terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PARA CONHECIMENTO


Porque durante mais de uma década e meia a rede viária existente pavimentada esteve praticamente ao abandono, dado que a preferência do executivo camarário anterior era fazer pavimentos novos, deixando de lado a necessidade de manter, reparar e conservar os pavimentos já existentes, não restava ao executivo camarário eleito em 2013 outra solução que não fosse um inequívoco investimento nas estradas mais antigas, antes de se poder dar ao "luxo" de estender o alcatroamento a outras vias.


É uma opção consciente, ainda que passível de ser criticada, ainda mais porque a União Europeia deixou de financiar a rede viária de Portugal, ou seja, pela primeira vez em 30 anos de adesão à Europa, as Câmaras Municipais não vão receber dinheiro para pavimentar a rede viária. Se pudéssemos continuar a contar no Portugal 2020 com a comparticipação europeia (a 85%) poderíamos com o mesmo dinheiro do orçamento do Município fazer 6 a 7 vezes mais obra!...
Ainda que sem o apoio de Bruxelas, ainda que com os Orçamentos Municipais mais baixos dos últimos 15 anos e 30% inferiores ao último Orçamento da minha antecessora, foi possível até Dezembro de 2015 investirmos na rede viária municipal 1.180.326,90 €, o maior investimento municipal feito por este executivo a seguir à construção do Centro Escolar de Marinhais.
Naquele valor estão a construção de cerca de duas dezenas de passadeiras elevadas em Marinhais, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo e Granho e ainda alguma sinalização horizontal.


Listagem das estradas repavimentadas e pagas pelo executivo camarário empossado a 18 de Outubro de 2013:

  • Foros de Salvaterra - Largo 25 de Abril, Rua do Forno de Tijolo, Estrada das Malhadinhas, Estrada da Barragem e Rua D. Afonso Henriques.
  • Glória do Ribatejo - R. Quebrada de Água (troço), R. Eduardo Fonseca e Almeida, R. Combatentes do Ultramar, L. da República, R. Francisco Miguel Caneira, Travessa das Cerradas e Rua dos Carvalhos.
  • Marinhais - Rua da Olaria, Rua de Magos e Rua das Noras (troços), Rua do Furo, arranjo urbanístico da Rua de Macau e arruamentos e estacionamentos do Largo da República.
  • Salvaterra de Magos - Arruamentos de Salvaterra (2ª fase), acessos às garagens da Chésal, Rua 1º de Maio, R. Prof. Natércia Assunção, R. do Parque, Impasses na Peteja e no B. Pinhal da Vila, Av. Dr. Roberto F. da Fonseca e R. Eng. José Henrique Lino (troços), R. Mártires da Pátria e travessas e R. General Humberto Delgado e travessas.
Sobre a estratégia e os investimentos futuros falaremos noutra ocasião!...

Sem comentários:

Enviar um comentário