento intitulada: "Quadro Comunitário de Apoio - Agricultura - Portugal 2020 - Ajudas directas".
Ainda que a informação sobre os apoios comunitários vá chegando a conta-gotas é tempo de proporcionarmos aos agricultores do concelho de Salvaterra de Magos alguns dados sobre o actual ponto da situação e que perspectivas para o futuro próximo.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM
NOTÍCIA DISPONÍVEL EM
http://valorlocal.weebly.com/sessao-esclarecimento-apoios-agricultura.html

A iniciativa tem lugar no dia 25 de fevereiro, pelas 15 horas, no Edifício do Cais da Vala. Vão ser abordados quais os instrumentos disponíveis no novo quadro comunitário de apoio na componente das ajudas diretas - PDR 202 e os seus componentes: Greening; pagamento base; ajudas ligadas e outros apoios.
A receção aos presentes estará a cargo do presidente da Câmara, Hélder Esménio, e conta com moderação do vereador Francisco Naia. Catarina Ramos da Associação de Jovens Agricultores falará sobre as Ajudas Diretas.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL A 25-02-2015

Assembleia Municipal de 18-12-2014

Vai ter lugar no Auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, amanhã, dia 25-02-2015, pelas 21 horas, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, cujos pontos na Ordem de Trabalhos são:


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A CUIDAR DE MARINHAIS

 Urb. Manuel Augusto Martins, Marinhais

A Junta de Freguesia de Marinhais - como as fotos documentam - tem levado a efeito, por vezes em parceria com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, múltiplas acções de limpeza e de tratamento de áreas verdes ou de lazer na freguesia.

 A limpeza do Recinto do Mercado Mensal de Marinhais
 A desmatar e limpar na Rua de Magos, Marinhais

Tratamento das áreas de lazer na Trav. dos Saraivas, em Marinhais

Brevemente terá lugar também uma intervenção "musculada" junto á igreja nova de Marinhais, limpando, repondo grelhas metálicas, reparando pavimentos, etc. A pedido da Junta de Freguesia está também a ser agendada uma outra intervenção mas no espaço verde junto á Ribeira do Vale Cilhão, Rua do Bairro Simões.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CONCELHO DE SALVATERRA DE NOVO NA BTL


A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, volta este ano pela segunda vez consecutiva a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.


O nosso município integra a Região de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, que é este ano o destino convidado da BTL e que conta com a participação de 37 municípios do Alentejo, 8 do Ribatejo e 25 operadores privados.


Na presente edição o Município de Salvaterra de Magos, vai apostar na promoção e na divulgação do Mês da Enguia, para o que contará com uma Prova de degustação de Ensopado de Enguias, pelo Chefe José Maria Lino, acompanhada por uma prova de vinhos pela Casa Cadaval, evento que decorrerá pelas 14 horas do dia 25, no espaço de Provas da Região. Em simultâneo, os Falcoeiros trajados à época, desfilarão com os Falcões na promoção da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.


A feira que celebra este ano a sua 27ª edição, está aberta aos profissionais nos dias 25, 26 e 27 das 10 h às 20 horas e ao público no dia 27 das 18 às 23 horas, no sábado dia 28, das 12 h às 23 h e no domingo dia 1 de Março, das 12 h às 20 horas.



Fica o convite, a todos os que queiram visitar o stand do Município de Salvaterra de Magos, dentro deste horário, no pavilhão numero 1 da FIL.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

HOJE E AMANHÃ

HOJE


HOJE E AMANHÃ


AMANHÃ