domingo, 7 de fevereiro de 2016

SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE EM SALVATERRA


O Secretário de Estado do Ambiente, Engº Carlos Manuel Martins esteve ontem, a convite da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, nas cerimónias de inauguração de equipamentos públicos de abastecimento de água nos concelhos de Almeirim, Salvaterra de Magos e Coruche.


À chegada da comitiva oficial, dos autarcas, dos convidados e da comunicação social a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos marcou presença proporcionando algumas demonstrações de baixo voo.

 Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
 Francisco Oliveira, Presidente da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo
 Carlos Manuel Martins, Secretário de Estado do Ambiente

Reproduzo de seguida o conteúdo da intervenção que proferi naquele local:

Bem vindos à capital nacional da Falcoaria (marca que registámos recentemente e que ostentamos com orgulho).
Quero começar por agradecer a vinda ao concelho de Salvaterra de Magos do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Engº Carlos M. Martins. Permita-me Sr. Secretário de Estado que cumprimente também todas as entidades presentes, os meus colegas autarcas e, em particular, o Presidente, o Director-Geral e os funcionários da empresa Águas do Ribatejo, alguns dos quais residentes no meu concelho.
Esta simbólica cerimónia de inauguração no concelho de Salvaterra de Magos representa um montante de investimento no abastecimento de água de 5,1 milhões de euros, correspondendo a 3 Estações de Tratamento, 7 reservatórios, 4 captações de água e 27 Km de condutas adutoras. Foi pois um esforço enorme de melhoria de um serviço que é fundamental para as pessoas.
Sr. Secretário de Estado o projecto Águas do Ribatejo é um bom exemplo que comprova que as entidades públicas conseguem gerir com rigor e qualidade, a custos mais moderados que outras soluções já testadas no nosso País.
É certo que a sua acção no terreno pode (e deve) ainda ser melhorada.
É certo que os fundos comunitários continuam a ser fundamentais para conseguirmos chegar a mais um ou outro local com água e com saneamento.
É certo que essas verbas vão facilitar a substituição de antigas condutas de água em fibrocimento, a maioria das quais já muito fragilizadas.
É certo que esses investimentos são fundamentais para combater o volume de perdas de água que ainda temos.
Sr. Secretário de Estado como sou dos autarcas mais novos no exercício destas funções "escolheram-me" para lhe dizer estas coisas, sublinhando que sem o reforço de verbas europeias dificilmente conseguiremos fazer mjuito melhor!...
Termino Sr. Secretário de Estado esperando ter oportunidade de voltar a falar com V.Exª a propósito de 2 problemas que nos afligem muito:
  • É vital para a continuidade do desenvolvimento turístico e económico deste concelho que as embarcações que estão na marina, os barcos dos pescadores e, principalmente, os dos operadores (privados) que asseguram passeios de barco no Rio Tejo, birdwatching, etc possam continuar a navegar na Vala Real de Salvaterra de Magos, afluente do Rio Tejo, que está a ficar assoreada limitando muito o período de acesso das embarcações ao Cais da Vala.
  • Com a sua complacência vamos também ter de conversar sobre a albufeira da Barragem de Magos, espelho de água utilizado para a rega, mas também para a pesca e o desporto Natureza, e que teve um Plano de Salvaguarda que uma década depois continua a aguardar os investimentos da administração central com vista, entre outros, à dragagem do seu leito, removendo resíduos ali depositados (suiniculturas, agricultura, etc) durante demasiados anos. Também aqui a elegibilidade destes investimentos a verbas comunitárias faria toda a diferença!
Desejo-lhe Sr. Secretário de Estado as maiores felicidades no exercício das funções que assumiu pois o seu sucesso ajudará muito a termos um País melhor. Bem haja!


Sem comentários:

Enviar um comentário